Beleza e Estética

O inverno é seu aliado no cuidado com a pele

Com a ausência do sol forte, fica mais fácil clarear as manchas, tratar as linhas de expressão, cicatrizes de acne e devolver o aspecto de jovialidade para o rosto

o-inverno-e-seu-aliado-no-cuidado-com-a-pele+deborah-torre

A pele luminosa e saudável de algumas famosas nem sempre é um truque de maquiagem ou graças a uma genética generosa. Pelo contrário: é resultado de muita disciplina e cuidados diários, como limpeza, hidratação, proteção, renovação celular e prevenção, que conservam o vigor e a tonicidade da cútis. Elas realmente se dedicam para manter o rosto jovem e a pele sempre saudável, principalmente durante o inverno, quando a pele fica mais ressecada devido ao clima seco e ao banho mais quente.

Já que cada pele tem uma necessidade e precisa de tratamento personalizado, ninguém melhor do que um dermatologista para tratar dessas particularidades. É claro que nós também podemos ajudar, usando corretamente o protetor solar, o hidratante adequado, um creme anti-idade no momento certo. A dermatologista Dra. Deborah Torre explica que o peeling pode ser um excelente aliado para renovar as células, reduzir manchas de sol e retardar linhas de expressão. “É um dos procedimentos não cirúrgicos mais realizados no Brasil. É capaz de corrigir muitas das alterações do envelhecimento e melhorar a aparência e a qualidade da pele”, afirma a dermatologista.

O peeling retira uma camada da pele, que logo é regenerada e recebe um aspecto novo através da renovação celular. Existem vários tipos: os peelings químicos – como os de ácido retinoico, salicílico e glicólico; os físicos, como os de cristal e diamante; e os a laser. “Eles são classificados em superficiais, médios e profundos, dependendo do tipo de substância e do nível de penetração na pele.  De acordo com o nível atingido da pele, o tempo de recuperação varia”, acrescenta Dra. Deborah.

 

Tratamentos testados e aprovados

A analista de sistemas Ligia Simone Vattos é um bom exemplo de como é possível chegar aos 46 anos com uma pele lisinha e bem cuidada. “Como tenho uma pele muito clarinha, é mais fácil aparecerem manchas, então sempre dei muita atenção ao cuidado com o rosto. Há anos cuido da alimentação, faço atividade física e visitas regulares à dermatologista”, conta Ligia.

Ela é adepta da frase: “quando a pele começa a sofrer com as ações do tempo, é preciso tomar uma atitude e aproveitar todos os benefícios dos tratamentos disponíveis”. E foi isso mesmo que Ligia fez. “Comecei com o preenchimento na região das olheiras, fiz luz pulsada no colo e agora o laser de CO2 fracionado, para amenizar as manchas do rosto e pescoço e também ganhar mais firmeza na pele. Confesso que antes do tratamento fiquei um pouco receosa em sentir alguma dor, mas foi feita toda uma preparação da minha pele antes e foi muito tranquilo, me surpreendeu. Em uma semana, notei muita diferença, ganhei um novo visual”, comemora Ligia, que fez todos esses tratamentos no período de frio. “No verão, acabamos nos expondo mais ao sol, então o inverno torna-se nosso aliado, pois os cuidados após o procedimento ficam bem mais fáceis de serem cumpridos”, aconselha.

Dra. Deborah afirma que o laser de CO2 fracionado é o que há de mais moderno hoje na medicina no combate às manchas, rugas e flacidez. O feixe de laser é separado em vários microfeixes de luz e, por isso, atinge micropedaços da pele, deixando áreas intactas. “Isso torna a reepitelização mais rápida e proporciona uma recuperação melhor e em menos tempo”, destaca a dermatologista. Além disso, o laser de CO2 aquece as camadas mais profundas da pele, estimulando a remodelação do colágeno e contração das células, o que provoca uma diminuição da flacidez.

Este procedimento tem apresentado ótimos resultados também para a melhoria de cicatrizes de acne e até no tratamento das indesejáveis estrias. Na primeira aplicação, já é possível observar resultados, porém, o método fracionado necessita de três a cinco sessões para ser efetivo. Cada aplicação dura, em média, 30 minutos.

Outros procedimentos que podem ser realizados em qualquer época do ano, aliados ao tratamento, são a aplicação de toxina botulínica tipo A, preenchimentos e a injeção de ácido polilático (conhecido como Sculptra).  Esse ácido irá estimular a produção de colágeno, conferindo mais firmeza da pele e melhora de sulcos. Além do uso facial vem sendo utilizado na melhoria da flacidez corporal, com excelentes resultados em adbome, coxas, glúteos e braços.

 

Marcas amenizadas com a luz intensa pulsada

Outro método bastante realizado, principalmente no inverno, pela Dra. Deborah, é o conhecido como luz intensa pulsada (LIP). O aparelho de LIP utiliza uma tecnologia que emite luz, mas não é um laser. No entanto, esta luz também gera calor na pele e pode ser utilizada no tratamento de sardas, lesões vasculares, manchas, flacidez, rugas e epilação (quando ocorre a remoção dos pelos inteiros, ou seja, com a raiz).

É um tratamento eficaz, seguro e de recuperação rápida. São necessárias de três a cinco sessões, com intervalos mensais entre elas. A aplicação da LIP não se restringe ao rosto e pode ser feita também nas mãos, pescoço, colo ou outra parte do corpo que apresente marcas a serem amenizadas. Agora é a sua vez: ficar bonita só depende de uma atitude sua.

+ Saiba mais