Reabilitação

O alívio que suas pernas merecem

Nova técnica para a liberação e facilitação do retorno venoso elimina cãibras, inchaço, peso, fadiga, amortecimento e dores nas pernas

o-alivio-que-suas-pernas-merecem+ibtm

Há 15 anos sofrendo com dores nos membros inferiores, queimação e retenção de líquido no organismo, a dona de casa Eliane Erica Krespi, de 46 anos, chegou ao ponto de não enxergar os tornozelos no final do dia, tão grande era o inchaço nas pernas. “Elas tinham a mesma espessura do começo ao fim. Não conseguia mais caminhar e no final do dia me sentia exausta, com um peso enorme nas pernas”, lembra Eliane. Através do Equilíbrio Vascular®+ Vibromassagem®, tratamento que libera as contraturas e estenoses que impedem o livre fluxo do sangue, melhorando o retorno venoso, Eliane voltou a ter uma vida normal. “Depois de três sessões, nunca mais o inchaço voltou. Sinto-me mais leve e disposta, com mais qualidade de vida”, comemora.

 

Ativando a circulação do retorno venoso

Uma sessão do Equilíbrio Vascular dura em média uma hora, sendo que o paciente recebe primeiro a vibromassagem no sistema vascular (um tipo de massagem com o uso de aparelho vibratório fixo na mão) e depois permanece deitado por dez minutos em um equipamento em que os membros superiores e inferiores ficam em posição vertical, sustentados por correias, promovendo, assim, uma vibração constante que ativa a circulação do retorno venoso e a liberação dos glomos.

“Minha mãe, dona Rita, de 86 anos, passava dia e noite sentada de tanta dor que sentia nos joelhos e no quadril, além de apresentar inchaço excessivo nas pernas e nos pés, que já estavam roxos. Ela não conseguia mais dormir e chegou a ser internada. Depois da primeira sessão, ela já conseguiu dormir na cama. Nas sessões seguintes, o inchaço e o roxo das extremidades desapareceram. Foi uma maravilha”, ressalta a filha de dona Rita, Reni Gonçalves da Rosa.

 

Equilibrador vascular

Equipamento vibratório que vibra as pernas e braços em posição vertical e libera a dilatação dos glomos – microestrutura que se encontra no interior das redes capilares que, quando contraída, bloqueia o fluxo de sangue entre as arteríolas e as vênulas, impedindo a facilitação do fluxo do retorno venoso. “Quando contraídos, os glomos dão origem a vários problemas nos membros inferiores”, acentua o fisioterapeuta e professor Dr. Daniel Gerimias.

Eliane encontrou a solução do seu problema a exemplo do marido, João Carlos Krespi, de 48 anos, que já tinha vislumbrado os benefícios da Vibromassagem, criado pelo Dr. Daniel. “Depois de diagnosticado com osteoartrose avançada, tive a indicação de cirurgia de quadril com colocação de prótese. No entanto, ao fazer oito sessões com a técnica Equilíbrio Vascular + Vibromassagem, ando normalmente, as dores diminuíram muitíssimo e parei totalmente de utilizar relaxante muscular”, enfatiza João Carlos. Na maioria dos casos, as duas técnicas são associadas para potencializar os resultados do tratamento.

 

Como funciona o Equilíbrio Vascular

As veias dos membros inferiores formam um complexo sistema encarregado de levar o sangue de volta ao coração, através de uma rede de veias, vênulas e arteríolas, onde é feito o intercâmbio de gazes e substâncias nos tecidos. A relação funcional com o resto do sistema vascular pode provocar alterações com sérias repercussões em órgãos e tecidos distantes. A força motriz da circulação sanguínea está no vaso capilar. Assim, ao erguer os membros verticalmente, a circulação é estimulada através da força da gravidade. De acordo com o Dr. Daniel, quando os glomos estão descontraídos, o sangue flui diretamente da arteríola para a vênula. “O equilibrador vascular faz o mesmo exercício de modo passivo e sem provocar cansaço ao paciente, apresentando resultados surpreendentes em casos de cãibras, inchaço, fadiga, peso, amortecimento e dores nas pernas”, completa o fisioterapeuta.

O Instituto Viver Sem Dor oferece, além de sua estrutura física, mais 7 profissionais que atendem no Água Verde, Centro, Hugo Lange, Santa Felicidade e cidades como Campo Largo, Araucária e Londrina. Acesse www.institutoviversemdor.com.br

+ Saiba mais