Alimentos funcionais

O caminho para a mudança

Invista em alimentos de qualidade e conquiste muito mais saúde!

o-caminho-para-a-mudanca+biossana

Incluir na dieta alimentos funcionais, que colaboram para a saúde, é investir na prevenção de doenças – independentemente da idade ou de alguma necessidade específica.  “A cada dia, mais pessoas chegam aqui encaminhadas por médicos, nutricionistas ou por amigos que já superaram crises e conquistaram maior disposição e vitalidade com uma mudança no estilo de vida”, conta Thais Allain Semmer, da Biossana Empório Natural, estabelecimento especializado em oferecer alimentos naturais, integrais, sem glúten, sem lactose, orgânicos, entre outros.

Segundo ela, as queixas incluem alergias, irritações, cefaleias, constipações, obesidade e outras doenças causadas pelos alimentos cheios de conservantes, agrotóxicos e corantes que consumimos. “Algumas pessoas vêm porque descobriram que têm intolerância à lactose, outras querem opcões para substituir o glúten e inúmeros refinados”, destaca Thais.

Há algum tempo, a psicóloga Denise de Paola Magalhães, de 44 anos, adotou um cardápio saudável para sua família – o marido João Caetano Ferraz e a pequena Lara, de três anos. “Passamos a evitar tudo o que é industrial. O que dura muito tempo e não estraga é estranho, não é natural. Preferimos o que estraga”, brinca Denise. “Usamos apenas alimentos orgânicos, funcionais, integrais e passamos a utilizar ainda menos sal na comida”, diz ela.

Denise lembra que, antes de optar por um cardápio mais saudável, vivia com dor de cabeça devido à má digestão. “Faz muito tempo que não tenho esse problema”. Ela ressalta a importância de investir em uma alimentação de qualidade desde a infância, exemplificando que a filha já consome amaranto e quinoa, grãos ricos em aminoácidos, no mingau.

Praticidade

Na Biossana Empório é possível encontrar mais de 3.000 itens, entre alimentos orgânicos, integrais, sem glúten e lactose outros de grande valor nutricional. “Temos linhas que incluem molhos, especiarias, fitoterápicos, grãos integrais, massas e biscoitos sem glúten, congelados, queijos e derivados sem lactose, sucos, bebidas de arroz e até cosméticos naturais”, ressalta Thais. O empório que fica na Av. Getúlio Vargas conta com um café e o ambiente é perfeito para um happy hour mais saudável, com cafés, sucos naturais, orgânicos, salgados, tortas integrais, além de bolos sem glúten e lactose. “É um lugar em que eu gosto de comprar porque sempre encontro tudo que preciso e sempre que quero”, garante Denise.

Thais Semmer explica que, por mais que os alimentos saudáveis já estejam mais acessíveis, ainda é comum a ideia de que é difícil fazer pratos mais balanceados e saudáveis.  “Isso não é verdade, há muitas receitas simples, práticas e, acima de tudo, saborosas”, diz. “Os pratos mais saudáveis são tão gostosos quanto aqueles feitos com alimentos convencionais e, de quebra, trazem bem-estar e disposição, pois são mais leves, melhores absorvidos no trato intestinal, menos gordurosos, calóricos e ajudam nosso organismo a se restaurar”, ressalta Thais. Coloque uma pitada de criatividade e sabor no seu dia a dia incluindo alimentos naturais na dieta. Seu corpo e sua mente vão agradecer.

 

Frutas vermelhas: muito além do sabor

Pequeninas e saborosas, as frutas vermelhas são ricas em substâncias que neutralizam os radicais livres e auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, dos problemas cardiovasculares e de doenças degenerativas. Também protegem contra inflamações e infecções, principalmente urinárias, e são desintoxicantes, bem-vindas em qualquer ocasião.

Incluí-las no dia a dia é certeza de um cardápio mais nutritivo, rico e sofisticado. As frutas combinam com castanhas, amêndoas, nozes e outros alimentos oleaginosos. Algumas podem ser consumidas secas, desidratadas ou em polpa, outras possuem blends.

Entre os novos produtos da Biossana estão frutas vermelhas como mirtilo (blueberry), goji berry, cranberry e romã. Ricas em flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, elas são ideais para combater o envelhecimento precoce e a depressão, pois melhoram até o humor. Podem ser consumidas in natura, na forma de polpa congelada, desidratadas ou em sucos, saladas de frutas, misturadas a iogurtes e cereais. São uma excelente opção de lanche entre as refeições. E o melhor: são uma delícia!

+ Saiba mais