Alimentos funcionais

O que uma alimentação natural pode fazer por você?

Já dizia Hipócrates, o pai da medicina: “Que a comida seja teu alimento e o alimento, tua medicina”

o-que-uma-alimentacao-natural-pode-fazer-por-voce+biossana

Leite é vilão? Glúten é seu pior inimigo? E o que falar, então, dos agrotóxicos? Quem tem algum tipo de alergia ou intolerância alimentar sabe o quanto o problema é irritante. Dependendo do grau, surgem sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, mal estar, coceira, manchas na pele e dores de estômago.

A alergia é uma resposta imunológica do organismo ao reconhecer algo que julga prejudicial e digno de combate, ou então, a incapacidade de metabolizar um alimento por deficiência ou ausência da enzima necessária. A intolerância à lactose é causada por uma baixa de lactase (enzima essencial para o processamento do açúcar do leite). Segundo estimativas brasileiras, ela atinge quase 70% das pessoas em algum momento da vida.

Já a hipersensibilidade ao glúten é a incapacidade do organismo de absorver a proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada, malte e nos derivados de cada um deles: pães, massas, bolos, bolachas, pizzas, bebidas (como cerveja) e em inúmeros produtos industrializados. Segundo um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estima-se que, no Brasil, existam quase 4 milhões de portadores da doença, porém, a maioria sequer desconfia de sua existência.

Esse número merece atenção redobrada, uma vez que o problema pode causar vários males, como desnutrição, perda de peso, osteoporose e até câncer de intestino. No entanto, se o foco do problema é eliminado da dieta, os incômodos somem.

Dieta renovada para todos

Mas então, o que essas pessoas comem? A resposta é simples: alimentos naturais, funcionais, orgânicos e saudáveis. A única diferença está em alguns produtos específicos, livres de lactose e glúten, que hoje são fáceis de encontrar graças às lojas especializadas neste tipo de alimentação. Uma delas é a Biossana Empório Natural. “São mais de 1.500 itens destas categorias, das melhores marcas nacionais e importadas”, diz Thais Allain Semmer, proprietária da Biossana.

As pessoas devem aprender a escolher melhor os alimentos, pois o resultado final para quem os consomem é significativo. Eles trazem disposição, saúde, regularizam o intestino, emagrecem, baixam o colesterol e previnem inúmeros males.

Engana-se quem pensa que apenas pessoas com alguma intolerância alimentar procuram a Biossana. O lounge do empório é a opção de clientes que optam por uma alimentação mais balanceada e natural. O cardápio é variado, com cafés expressos, sucos naturais, salgados integrais, bolos, tortas e pães em um ambiente climatizado e com wi-fi.

Esqueça as refeições pobres em nutrientes

Nos últimos cinco anos, o consumo de alimentos saudáveis no Brasil teve um crescimento de 82%. A projeção é que até 2014 haja um aumento de mais 39%. O resultado é fácil de observar. “A cada dia, constatamos que os pacientes que se alimentam bem raramente sofrem de males crônicos ou degenerativos. E boa alimentação significa, entre outros, consumir produtos orgânicos. Por serem produzidos de maneira natural, apresentam suas reais características de textura, cheiro, cor e sabor. Além disso, como não há a utilização de agrotóxicos em sua produção, evitam a contaminação dos solos e rios”, afirma a nutricionista Dra. Elke Yoshida.

Uma dieta adequada nos deixa mais dispostos, com melhores defesas no organismo, nos ajuda a ter a energia necessária para cumprir as tarefas e pode diminuir ou até evitar o uso de medicamentos para o controle de muitas doenças.

Quem comprovou isso na prática foi a professora universitária Tânia Lúcia Monteiro, de 49 anos. Depois de um período fora do país, ela voltou com 10 kg a mais. Incomodada e sem disposição, ela procurou ajuda da nutricionista e decidiu mudar completamente os hábitos alimentares. “Minha alimentação era farta em carboidratos. Também havia excessos em relação a doces e queijos. Durante a consulta, ela montou uma dieta equilibrada e sempre voltada para a qualidade e não para a quantidade”, lembra a professora.

“Saí do consultório decidida a ir em busca de alimentos naturais”, continua Tânia. “Foi quando cheguei até a Biossana. Já gostei da loja de primeira! As opções são inúmeras, encontrei tudo o que eu precisava, inclusive cápsulas de óleo de cártamo e de spirulina, biscoitinhos de fibra… O lugar é tão agradável e estimulante que dá ainda mais vontade de manter uma alimentação balanceada”.

Hoje, depois de um ano seguindo esta alimentação natural e equilibrada, a professora conta que o aumento do bem-estar foi geral. “Perdi peso, reduzi minha circunferência abdominal, tenho menos crises de enxaqueca e minha pele está com uma aparência bem melhor. Sem contar que também estou cuidando da saúde da minha família. Lá em casa, os alimentos industrializados estão terminantemente proibidos”, ressalta Tânia.

O importante é sempre investir na saúde e na prevenção, buscando orientação médica e nutricional sobre o poder de uma alimentação rica em produtos naturais, integrais e orgânicos. Desembolsar, às vezes, alguns reais a mais para ter alimentos saudáveis na despensa pode trazer economia com médicos e farmácias. Ao invés de comprar uma roupa todo mês, por que não investir em sua alimentação? Pode ter certeza que a recompensa será ainda maior e mais benéfica.

 

Alimentação natural já! Confira as dicas da nutricionista:

  • Troque o refrigerante pelos sucos naturais. “O refrigerante não tem nada que se possa aproveitar nutricionalmente. Já os sucos têm todas as vitaminas e fibras da fruta e grande quantidade de água”.
  • Substitua o salgadinho de pacote pelo sanduíche natural sem molho ou até mesmo por um pastel integral assado. Os da Biossana são deliciosos!
  • Opte pelo arroz integral que, além de rico em fibras, dá mais saciedade.
+ Saiba mais