Bem Estar

Neo Pilates

Nova técnica alia equilíbrio e definição muscular de forma dinâmica e interativa

neo-pilates+studio-batel

Quando criança, o engenheiro Guilherme Gulin, de 31 anos, ficava impressionado com os acrobatas e trapezistas do circo. “Achava que fazer aquilo era dificílimo e que jamais conseguiria”, lembra. Em busca de uma atividade que não repetisse sempre os mesmos movimentos, ele descobriu o Neo Pilates. Hoje, quem diria, ele se diverte e mantém a forma com os mesmos movimentos que o impressionavam quando criança. “Faço há três anos. Nunca mais me machuquei no futebol, não tenho mais dores nas costas e nem nas pernas, durmo super bem e me sinto disposto”, diz ele. “O mais bacana é você ser desafiado a cada nova aula e, com concentração, conseguir desenvolver habilidades que me fascinavam. Saio sempre satisfeito”, completa Guilherme.

O Studio Batel foi um dos pioneiros a trazer para Curitiba o Neo Pilates, que é a junção das técnicas do Pilates tradicional, treinamento funcional e artes circenses. Através de exercícios específicos e altamente eficazes, o aluno alcança o equilíbrio e a definição muscular de forma dinâmica, lúdica e divertida. “Temos alunos de todas as idades, que buscam saúde, vitalidade e maior qualidade de vida de um jeito menos ‘rotineiro’ que nas academias tradicionais”, explica Andréia Mallmann Taborda, fisioterapeuta com habilitação para aplicar o método.

Esse é o caso da engenheira civil Simone Dall’Oglio, de 36 anos. “Nunca consegui frequentar uma academia. Aqui encontrei exercícios que são diferentes todos os dias e que me ajudaram a remodelar meu corpo”, conta ela, praticante desde agosto de 2012. “Quando a gente vê outra pessoa fazendo, acha impossível fazer as mesmas coisas, mas todos podem fazer”, garante a engenheira, que conquistou ampla melhora física e emocional. “Não apenas o meu corpo mudou, mas eu era muito ansiosa, nervosa e agora estou bem mais calma, concentrada, relaxada. Melhorei minha postura e até a respiração”, diz.

O Neo Pilates desenvolve o domínio do corpo por meio de exercícios precisos, utilizando os tecidos acrobáticos e o slickline, a famosa “corda bamba”. Andréia conta que grande parte dos seus alunos tinham queixas de dores frequentes. “Essas pessoas buscam no pilates o trabalho da postura, respiração e a reabilitação, mas quando encontram a atividade, ela deixa de ser um tratamento e passa a ser um prazer”.

 

Mais vida

Shirley Portes Santos, 65 anos, e seu esposo, Adelson Damasceno Santos, 72, são praticantes do Neo Pilates. “Por conta de estar acima do peso e ter fibromialgia, meu médico me recomendou fazer alguma atividade física. Passei por vários tipos, mas há dois anos e meio me ‘encontrei’ no Neo Pilates”, conta ela. “Fazemos duas vezes na semana: quando faço, é como se eu rejuvenescesse 20 anos. O resultado é fantástico, não sinto mais dores”, comemora.

Adelson aderiu à prática para acompanhar a esposa, mas também pode perceber os benefícios. “Com os exercícios houve melhora no equilíbrio, na elasticidade… além de trabalhar a mente e corpo”.

Cada aluno é avaliado individualmente pela equipe de fisioterapeutas e tem sua série montada pelos profissionais de acordo com as necessidades e objetivo, podendo ser duas ou três vezes na semana, com duração de uma hora. Quem pratica o Neo Pilates conquista flexibilidade, força, equilíbrio, velocidade, resistência e coordenação, além da tonificação muscular e emagrecimento. E, é claro, muito prazer e diversão.

Se você acha que tecido acrobático e “corda bamba” não são para você, o Studio Batel oferece também Pilates tradicional, plataforma vibratória aliada ao Pilates, shiatsu, acupuntura e massagens. “A plataforma estimula o metabolismo e a produção de colágeno, melhora a aparência corporal, reduz a celulite e muitos outros benefícios”, conta Andréia.

+ Saiba mais