Bem Estar

Entre no eixo da cabeça aos pés

O Rolfing® é uma opção para pacientes que querem tratar a tensão emocional ou muscular

Correr contra o tempo para dar conta de todas as atividades diárias já não é novidade pra ninguém. As horas passam e a gente nem vê. A consequência dessa correria toda é estresse, cansaço e aquelas insistentes dores no pescoço ou nas costas. É aí que mora o problema. Se as dores persistirem, é hora de procurar ajuda para evitar que se agravem.

Foi o que aconteceu com o engenheiro mecânico Antonio Carlos Severiano, de 48 anos, que sofreu as consequências do estresse e das dores físicas durante 10 anos. “Sentia muitas dores na cabeça, pescoço e ombros, vivia estressado, irritado e dormia mal”, declara. O paciente já havia consultado especialista em coluna, médico homeopata e massagista. Fez uso de medicamentos, mas nada resolvia o seu pro-blema. “Os remédios aumentavam a pressão arterial, o que não era recomendado para pessoas na minha faixa etária, e não obtive resultado com outras terapias”, resume o engenheiro.

Só depois de consultar um dentista, especialista em biocibernética bucal, que descobriu as causas e recomendou o uso de aparelho e de sessões de Rolfing® para relaxar e realinhar o corpo, que o engenheiro voltou a ter uma vida normal. “Só fui descobrir depois de muitos anos que minhas dores eram decorrentes de maus hábitos posturais e do bruxismo. Com as sessões de Rolfing®, minha coluna voltou ao normal rapidamente, as dores e a irritabilidade desapareceram, estou mais disposto, mais tranquilo e até o convívio familiar melhorou muito. Resgatei minha qualidade de vida e hoje não carrego nada do peso que costumava carregar quatro anos atrás”, comemora.

Maus hábitos posturais, disfunções da articulação temporomandibular (ATM) e o bruxismo podem também estar relacionados ao estresse do dia a dia. Na maioria dos casos, os pacientes que detectam tais caracte-rísticas e, consequentemente, apresentam dores corporais diversas, obtêm ótimos resultados quando são submetidos a sessões de Rolfing® – uma terapia corporal que tem por objetivo levar o corpo a uma condição mais equilibrada e harmoniosa de postura e movimento.

 

“No caso do bruxismo e disfunções da ATM, a mani-pulação intrabucal é fundamental para um resultado positivo do tratamento, pois atinge os músculos fundamentais da mastigação e da articulação mandibular”,
explica a rolfista.

Graça Vilas Boas é certificada pelo Rolf Institute dos Estados Unidos, com especializações em psicologia do corpo e dança contemporânea. Graça conta que recebe muitos pacientes encaminhados por dentistas para complementar o tratamento do bruxismo e de disfunções da ATM. “Este método trabalha a ansiedade, a tensão emocional e muscular, dificuldades respiratórias que geram ronco e apneia, enfim, diversos sintomas adquiridos desde a infância e que podem ser amenizados e até eliminados com a técnica”, completa a especialista.

O mesmo resultado obteve a pedagoga Irecilse Drongek, de 44 anos. “Sentia muita dor nos ombros e tinha sérias crises na cervical, a ponto de amortecer todo o braço esquerdo. Cheguei a fazer dez sessões de fisioterapia, sem resultado, mas com apenas sete sessões de Rolfing® o amortecimento deixou de ser total e ficou levemente na ponta dos dedos. Estou tão disposta que voltei a fazer exercícios físicos, minha produtividade no trabalho aumentou e emocionalmente aprendi a lidar melhor com os sentimentos”, afirma a pedagoga.

Em síntese, Rol-fing® é um método eficaz para todas as tensões corporais, que permite à pessoa ampliar a percepção de si para mover-se de maneira mais natural, econômica e eficiente.  “Ele trabalha a bioenergética do corpo, promovendo um equilíbrio corporal do paciente. Na primeira sessão, o paciente já se sente aliviado”, conclui a rolfista Graça Vilas Boas.

 

Equilíbrio corporal

Rolfing® é um método de trabalho corporal baseado na integração estrutural do corpo, desenvolvido na década de 50 pela Dra. Ida Pauline Rolf, do Instituto Rockfeller de Nova York. Através de toques altamente especializados, profundos e precisos, e educação do movimento, o profissional de Rolfing® elimina as tensões e encurtamentos musculares que causam as dores, alteram a postura e dificultam os movimentos. “Rolfing® não é uma atividade física, tampouco uma massagem, é um tratamento, um processo de reequilíbrio do corpo que possibilita à pessoa descobrir modos mais eficientes nas suas atividades práticas do dia a dia”, afirma a especialista.

Pessoas de todas as idades buscam o Rol-fing® por problemas de dores crônicas no pescoço, costas, dificuldade de movimento  e má postura. Outros procuram melhorar sua aparência, seu desempenho, seja ele esportivo, na dança ou em um instrumento musical. A dona de casa Maria Edna Musumeci, de 64 anos, dependia de anti-inflamatórios e relaxantes musculares para não sentir as dores decorrentes de suas fibromialgias. “Sentia dores nos pés, tornozelos, joelhos, coluna cervical, cabeça e até meus cotovelos ficavam inchados. A partir da terceira sessão de Rolfing®, as dores foram sumindo, e até uma protuberância que tinha abaixo da nuca (corcunda) desapareceu. Minha disposição melhorou, voltei a fazer o meu tricot, sinto-me equilibrada física e emocionalmente. Uma libertação”, comemora a paciente.

 

Acompanhamento multidisciplinar no tratamento do bruxismo

Embora o bruxismo seja um hábito inconsciente para muitas pessoas, o primeiro passo é detectar o problema. Por isso, quando alguém comentar que você range os dentes enquanto dorme está na hora de procurar ajuda. Esta medida pode salvar os seus dentes, que vão ficando desgastados e podem até ter o esmalte e a raiz trincados se você continuar raspando as superfícies dos dentes superiores contra os inferiores. “É fundamental que o paciente seja diagnosticado por um profissional habilitado e que tenha um acompanhamento multidisciplinar, envolvendo dentista, psicólogo e outros profissionais da área da saúde”, explica a rolfista.

+ Saiba mais