Bem Estar

Mais vitalidade no trabalho

Exercícios físicos praticados durante o expediente melhoram a qualidade de vida dos funcionários, com reflexos na produtividade da empresa

mais-vitalidade-no-trabalho+equilibrio

Dois anos atrás, o laboratório botânico Herbarium estava com 3% de seus funcionários com afastamento por doença ocupacional. Atualmente, não há registros de afastamentos, entre os 280 funcionários, por problemas ocasionados no ambiente de trabalho. A razão disso é que a empresa adotou a cinesioterapia/ginástica laboral para a prevenção da saúde e promoção da qualidade de vida dos seus trabalhadores. “A prática da cinesioterapia/ginástica laboral é um dos benefícios com maior apoio por parte da gestão da empresa e maior aceitação por parte dos colaboradores, que reconhecem a sua eficácia na prevenção e cuidados com sua saúde”, declara a supervisora de Recursos Humanos Joanita Plonbon. A empresa, segundo ela, mantém ainda um programa complementar à cinesioterapia laboral, que consiste na realização de atendimento fisioterapeutico no próprio local de trabalho aos funcionários que apresentam quadros dolorosos. “Isso contribui para maior bem-estar e qualidade de vida desses funcionários”, complementa.

Hoje, produzir mais e melhor, sem provocar danos à saúde dos trabalhadores, não se trata mais de uma utopia. Ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho expõe os indivíduos a níveis elevados de tensão e estresse, suas atenções têm sido voltadas para programas de prevenção de doenças e qualidade de vida. Na verdade, isso acontece porque esse entendimento torna-se cada vez mais evidente e necessário na medida em que se observam os inúmeros benefícios aos trabalhadores e os resultados positivos do investimento das empresas na saúde, influenciando na produtividade e qualidade de produtos e serviços.

 

Benefícios da ginástica laboral

“As vantagens da prática de exercícios físicos no local de trabalho, durante o expediente, são muitas: previne lesões por esforços excessivos, reduz o sedentarismo, o estresse, a depressão e a ansiedade dos trabalhadores, melhorando sua flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, além de promover uma maior consciência corporal e disposição para a atividade” explica a Fisioterapeuta do trabalho, Dra. Camila Mikoda, da empresa Equilíbrio. Ela afirma que, além disso, esses exercícios reduzem a fadiga física e psíquica, favorecem o relacionamento social e o desempenho de equipe.

De acordo com a especialista, todos os benefícios da cinesioterapia laboral revertem para a própria empresa, pois reduzem despesas por absenteísmo, afastamentos, tratamentos de saúde, acidentes e lesões.

Na atualidade, a cinesioterapia laboral é uma ferramenta imprescindível dentro da ergonomia desenvolvida em uma empresa, no tocante à prevenção de doenças ocupacionais e melhora da qualidade de vida dos funcionários. Um Programa adequado de Cinesioterapia Laboral orienta as pessoas a viverem melhor, exercendo seu papel de forma correta no setor em que estão inseridas. Ou seja, cada profissional dentro da organização, independentemente de sua posição hierárquica ou atividade, pode avaliar e repensar o seu modo de agir e se portar, corrigir sua postura, controlar certos movimentos, enfim, organizar seu tempo e espaço prevenindo lesões que causam males à saúde.

Como o próprio nome sugere a cinesioterapia /ginástica laboral se caracteriza por uma atividade desenvolvida no ambiente de trabalho atuando de forma preventiva e terapêutica que visa compensar as estruturas utilizadas durante a função e ativar outras que não estejam sendo solicitadas.

O objetivo maior é prevenir as LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/ Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), desenvolvidas pela fadiga decorrente da tensão e repetitividade dos movimentos, e que prejudicam articulações, músculos, nervos, etc., sendo o principal motivo de afastamentos dos empregados na maioria das empresas. A Dra. Camila Mikoda diz que, além da ginástica laboral, a empresa Equilíbrio agrega outros serviços, como quick massage (em cadeira individual), análise ergonômica dos postos de trabalho, Blitz ergonômica, avaliações admissionais e demissionais, pesquisas para acompanhamento de resultados e consultório de fisioterapia dentro das empresas. E ainda palestras informativas e para SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

+ Saiba mais