Podoposturologia

Equilíbrio sob os pés

Palmilhas especiais corrigem a postura e aliviam dores nas costas, pernas, joelhos e quadris

equilibrio-sob-os-pes+afonso-salgado

Você já parou para pensar na importância dos nossos pés? Eles literalmente nos “levam” pela vida, carregam sozinhos o peso de cada passo. E é justamente neles que pode estar a chave para se livrar de does nas costas, pernas, quadris e nos próprios pés. O fisioterapeuta Dr. Afonso Salgado chama a atenção para um método que nasceu na França com o objetivo de corrigir desequilíbrios corporais: a podoposturologia, uma reprogramação postural.

Na prática, o método tem entre os granes aliados o uso de palmilhas mecânicas, posturais, moldadas no próprio pé para atender às necessidades específicas de cada pessoa. Elas podem tanto reduzir impactos em atletas de alto nível, quanto corrigir desvios em quem enfrenta dores constantes. “Para aqueles que praticam esportes, ela é como um “sanduíche“ que absorve impactos. Já para a postura, a  palmilha é confeccionada com materiais que mantém a pessoa dentro de um novo centro de gravidade, corrigindo as deformidades”, detalha Dr. Salgado.

O médico aponta que a alta performance do produto foi reconhecida por atletas internacionais. Nas duas edições da apresentação do Cirque du Soleil no Brasil, os atletas solicitaram a confecção das palmilhas. “Elas tiveram origem na França, o circo é canadense, e eles são atletas de alto nível. Tudo se encaixa. As palmilhas amortecem impactos e reduzem as dores”, destaca.

O estudo da podoposturologia vai além do posicionamento dos pés, analisando os olhos, ouvidos e oclusão dentária, entradas sensoriais do nosso corpo e responsáveis pelo equilíbrio dele. “Precisamos avaliar todo o conjunto”, completa o médico.

As palmilhas têm grande eficiência em quem sente dores e passa grande parte do tempo em pé. Como é o caso da professora e coordenadora pedagógica Marli Piroga Lachner, de 47 anos. “Estava com muitas dores nas costas e não descobria o motivo. Fui à clínica e confeccionaram uma palmilha exclusiva para mim. Depois que comecei a usá-la, as dores reduziram em até 80%”, comemora. Marli lembra que sempre foi ativa, corria, andava de bicicleta e praticava pilates, atividades que precisou abandonar por conta das dores. “Agora já voltei a andar de bicicleta e caminhar rápido. Só a corrida que ainda não”, afirma.

Feliz em se livrar das dores constantes, ela confessa que no início não acreditou na podoposturologia. “Comecei achando que não ia melhorar, fui de teimosa mesmo.Mas daí comecei a sentir melhora e não larguei mais. Foi uma bênção”.

Quem também se livrou das dores foi o representante comercial Mário Fuganti, de 56 anos. Após duas cirurgias no joelho direito, ele teve artrose e a perna começou a forçar para fora. “Isso desgastou o menisco e a cartilagem, aí comecei a utilizar a palmilha para aliviar a pressão. Estou usando há dois meses e já melhorou bastante”, declara.

Mário lembra que antes o equilíbrio do corpo estava concentrado na ponta dos dedos e, consequentemente, o calcanhar não ajudava no apoio do peso corporal. Com as palmilhas, ele está conseguindo se reequilibrar. “Acho muito interessante. Ao melhorar a pisada, com certeza melhora a sua postura também”. Paciente nota 10, o representante comercial diz que não descuida da postura. “Faço tudo o que os especialistas pedem e uso a palmilha todos os dias. Também comecei a fazer pilates para o fortalecimento do joelho”, ressalta.

Dr. Afonso Salgado explica que a podoposturologia envolve um processo com a correção partindo do início das alterações, para que as compensações que o organismo gerou se normalizem sozinhas, assim como iniciaram. Sem contraindicações, as palmilhas podem ser úteis inclusive para as crianças. Para quem tem pé chato, por exemplo, elas podem ser usadas entre 6 e 10 anos. “São colocados elementos embaixo do ventre do pé e ele estimula os flexores plantares, que contraem o pé.  Dessa forma, o pé passa a ter a anatomia ideal”, conclui o especialista.

+ Saiba mais