Enxergue a vida com toda perfeição
As tecnologias empregadas nos tratamentos das doenças oculares garantem visão plena em todas as fases de nossa vida
As tecnologias empregadas nos tratamentos das doenças oculares, sejam na confecção de lentes, nos óculos ou mesmo nas modernas técnicas e recursos cirúrgicos, garantem visão plena em todas as fases de nossa vida.
A partir dos 40 anos, todo mundo começa a ter dificuldades em enxergar de perto. Isso significa que chegará o dia em que não conseguiremos ler com a mesma facilidade uma mensagem no celular, uma bula de remédio ou os preços dos produtos no supermercado. Realmente, quando este fenômeno natural se manifesta, começa a gerar desconfortos no dia a dia das pessoas: fica mais difícil utilizar o computador, escolher um prato no cardápio e até mesmo fazer uma ligação telefônica, sem um esforço sobrenatural para focar a visão. Felizmente, os avanços são muitos, da correção com óculos, com lentes multifocais, lentes de contato, entre outros tratamentos. A oftalmologia permite hoje que a presbiopia, mais conhecida como “vista cansada”, seja corrigida até cirurgicamente, com implantes de lentes intraoculares ou cirurgias a laser, de forma rápida e segura.
“Estes avanços permitem que as soluções para a presbiopia garantam a máxima qualidade e quantidade de visão, com recursos que passam pelos óculos ou lentes de contato, até as inovações cirúrgicas, como o laser de femtosecond, o laser PresbyLasik, laser com correção por báscula (um olho para perto e outro para longe) , o implante de lentes intraoculares (LIOS), que podem corrigir a catarata e outros erros de refração, inclusive a presbiopia”, explica Dr. Artur Schmitt, oftalmologista do Hospital Barigui de Oftalmologia, que possui especialização em cirurgia refrativa no Bascom Palmer Eye Institute, da Universidade de Miami, considerado nos últimos onze anos uma das maiores referências em hospital de oftalmologia dos Estados Unidos.
Para a administradora Carmem Inez Giacomin, de 56 anos, os transtornos vindos com a presbiopia foram solucionados com a cirurgia a laser. “Como muitas vezes esquecia de carregar os óculos, acabava não conseguindo comprar o que queria, pois não enxergava a validade dos produtos, além de perder muitas outras oportunidades por não enxergar como precisava. Somente depois do laser, em que realizei o procedimento com a tecnologia de báscula, predominando o foco de um olho para perto e outro para longe, que descobri uma vida com total liberdade e independência. É maravilhoso”, comemora a paciente, que fez a primeira consulta acompanhada da mãe e da filha, que também se beneficiaram com as inovações nesta área. “Não senti nada durante a cirurgia. Valeu muito a pena, porque enxergo tudo, ganhei 100% em qualidade de vida”, destaca.
Correção da presbiopia com lentes convencionais
Você já deve ter reparado uma pessoa afastando dos olhos os objetos que deseja ler. Isso é muito comum em quem tem presbiopia. No entanto, com o passar do tempo, essa dificuldade vai aumentando e esse recurso, de afastar os objetos, já não é suficiente, tornando indispensável o uso de óculos para leitura ou lentes de contato especiais. Os óculos são, tradicionalmente, a forma mais comum para a correção da presbiopia, na qual se utiliza a graduação somente para perto ou associada com a correção para longe, quando necessário (lente bifocal, multifocal).
Já as lentes de contato, semelhantes aos óculos, podem manter um foco de visão (monofocal), dois focos (bifocal) e múltiplos focos (multifocal). “Com as lentes de contato monofocais, podemos utilizar a técnica de monovisão, em que um olho recebe a lente para visão de longe e o outro para perto. Porém, não são todas as pessoas que se adaptam a essa solução. É por isso que é tão importante fazer um exame oftalmológico completo, para sabermos se o paciente é um candidato ideal para utilizar lentes ou óculos”, afirma Dr. Artur.
