Reabilitação

Mais disposição menos dores

A RPG traz o alívio das dores físicas, recupera a postura castigada pelo tempo e pelos maus hábitos e condiciona para uma vida mais plena

mais-disposicao-menos-dores+fisio-global

Levantar-se da cama pela manhã, pegar um objeto no chão, pentear os cabelos, dirigir, digitar e realizar outros movimentos corriqueiros da vida diária pode significar sacrifícios inimagináveis para pessoas que apresentam limitações motoras. Isto acontece porque, ao longo da vida, vamos adquirindo vícios de postura e doenças degenerativas que acabam afetando nossa qualidade de vida.

Era o que acontecia com a aposentada Maria de Lourdes Petrini, de 78 anos, portadora de uma artrose no quadril. “Não podia mais subir escadas, sentar e levantar, descer do carro. Essas limitações afetavam o meu dia a dia. Como tenho problemas renais, não podia tomar medicação para amenizar a dor, então cheguei ao ponto de não poder mais colocar o pé no chão de tanta dor. Foi aí que busquei a Reeducação Postural Global (RPG). Depois de dez sessões, melhorei tanto que voltei à vida normal”, comemora a paciente recuperada.

“Os problemas posturais pertinentes à idade e à má postura podem desencadear um mecanismo de compensação. Assim, quando o paciente sente dor ao realizar um movimento, ele desalinha a postura para compensar o desconforto e isso muda o equilíbrio corporal, comprometendo as articulações”, explica a fisioterapeuta Dra. Josleide Baldim Hlatchuk, com especialização em fisioterapia respiratória, osteopatia e uroginecologia,  formação em RPG pelo Instituto Philippe Souchard e responsável pela Clínica Fisio Global, em Curitiba.

De acordo com a fisioterapeuta, os problemas decorrem de anos de má postura e seus efeitos são cumulativos e alteram todo o funcionamento musculoesquelético de uma pessoa, inclusive de jovens. “Nesse momento começam os problemas de coluna, cifoses, lordoses, artrites, artroses e as dores”, revela Dr. Josleide. Esses problemas são potencializados quando o indivíduo é sedentário, está acima do peso ou apresenta osteoporose. As mulheres são ainda mais prejudicadas no pós-menopausa, pois a perda de massa óssea fica próxima de 1% ao ano.

 

Correção postural voluntária

Como a RPG trabalha o fortalecimento muscular e o alongamento para promover a consciência corporal, ajuda o praticante a observar e corrigir situações em que o corpo está sendo penalizado por alguma posição que provoca dor. Os desvios posturais podem alterar movimentos de braços, ombros, pernas e causar problemas na coluna cervical e lombar. “Além disso, a RPG trabalha a respiração, para que a pessoa mude sua percepção corporal e corrija voluntariamente os desvios que lhe causam dor”, enfatiza Dra. Josleide.

Para a dona de casa Érica Maria Maestri, de 77 anos, a RPG foi um santo remédio para as dores que sentia pelo corpo.  “Vivia com dor nas costas, pernas e ombros, o que me limitava.

Hoje continuo realizando os movimentos em casa, o que me faz muito bem. Com a RPG, não preciso mais tomar remédio para dor e me sinto renovada”, diz. O mesmo alívio sentiu o administrador aposentado Isac Mariano Correa, de 70 anos, que apresentava problemas na coluna cervical e dores devido a uma compressão no nervo do braço esquerdo. “Já tinha recorrido a outros tratamentos, mas somente com a RPG as dores sumiram. Na segunda sessão já percebi a diferença, mas completei 17 sessões para evitar novas crises”, ressalta o paciente recuperado.

A RPG foi criada exatamente com o objetivo de evitar e recuperar esses mecanismos, fortalecendo e flexibilizando os músculos e descomprimindo as articulações para restabelecer o equilíbrio físico, a postura e o bem-estar de quem a pratica. “Quanto antes os problemas forem tratados melhor, será a qualidade de vida dos pacientes. Eles passam a viver sem dores, criam consciência sobre seu corpo, suas limitações e deixam de fazer uso constante de medicamentos e analgésicos para aliviar a dor”, finaliza a Dra. Josleide Hlatchuk.

 

O que uma sessão de RPG pode fazer por você

  • Corrige a postura
  • Elimina dores lombares e musculares (hérnia de disco, ciático, artrose, osteoporose)
  • Melhora a capacidade respiratória (asma, bronquite)
  • Alonga e fortalece os músculos
  • Melhora a estética do corpo (eleva os ombros, reduz a barriga)
  • Melhora o desempenho nos movimentos diários (reduz o cansaço)
  • Prepara o corpo para iniciar atividades físicas
+ Saiba mais