Avanços da Medicina

Emagrecimento saudável: É preciso mudar

emagrecimento-saudave-e-preciso-mudar+clinica-paris

Vivemos em um mundo no qual a imagem diz mais que mil palavras. Portanto, quilos a mais são prejudiciais não apenas à saúde, mas também aos relacionamentos, projetos e conquistas profissionais.

O Dr. Danny César Jumes, especialista em Nutrologia, membro titular do International Colleges for the Advancement of Nutrition e membro da Associação Brasileira de Nutrologia, conhece bem as dificuldades de quem batalha contra o peso. “Só tem êxito quem conquista, de fato, uma mudança no estilo de vida. Essa é a chave para o emagrecimento saudável, e só é possível com acompanhamento multidisciplinar e suporte médico especializado”, diz o nutrólogo.

Fazer exames e identificar o real estado de saúde são os primeiros passos para combater a obesidade e suas comorbidades. Elas vão desde as enfermidades e distúrbios metabólicos, até diabetes, cardiopatias, apneia, AVCs, depressão e até câncer.

As sequelas de um sobrepeso prolongado podem ser percebidas nas mais diversas atividades do dia a dia. Além de prejudicar a mobilidade, o sobrepeso é uma doença que isola, prejudica os relacionamentos e interfere também no trabalho.

Emagrecer com saúde

“As pessoas fazem de tudo para emagrecer. Apelam para dietas malucas, buscam tratamentos medicamentosos, cirurgias, e acabam emagrecendo, mas por pouco tempo. Uma parcela considerável volta a engordar, e ganha ainda mais peso do que perdeu”, alerta Dr. Danny César. Resultado? Emagrecer fica cada vez mais difícil. Por isso, o suporte clínico e o acompanhamento especializado, inclusive de psicólogos, tem se mostrado efetivo na perda de peso saudável e estável.

Segundo o especialista, um novo estilo de vida deve ser absorvido pelo paciente para que as conquistas sejam duradouras. Alimentação mais saudável, prática regular de exercícios e acompanhamento médico devem continuar pela vida toda, mesmo após o programa de emagrecimento.

“O principal tratamento para a obesidade é uma adequação da dieta e a prática de exercício físico. Mas, para que essa perda de peso seja efetiva, devemos desintoxicar e ativar o metabolismo, para revitalizá-lo”, lembra o Dr. Danny.

 

Aproveite e avalie como está seu IMC: (Indice de Massa Corporal)

IMC = Peso(kg)/Altura(m)²

Resultado = __________

Se for abaixo de 18,5, você está abaixo do peso. Entre 18,5 e 24,9,  peso normal. Entre  25,0 e 29,9, sobrepeso. De 30,0 a 34,9 obesidade alta – Grau I, 35,0 e 39,9, obesidade muito alta – Grau II e acima de 40,0, obesidade extrema – Grau III, mais conhecida como obesidade mórbida.

+ Saiba mais