Avanços da Medicina

Faça as contas e perca peso

Engordar ou emagrecer é apenas uma questão matemática. Porém, ingredientes como exercícios, alimentação regrada e uso de medicamentos podem ajudar nessa equação.

“É muito mais fácil engordar do que emagrecer”. Quem tem essa frase na ponta da língua para justificar a briga com a balança, uma coisa é garantida: isso está diretamente ligado aos hábitos e decisões tomadas no dia a dia. “Um cachorro-quente simples tem 600 calorias e são necessários 90 minutos de caminhada para queimar esse mesmo número de calorias. Ou seja, para ganhar, bastam 5 minutos, para perder, 90”, diz o endocrinologista Dr. César Eduardo Guilherme.

De forma simples, ele detalha que ganhar ou perder peso é uma conta matemática. Se ingerirmos mais calorias do que gastamos, ganhamos; se invertermos essa equação, emagrecemos. Na teoria, tudo muito simples. Na prática, nem sempre.

Para manter o corpo saudável é preciso disciplina na alimentação equilibrada e na prática regular de exercícios. Quando esses dois itens não são suficientes, uma nova arma pode entrar para ajudar no processo de emagrecimento: o uso de medicamentos inibidores de apetite, indicados de forma ética e segura.

Boa parte deles, erroneamente denominados derivados de anfetaminas, foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Mas a Sibutramina, única substância liberada pela Anvisa, segue como principal opção para os casos em que o medicamento é indicado. Dr. César ressalva que o uso de medicamento é importante, mas há critérios em sua indicação. “Eles não são para quem quer perder 3 ou 4 quilos, e há contra indicações para quem já teve derrame ou hipertensos não controlados, pessoas acima de 65 anos, entre outras.”

Para o especialista, eliminar os medicamentos é um equívoco, pois bem indicados, eles trazem muitos benefícios. “Os malefícios vêm do uso incorreto, das doses erradas e das combinações  perigosas, como a associação com diuréticos, laxantes, antidepressivos, ansiolíticos e fórmulas de procedência duvidosa.”

A utilização de medicamentos por um tempo determinado pode ser fundamental para garantir a perda de peso. “A obesidade é a epidemia do século e, em breve, será a principal causa mortis, pois agrava e/ou causa a hipertensão, diabetes, esteatose hepática (gordura no fígado), doenças cardiovasculares, artropatias e aumenta a incidência de alguns tipos de câncer. Muitas dessas doenças costumam se ‘agrupar‘ em obesos”, afirma Dr. César Guilherme.

O especialista alerta que de nada adianta fazer uso do medicamento sem cuidar dos dois pontos principais: alimentação e atividade física. “O remédio ajuda a quem se ajuda, ele faz a pessoa comer menos, mas se ela comer chocolate, pizza e tomar sua cervejinha, vai continuar sem perder peso. Ele não faz milagre, é apenas uma parte do tratamento”, atesta.

 


Mitos e verdades sobre o ganho de peso

Por que eu engordo e  por que eu não emagreço?

1 – Se eu parar de tomar remédio para emagrecer vou engordar? – Falso!
Se você voltar a fazer tudo o que engordava antes de tomar o remédio, aí sim você voltará a ganhar peso. O que engordava antes da medicação, continuará engordando sempre.
2 – Meu metabolismo é lento – Falso!
É você quem faz o seu metabolismo, quanto mais você se movimenta e faz atividades, mais o seu metabolismo aumenta. Quanto mais o seu metabolismo aumenta, mais calorias você está queimando.
 3 – Minha irmã come o dobro do que eu e é magra – Verdadeiro!
Pessoas diferentes, alimentação diferente e resultados diferentes. Quem tem mais músculos, queima mais calorias, quem tem mais gordura acumula mais calorias. Não compare, faça o certo para você.
4 – Ansiedade engorda – Falso!
Ficar ansioso e cometer erros alimentares é que engorda.
5 – Minha obesidade é genética – Falso!
Apenas 30% do seu peso depende da genética, os outros 70% vêm dos seus hábitos de vida (dieta/exercícios/lazer/motivação/disciplina/alegria).
6 – Não jantar emagrece – Falso!
Jantar é uma refeição normal, comer errado é que engorda em qualquer horário.
7 – Não consigo emagrecer – Falso!
Você não consegue fazer o que é preciso para emagrecer.
8 – Eu tenho tireoide que engorda – Falso!
As doenças de tireoide podem provocar retenção hídrica com ganho de peso mínimo e não são causas de obesidade.

 

O desafio está em mudar o estilo de vida. “Pequenas mudanças são capazes de resultar em eliminação de muitos quilos ao longo do tempo”, pontua o médico.

+ Saiba mais