Fisioterapia Neurofuncional

Evitando a progressão das doenças neuromusculares

Aparelhos de última geração permitem mais bem-estar a pessoas com fraqueza muscular e outras limitações

evitando-a-progressao-das-doencas-neuromusculares casa-do-oxigenio

Fraqueza muscular, dificuldade para caminhar, dificuldade para engolir alimentos, visão dupla, flacidez muscular excessiva, atrofia (perda do volume) muscular, intolerância ou dificuldades em fazer exercícios físicos são os principais sintomas das doenças neuromusculares. De modo geral, elas são caracterizadas pela fraqueza muscular generalizada envolvendo membros superiores e/ou inferiores, músculos da orofaringe e da respiração, acarretando dificuldades para engolir, falar e principalmente respirar. Ou seja, a saúde destes pacientes fica altamente comprometida, caso não haja o tratamento e o suporte adequado.

“As doenças neuromusculares podem ser causadas por alterações dos músculos, dos nervos periféricos, da junção músculo-nervo ou dos neurônios motores da medula espinhal”, explica a fisioterapeuta da área respiratória Dra. Melissa Dechamp da Silva, que atua na Casa do Oxigênio, em Curitiba. Segundo ela, estas doenças ocorrem, na sua maioria, por alterações genéticas hereditárias, embora possam ocorrer casos esporádicos. “Apesar da incapacidade física, os pacientes com doenças neuromusculares mantêm íntegros o raciocínio e a emotividade, percebendo tudo que acontece à sua volta”, acrescenta.

A fraqueza, quando é originária de doença neuromuscular, pode trazer problemas de locomoção, dificuldade para segurar objetos com as mãos, quedas frequentes, dificuldades para pentear os cabelos, entre outras limitações que restringem as atividades diárias, tornando os pacientes dependentes do atendimento de outras pessoas.

O tratamento de um paciente com doença neuromuscular, obrigatoriamente, inclui técnicas e aparelhos que visam reestabelecer uma adequada renovação do ar pulmonar, o que não envolve necessariamente o uso de oxigênio. Por isso, torna-se imprescindível o atendimento de uma equipe qualificada que dê o suporte deste serviço, trazendo segurança ao tratamento. “Disponibilizamos não só a venda, mas também a locação destes aparelhos, e fornecemos uma assistência técnica e suporte sempre que necessário”, informa a fisioterapeuta.

Para o menino Gabriel Franco Macedo, de 12 anos, que possui uma doença degenerativa rara (adrenoleucodistrofia), a utilização de alguns destes aparelhos é crucial para sua sobrevivência. “Desde que o Gabriel apresentou a doença, aos sete anos de idade, ele depende destes aparelhos para viver com mais qualidade”, afirma a mãe, Linda Franco. O mesmo acontece com Pablo Henrique Alves, de 11 anos, que contraiu uma meningite viral aos dois anos e 11 meses de vida, necessitando de aparelhos para viver. “Ele só está, hoje, entre nós, graças à eficácia destes aparelhos”, destaca a mãe, Neusa Poliano.

 

Retardando a queda da capacidade funcional

De acordo com a Dra. Melissa, a progressão da doença inclui inicialmente disfunção respiratória no período noturno, com redução da ventilação pulmonar (que se agrava durante o sono) também decorrente da presença de apneia obstrutiva do sono, variando desde sintomas sutis até a presença de despertares noturnos, sono agitado, fadiga, sonolência, cefaleia matinal, ansiedade e depressão. “Estudos recentes demonstram que a ventilação com auxílio de ventiladores volumétricos Bilevel não apenas retarda a queda da capacidade funcional, como pode retardar ou impedir a progressão da insuficiência respiratória, melhorando a qualidade e expectativa de vida do seu usuário”, destaca a especialista.

Dê atenção a sua qualidade de vida: busque um especialista e procure instruções em uma empresa que ofereça suporte profissional.

 

Alguns equipamentos que a Casa do Oxigênio disponibiliza para venda ou locação: Cpap’s, Bipap’s, oxímetros de pulso, respiradores, concentradores de oxigênio, oxigênio medicinal, entre outros.

+ Saiba mais