Implantodontia

Nossa boca merece cuidado o ano inteiro!

O brasileiro precisa se conscientizar sobre a importância em manter as funções da boca, dentes e língua em perfeitas condições

nossa-boca-merece-cuidade-o-ano-inteiro+eduardo-gurkewicz

Mais do que ser nosso cartão de visita, um belo sorriso trás jovialidade, saúde e bem-estar. Só que para isso acontecer, é preciso sorrir de verdade, sem dor, vergonha ou medo. Mais do que isso, com prazer. Para quem se preocupa em cuidar dos dentes o ano inteiro, sorrir é uma tarefa fácil, mas para aqueles que não conseguem criar o hábito de manter a saúde bucal como uma preocupação diária, isso pode se tornar um dilema. “Escovar os dentes por pelo menos cinco minutos após cada refeição, fazer uso diário do fio dental e estar em dia com o check-up bucal, indo a cada seis meses no dentista, é o mínimo que uma pessoa que deseja ter saúde deve fazer”, aconselha Dr. Eduardo Gurkewicz, dentista especialista em implantodontia e periodontia.

Segundo o dentista, pessoas que não cumprem com os hábitos de higiene da boca citados acima, e que não apresentam algum tipo de doença bucal, devem se considerar sortudas, já que isso é algo raro de acontecer. “Com 15 anos de atuação em implantodontia, posso afirmar que a sorte é temporária e tem dia marcado na cadeira do cirurgião dentista”. Dr. Eduardo diz que a preocupação com a funcionalidade da boca interfere no corpo inteiro. Afinal, é através dela que mastigamos e preparamos os alimentos para serem digeridos pelo organismo. Quando há algum problema como inflamação ou até a perda de um ou mais dentes, pode comprometer nosso organismo.

Eduardo alerta que, infelizmente, boa parte dos pacientes ainda o procura em um momento de dor ou de grande necessidade. “Nesse estágio, não adianta querer um tratamento rápido. Nos casos em que é preciso fazer até enxerto ósseo, o período de preparação é de, pelo menos, seis meses antes da colocação de um implante”, esclarece o dentista.

O advogado Dionísio Olicshevis já incorporou à rotina os cuidados com a higiene bucal, mas nem sempre foi assim. “A vida moderna nos coloca, às vezes, em situações de estresse e muita correria. Não temos tempo para nada a não ser o trabalho, e com isso esquecemos das atividades primárias de cuidados com o corpo, mente e saúde”, destaca o advogado, que já fez vários tratamentos com o dentista Eduardo. “No caso do Dionísio foi preciso fazer uma restauração cirúrgica de gengiva e também colocar implantes. Problemas como o dele são os mais comuns, todos relacionados ao ritmo de vida e a falta de cuidados diários”, revela o especialista.

Para se fazer um tratamento como esse, é necessário respeitar algumas etapas. A primeira delas começa com exames das mais diversas áreas e todo um planejamento da funcionalidade e estética. Existe a necessidade de uma visita ao protético, que pode ser no consultório ou clínica do dentista. Alguns passam por outros profissionais como médicos e psicólogos. “Durante a cirurgia, contamos com a presença de um médico anestesista para manter o paciente sedado durante todo o procedimento”, relata Eduardo.

O dentista alerta que, após os implantes, os cuidados com a nova dentição devem ser redobrados. O paciente precisa aprender a cuidar e a higienizar os dentes, a língua e a gengiva, caso contrário, os problemas voltam da mesma maneira e podem comprometer a saúde da boca, levando a retração gengival, perda óssea e o amolecimento dos dentes, e isso pode levar, inclusive, à perda do novo implante. “A maioria dos pacientes aprende rápido a forma correta de cuidar da boca e volta sempre para fazer os acompanhamentos”, conta o implantodontista.

Dionísio é um desses pacientes que leva a sério todas as recomendações do dentista, está com o  check-up bucal em dia. “Vou sempre ao consultório do Eduardo para fazer a limpeza e, uma vez por ano, faço clareamento a laser para manter o sorriso bonito”, diz o advogado.

Hoje, o apresentador do canal Shop Tour, Colemar Junior, sabe bem o que é poder dar um belo sorriso. Mas não foi sempre assim. Há seis meses Junior teve que tratar a gengiva e aproveitou para trocar as restaurações e ainda fazer um clareamento. “Minha vida é a maior correria, mas tive que arranjar um tempo para me tratar. Atualmente, redobrei os cuidados com minha boca, estou em dia com a higiene dela e até a autoestima melhorou. Posso dizer que estou sorrindo à toa”, conclui o apresentador.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados