Bem Estar

Exercício inteligente e resultados surpreendentes

Conheça o método que transforma seu condicionamento físico, sua disposição, sua consciência corporal e até mesmo seu estilo de vida

exercicio-inteligente-e-resultados-surpreendentes+studio-c

Pessoas no mundo todo usufruem dos inúmeros benefícios do Pilates. Ele é um poderoso aliado na busca por um corpo mais leve e saudável. Seja para melhorar o condicionamento do corpo, revitalizar, ganhar força, flexibilidade, resistência muscular, alinhar a postura e trabalhar intensamente a concentração e respiração, o método é eficaz. Também alivia o estresse, otimiza a atuação esportiva e colabora no desempenho sexual.

A prática pode até não ser uma campeã na queima de calorias, mas ajuda quem quer perder peso de um jeito saudável e inteligente, principalmente quando realizada em conjunto com reeducação alimentar e caminhadas. Segundo a fisioterapeuta Cristiane Balestrin, responsável pelo Studio C Pilates, a técnica substitui a gordura corporal por massa magra, tonifica e modela o corpo, acelera o metabolismo, corrige a postura, alongando a silhueta, e ainda eleva a autoestima, o que diminui a ansiedade e a vontade de comer fora de hora.

 

Gestação saudável com Pilates

Durante a gravidez, as mulheres passam por um processo de modificação hormonal, emocional, muscular e postural. Mexer o corpo durante essa fase é garantia de benefícios para a mãe e para o bebê. O Pilates está entre as modalidades recomendadas para esse período. Combinar exercícios de respiração, força e alongamento é o ideal para atravessar a gravidez com tranquilidade e saúde. A fisioterapeuta Gabriela Bossle, habilitada no método, explica que o objetivo principal é preparar a gestante para as mudanças emocionais e físicas, como ganho de peso, desvios na postura, fadiga, inchaço e dores nas costas.

Pode-se praticar a partir do terceiro mês até o final da gestação, pois é uma atividade de baixo impacto que fortalece toda a musculatura da cintura pélvica, que dá sustentação ao centro do corpo. A administradora Karine Costa, de 33 anos, que está na sua primeira gestação, comprova: “Como minha gravidez é de risco, a obstetra me recomendou o Pilates. Foi me fazendo tão bem que mesmo quando entrei no nono mês não quis parar. As dores nas costas desapareceram, o cansaço foi embora, minha respiração ficou excelente e até a parte emocional melhorou”, avalia a gestante. “Depois da aula, me sinto mais disposta”, conta Karine, que já adianta: “depois do parto, quero voltar logo. É um exercício para a vida inteira”, conclui.

Medidas reduzidas e músculos fortalecidos

O Pilates utiliza seis princípios: alinhamento, respiração, concentração, controle de centro, eficiência e fluência de movimento. Cristiane salienta que ele possui uma ampla gama de exercícios, com graus de dificuldades variados, que evoluem conforme o desempenho do praticante. É recomendado para todas as idades a partir dos nove anos.

A funcionária pública Beatrice Mello de Macedo Wendling, de 30 anos, começou há um ano e não parou mais. “Com o Pilates, aprendi a conhecer o meu corpo. Até então, nem sabia que tinha uma perna mais alongada que a outra, um lado do corpo com mais força e disposição que o outro… Ganhei consciência corporal e não tenho mais dor na lombar”, avalia.

Outra grande diferença que Beatrice notou foi nas medidas e na definição muscular. “Meu quadril e coxa diminuíram e os músculos da minha perna estão ficando bem definidos, mas de uma forma diferente da musculação. Lá, parecia que a perna definia e aumentava, no Pilates diminui mas define mais, fica mais delicado e feminino. Não troco por nada, pois a atenção do professor está focada ao resultado que queremos e nunca é repetitivo”, conta.

A competência do profissional é o requisito básico para que os praticantes alcancem os seus objetivos e não ponham em risco a sua saúde. O Studio C Pilates conta com uma equipe de fisioterapeutas especializada no método, que busca personalizar os exercícios de acordo com as necessidades de cada praticante.

+ Saiba mais