Procedimentos cirúrgicos a laser para correção da “vista cansada”
Para as pessoas que apresentam intolerância ao uso das lentes bifocais e multifocais, a melhor indicação tem sido a cirurgia com o emprego do Excimer Laser, com a tecnologia denominada PrebyLasik, um software específico para a correção da presbiopia que utiliza os princípios da técnica de Lasik. “Fazemos um micropolimento na córnea, de forma que sua parte central fique mais míope, o que propicia boa visão de perto e de longe para pacientes que já apresentam ‘vista cansada’ (presbiopia)”, explica o oftalmologista.
A maioria dos pacientes alcança um resultado extremamente satisfatório para a visão de perto com o PrebyLasik, libertando-se do uso de óculos. A cirurgia é feita em poucos minutos, sob anestesia tópica (colírios) e o paciente pode retornar quase que imediatamente para suas atividades normais. Na correção pela técnica de báscula, o cirurgião faz com que o olho dominante (o que predomina a visão de longe) fique com visão boa para longe e o outro com visão predominante para perto. “Para isso, deixa-se o olho não dominante com um pequeno grau de miopia e, no outro, corrige-se totalmente o erro refrativo. Desta forma, há a compensação que é assimilada pelo cérebro através do processo de neuroadaptação visual, oferecendo uma excelente visão para longe e para perto”, completa o oftalmologista.
Solução com lentes intraoculares (LIOS)
Quando os pacientes présbitas (com vista cansada) apresentam uma opacificação do cristalino (catarata), a melhor solução é o implante de lentes intraoculares, que podem também corrigir outros erros de refração, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e também a presbiopia. Atualmente, existe uma série de lentes intraoculares multifocais e acomodativas que restauram a capacidade dos pacientes em ver melhor para longe e para perto, sem a dependência dos óculos ou lentes para a maioria de suas atividades.
A dona de casa Aurora Marafon, de 76 anos, mãe da paciente Carmem, descobriu que estava com catarata depois de trocar o grau dos óculos por três vezes, achando que tinha apenas piorado a sua ‘vista cansada’. Entretanto, depois de consultar seu especialista, optou por fazer a cirurgia de catarata com implante de lentes intraoculares, que corrigiram sua presbiopia. “Nem estou acreditando que enxergo tudo sem óculos, tanto para perto quanto para longe. Agora, consigo bordar, fazer tricô, ver televisão, ler a Bíblia, enfim, enxergar o que preciso sem depender dos óculos. Melhor do que isso não existe”, salienta Aurora, realizada.
Estimulada pelos resultados da mãe e da avó, a estudante Caroline Pickert, de 23 anos, que usava óculos desde os 5 anos, também se beneficiou da cirurgia a laser para corrigir o alto grau de hipermetropia e o astigmatismo. “Agora, acordo e consigo ler uma mensagem no celular, posso ir à praia sem me preocupar com a areia. Poder enxergar livremente, sem a dependência de óculos ou lentes de contato, não tem preço”, ressalta a jovem.
Entendendo a presbiopia
Ao contrário da córnea, que é uma estrutura ocular estática, sem a capacidade de modificar sua forma, o cristalino é uma lente dinâmica, que modifica sua forma e assim permite focalizar a visão para longe, perto e meia distância. Este mecanismo é chamado de acomodação. Porém, com o processo natural de envelhecimento, o cristalino começa a falhar, perdendo a sua função de ‘zoom’ ao redor dos 40 anos. Ou seja, neste período, perdemos a capacidade de ‘acomodar’ a visão para perto, o que recebe o nome de presbiopia, popularmente conhecida como ‘vista cansada’.
Cirurgia 100% a laser com a tecnologia de femtosecond
Amplamente utilizada nos Estados Unidos, a tecnologia de femtosecond, ou femtossegundo, permite uma cirurgia 100% a laser, que pode ser utilizada em vários procedimentos oculares diferentes, como a técnica de Lasik (incluindo a PrebyLasik), implante do Anel de Ferrara (para tratamento de ceratocone) e transplantes de córnea, o que permite uma cicatrização mais rápida e a melhor recuperação do paciente. Com o auxílio desta nova tecnologia, o procedimento é totalmente monitorado por computador, garantindo maior segurança ao paciente, melhores resultados de visão e melhor previsibilidade de resultados.