Avanços da Medicina

Mais resultado em seu treino

Você se esforça, malha, corre e mesmo assim não consegue ganhar mais massa, força ou perder aquelas gordurinhas? Saiba que você precisa de ajuda profissional

mais-resultado-em-seu-treino+eduardo-poloni

Na prática, a atividade física traz inúmeros benefícios para seus praticantes. Ajuda a regular e ativar todas as funções metabólicas, melhora o sistema cardiovascular e respiratório, normaliza as taxas de colesterol, ajuda a estabilizar a pressão arterial e colabora para a perda de peso. Os exercícios melhoram o tônus muscular, força, elasticidade, disposição, níveis de estresse e causam sensação de bem-estar, pois liberam endorfinas. “Porém, como toda atividade de esforço, ela requer apoio e orientação médica, principalmente para se atingir objetivos de forma mais rápida e eficaz”, destaca o médico Dr. Eduardo Poloni Silveira, da clínica Synergie, que é nutrólogo e atua diretamente com o meio esportivo.

Se já faz algum tempo que você decidiu abandonar o sedentarismo e transformar o seu corpo através da prática de exercícios físicos, parabéns! Você conquistou mais saúde e disposição. Mas se os resultados que você almeja ainda não foram atingidos, não se desespere, seja bem-vindo ao grupo de pessoas que estagnaram. A administradora Juliana Zanotelli, de 25 anos, já fez parte desse grupo, praticava atividades físicas regularmente há três anos, porém, apesar do esforço, não obtinha resultados. Mesmo com biótipo magro, Juliana tinha objetivo de ganhar massa magra, músculos, eliminar gorduras localizadas e definir suas curvas.

É comum algumas pessoas obterem mais rapidamente os objetivos a que se propõem enquanto outras têm de suar durante meses ou anos para conseguirem resultados semelhantes. Isso se dá em razão das diferenças individuais de cada organismo. Por isso, a avaliação médica é imprescindível na prática de exercícios, bem como seu acompanhamento. Dr. Eduardo menciona que após um estudo clínico detalhado, que requer exames físicos e bioquímicos, em que se analisa o perfil metabólico do paciente e diagnostica eventuais patologias, é que se pode determinar um plano de treinamento.

“São realizados exames de perfil hormonal, calorimetria, análise do padrão nutricional e da composição corporal do paciente, determinando o ´ponto de partida` e constatando eventuais desequilíbrios fisiológicos que dificultem a perda de peso ou ganho muscular. Assim individualizamos a estratégia de tratamento. Um portador de diabetes, que tem a doença descontrolada, por exemplo, pode entrar em uma crise de hiperglicemia durante a atividade física. Uma pessoa que faz exercícios em excesso, sem a suplementação adequada, acaba destruindo a massa muscular ao invés de ganhar”, explica Dr. Eduardo.

Só se consegue chegar a um plano de treino dimensionado para as características e objetivos individuais, com essas informações aliadas a uma anamnese, em que se avalia o histórico clínico, familiar, hábitos de vida e alimentação. “Trabalhamos então com cálculos exatos para queima e reposição calórica, orientamos uma nova dieta e, caso necessário, o uso de suplementos nutricionais, vitamínicos ou medicação manipulada. O primeiro objetivo do tratamento é regular e equilibrar as funções do organismo. Aí sim passamos a interagir diretamente com os profissionais que fazem parte do treino do paciente”, destaca Dr. Eduardo.

Após a avaliação inicial, o médico emite um relatório que é entregue ao educador físico. “Com base nesses dados ele consegue programar o treino de forma individualizada”, explica. O educador físico Fábio Rocha Pereira, de 38 anos, destaca a necessidade de um trabalho multidisciplinar. “É importante trabalhar em parceria com profissionais de outras áreas da saúde, a fim de proporcionar ao aluno o melhor atendimento e atender todas as suas expectativas”.

Tanto para o professor Fábio como para o Dr. Eduardo, a crescente preocupação dos alunos em buscar mais resultados com orientação e o apoio de profissionais, mostram a maturidade desse público. “Independente dos objetivos de cada pessoa, a preocupação maior é a manutenção dos níveis de saúde e aptidão física”, esclarece Fábio. Para Dr. Eduardo, o importante na busca da sinergia dos profissionais é atender as necessidades específicas sempre com o foco na melhora da saúde do organismo.

“Depois de todas as etapas do tratamento, combinados com a orientação e o suporte para uma rotina de treinos correta, consegui ter os resultados que eu tanto esperava. Mais do que isso, estou me sentindo revitalizada e com a saúde em alta”, comemora a administradora Juliana.

+ Saiba mais