O sorriso revela a felicidade que está dentro de você
A evolução da dentística restauradora vai além da tecnologia empregada nos materiais. É o resultado artístico da união de diversos profissionais
Todo mundo sabe que a beleza, deve refletir o que está dentro de nós. Portanto, o mais importante é estarmos bem e em paz. A saúde deve ser sempre o nosso foco, seja ela física, emocional ou espiritual. Nossa pele, cabelo, olhos e o sorriso refletem quando nosso organismo está em equilíbrio. Sabemos que devemos nos cuidar e aprimorar estes detalhes, pois de nada adianta fazermos uma transformação se não for para expressar melhor a nossa felicidade.
Todos vão concordar que o sorriso, primeiramente, está associado as suas funções principais, que é mastigar e nos comunicar. Porém, acabamos jogando em cima dele a tensão do dia a dia e a ansiedade, deixando em segundo plano os cuidados necessários que deveríamos ter com nossos dentes. “É muito comum o paciente relatar que não sabe o que aconteceu com os seus dentes, pois quando percebeu eles já haviam mudado de posição, ficaram mais curtos, desgastados, escureceram e não agradam mais, nem nas fotografias”, afirma a cirurgiã dentista Dra. Adriane Paglia, mestre e especialista em Dentística Restauradora, com formação no Brasil e aperfeiçoamento pela Interdisciplinary Dental Education Academy IDEA – São Francisco/Califórnia. A dentista revela que é comum o paciente parar de sorrir, já que seus dentes passaram a lhe causar constrangimento. “Esta é a hora de buscar um tratamento especializado”, aconselha. “Posso garantir que é muito prazeroso atender um paciente assim, pois podemos lhe oferecer algumas opções para resolver seus ‘problemas’ de forma rápida, segura e com naturalidade”, conclui.
Materiais que rejuvenescem o Sorriso
A resina composta é um material excelente, pois apresenta uma grande gama de cores e uma alta resistência ao desgaste. A habilidade do profissional que irá manuseá-la e a técnica utilizada contam muito para uma boa longevidade.
Já a confecção das laminas ou peças de porcelana não dependem unicamente do dentista, mas de um técnico de laboratório que precisa ter alto grau de conhecimento e habilidade. Com os dois trabalhando juntos é possível alcançar excelente naturalidade.
Associado a estes materiais, geralmente, está o clareamento prévio dos dentes para deixá-los com mais vida, mais luz e com uma aparência mais agradável.
Com essas técnicas, pode-se dizer ao paciente que é possível revitalizar o sorriso assim como se revitalizam a pele, o cabelo e o corpo. Os dentes sofrem um grande desgaste com o próprio uso durante a vida, e este desgaste é imperceptível às pessoas, já que ocorre muito lentamente. Devolver o comprimento e a espessura que o dente possuía pode resultar em grandes transformações, inclusive na aparência facial.
A representante de vendas Ângela Ribeiro, de 44 anos, procurou ajuda para resolver um problema de halitose e acabou transformando seu sorriso, que lhe causava constrangimento. “As obturações e próteses antigas colaboravam para o mau hálito. Álém disso, eu estava com os dentes amarelados e desalinhados. Resolvi de uma vez por todas fazer um tratamento completo. Isso mudou meu sorriso e minha autoestima”, revela a paciente. Até na área profissional a mudança foi positiva. “Vendo produtos odontológicos e conquistei muito mais autoconfiança. Afinal, a aparência dos dentes é fundamental. Foi o melhor investimento que fiz”, comemora.
Existem opções avançadas para solucionar problemas relacionados à estética e à função dos dentes, de forma rápida, segura e com naturalidade. Para cada caso há um planejamento, onde são decididos os materiais, o tempo e as etapas para a restauração da beleza e da funcionalidade. “O paciente vem uma primeira vez ao consultório para expor todas as suas queixas e dúvidas. Numa segunda vez, já com os exames em mãos, fazemos o planejamento e definimos qual o melhor material e a melhor técnica indicados para o caso”, explica Dra. Adriane Paglia.
O consultor financeiro Elias Andrade de Jesus, de 54 anos, é outro exemplo de trabalho bem sucedido. O paciente tinha problemas de desgaste nos dentes da frente e usou ponte móvel durante anos. “Resolvi modificar meu sorriso. Fiz um trabalho bem complexo, que envolveu dentes e gengiva. Depois fiz clareamento, alguns dentes foram ampliados e alinhados, com facetas cerãmicas e coroas. Enfim, resgatei minha saúde bucal e a minha aparência”, ressalta.
Dra. Adriane Paglia CRO – 10246
Mestre em Dentística Restauradosa – PUC / RS
Especialista em Dentística Restauradosa – UFSC
Esthetic Restorative Dentistry – IDEA / USA