Bem Estar

Êxito na vida e na profissão

Técnicas inovadoras, como o coaching e a terapia multissensorial, despertam capacidades inatas que transformam a vida pessoal e profissional

exito-na-vida-e-na-profissao+pan-desenvolvimento

Ter ou ser? Ser igual aos outros ou valorizar suas próprias características? Sem dúvida, ter um novo smartphone, o sapato do Neymar, um carro esportivo ou um emprego bacana tem lá sua importância. A questão é: precisamos sacrificar todo o nosso tempo para ter tudo isso simultânea e imediatamente? Dedicar-se integralmente a obter tantas coisas deve ser o foco principal da vida? Esses são questionamentos pertinentes, porque costumamos viver numa correria maluca, dia após dia, para supostamente termos tudo o que desejamos. Porém, muitas vezes, nem mesmo sabemos o que realmente queremos, ou o que nos preencheria.

“É natural do ser humano querer ter o que os seus pares têm, e isso, até certa medida, é saudável. Contudo, é preciso também conhecer o seu próprio valor, suas características peculiares e suas reais necessidades”, afirma Alda Maria Colombo, terapeuta, parapsicóloga clínica, programadora em neurolinguística e consultora master em coaching, diretora e fundadora da Pan Desenvolvimento Humano. Segundo ela, sem ter noção de suas próprias habilidades, uma pessoa tem grandes chances de sofrer por longo período para resolver desde problemas mais simples, como, por exemplo, negar-se a fazer o que não deseja, até problemas mais complexos, como praticar durante anos uma profissão inadequada.

A professora Carmen Regina Tedeschi, de 52 anos, reverteu seu quadro de depressão e deu um novo rumo à sua vida através do autoconhecimento. “Em 2007, estava num quadro de depressão profunda, usava medicamentos, estava descontrolada e agia por impulso. A partir do apoio, suporte e o treinamento que tive, hoje sou mais tranquila e minha história foi evoluindo de forma tão positiva que melhorei não só profissionalmente, mas também no relacionamento com minhas filhas”, relata. Mudar, se conhecer e ter novas atitudes para que as coisas parassem de acontecer de forma inesperada foi uma conquista. “Hoje, direciono minha vida para tudo dar certo e para ser feliz; e é o que está acontecendo”, comemora.

Coaching: para a qualidade de vida individual ou em grupo

Nos últimos anos, felizmente, até grandes empresas – antes focadas somente no lucro – têm valorizado o bem-estar e a felicidade de seus funcionários. Por isso, profissionais de diversas áreas preocuparam-se em desenvolver técnicas de melhoria da qualidade de vida, tanto que atualmente são diversas as ferramentas disponíveis para a pessoa descobrir suas qualidades e limitações. Afinal, conhecer a si mesmo é essencial para uma vida próspera e saudável. Uma dessas ferramentas é o coaching, uma técnica que impulsiona o indivíduo a decidir o que realmente importa em sua vida, criando um foco para que tal decisão seja concretizada com sucesso.

“Uma vez estabelecidas as metas, todo o processo de coaching dá o apoio necessário para o indivíduo se desenvolver, assegurando que seus objetivos sejam relevantes para o suporte do desenvolvimento e manutenção do foco”, explica Alda Colombo, ao fazer uma analogia com a frase famosa de Walt Disney: “Se você pode sonhar, você pode fazer”. Para que isto aconteça, o coach é o facilitador/treinador do processo de coaching, e o coachee é o cliente. “O coach ajuda o indivíduo a desenterrar talentos e ressuscitar sonhos, superando os obstáculos e despertando potenciais já esquecidos”, acrescenta a consultora. Com essa melhor visão sobre si,  o coachee será capaz de descobrir o seu verdadeiro eu e criar a melhor versão dele mesmo!

 

Organizando sensações através de Espaços Multissensoriais

Na Pan Desenvolvimento Humano, também é realizado um trabalho multissensorial que, quando iniciado na infância, ajuda na organização das sensações. Trata-se de uma terapia para o desenvolvimento e melhoria das capacidades humanas e consiste na realização de atividades que fortaleçam e ampliem as conexões neurais no cérebro da criança. “Isso resulta em um maior desenvolvimento de suas competências cognitivas e psicomotoras”, esclarecem as pedagogas e psicopedagogas Ângela Regina Lemes e Joseli Quintana Tramujas.

Para a analista comercial Ana Paula Weden, de 31 anos, essa terapia foi um diferencial importante na vida familiar. “Meu filho de nove anos apresentava déficit de atenção, além de dificuldades na escola e um comportamento agressivo, mas com este trabalho multissensorial ficou bem mais tranquilo e até melhorou seu rendimento escolar”, relata Ana Paula. Ela e o marido fazem terapias paralelas, para saber lidar melhor com o problema do filho e melhorar o relacionamento em casa. “Ficamos mais pacientes, conversamos mais com ele e procuramos respirar antes de brigar por qualquer coisa”, completa.

Os benefícios da estimulação multissensorial aceleram o aprendizado e permitem que a criança viva e explore o mundo exterior e interior. Esse trabalho apresenta também ótimos resultados com pessoas portadoras de autismo, cujo diagnóstico é difícil, por envolver diversos fatores, fazendo com que as crianças, e até adultos, sofram durante anos por não conhecerem suas dificuldades e limitações e por serem tratados inadequadamente.

 

Reprogramando o cérebro e a vida

“Conhecer as próprias capacidades e limites é essencial para prosperar e viver feliz”, acentua Alda. Sentir-se constantemente cansado, estressado, irritado, com dores no corpo ou apresentar sintomas como pressão alta, alergia, depressão e síndrome do pânico são sinais de que algo precisa ser revisto. Será que você está utilizando da melhor forma as suas qualidades? Será que está lidando da melhor forma com as suas limitações?

“Como seres humanos, todos somos iguais. Porém, cada um tem suas próprias características, que precisam ser descobertas e valorizadas para se ter uma vida mais saudável, mais equilibrada, mais próspera e mais feliz”, finaliza a terapeuta.

Para o analista técnico Cássio Vinícios de Almeida, de 22 anos, o autoconhecimento trouxe mais autoconfiança e determinação. “Eu era muito tímido e inseguro para fazer as minhas escolhas e tomar decisões. A partir do momento em que passei a me conhecer melhor, tudo ficou mais fácil. Hoje me sinto muito mais tranquilo, confiante e feliz”, ressalta.

O mesmo sentimento obteve a empresária Fabíola Marinho, de 33 anos, ao participar dos treinamentos da PAN DESENVOLVIMENTO HUMANO. “Pude perceber que posso ir longe com meus sonhos e que tenho força para realizá-los. Hoje, sinto que me basto, que não dependo de ninguém para ser feliz, pois consegui perceber que estando bem comigo mesma, posso realizar coisas sozinha”, relata. “Descobri que sempre é tempo de recomeçar. Estava me sentindo perdida profissionalmente, mas hoje sei bem o que eu quero e cada dia realizo mais atividades que me preenchem”, completa a jovem.

 

Diferenciais para o desenvolvimento humano

Fundada em 2001, a Pan Desenvolvimento Humano adota uma visão “integral” do ser humano, priorizando, em seus projetos e ações, o resgate e a realização do potencial de cada um, para a prática de uma vida melhor. Esse objetivo tem sido alcançado por meio da personalização de serviços e produtos, tais como: coaching, consultorias, palestras, cursos, treinamentos in company, workshops, fisioterapia, yoga, biodança, dança terapia, oficinas e vivências, sempre na perspectiva de impactar positivamente pessoas e grupos em suas demandas de ordem física, psíquica, pessoal e profissional.

A Sala Snoezelen, um espaço diferenciado, acolhedor, seguro, alegre e relaxante, que envolve o cliente com o estímulo de luzes, cores, músicas, aromas, sabores e texturas, dando suporte para o processo de recuperação e crescimento pessoal, é também um dos diferenciais da Pan Desenvolvimento. “Além disso, contamos com equipes e parceiros altamente preparados e qualificados nos diversos campos do conhecimento humano, com experiências de longa data em suas respectivas áreas de atuação”, completam os fundadores Alda Maria Colombo e Paulo Lemos.

 

Conheça a Biodança e o Kundalini Yoga

A biodança é um sistema de integração e desenvolvimento humano, com a vivência de pensar, sentir e agir de modo integrado e coerente. “A biodança estimula a capacidade afetiva e relacional, aumenta a energia vital e a disposição para o agir, estimula a criatividade, promove a saúde existencial e possibilita chegarmos mais perto do que somos e do que queremos”, afirma a pedagoga e facilitadora de Biodança Wanderléia Aparecida Coelho.

Kundalini Yoga é uma tecnologia que aplica práticas de exercícios, respirações e meditações como ferramentas para mudar  condicionamentos e padrões negativos. Com a prática regular, adquire-se uma mente mais focada, tonicidade muscular, flexibilidade e equilíbrio mental e emocional para atuar no dia a dia com mais eficiência e saúde.

+ Saiba mais