Avanços da Medicina

Emagrecer com saúde

Suplementos nutricionais aliados à reeducação alimentar e exercícios físicos promovem perda de peso e o bom funcionamento o organismo

emagrecer-com-saude+giane-galvao
É com uma visão diferenciada de tratamento que a Nutrologia & Nutrição Clínicas Médicas desenvolve o seu programa de emagrecimento saudável. O método é baseado na desintoxicação e vitalização do organismo e tem como resultado a boa forma, o bem-estar e a promoção da qualidade de vida.
“Por trás de todo sobrepeso estão os distúrbios gastrointestinais”, alerta Dra. Giane Galvão, médica especialista em nutrologia. Segundo ela, a disbiose – desequilíbrio da flora bacteriana intestinal causado por parasitoses crônicas de diversas classes de microorganismos – dificulta a absorção de nutrientes, ocasionando déficits nutricionais importantes. São essas carências de vitaminas, minerais e aminoácidos que resultam em baixa queima calórica. “A deficiência de nutrientes contribui para a perda de massa magra (ossos e músculos) e ganho de massa gorda, acelerando os processos de envelhecimento precoce, sobrepeso e obesidade”, explica a nutróloga.
Entre os sintomas mais comuns desses distúrbios, além do ganho de peso, estão o aumento de apetite, as compulsões alimentares, o cansaço, a fadiga e até alterações do humor, como depressão, ansiedade e irritabilidade. Quanto maior a quantidade de gordura no organismo, maior é a capacidade de acumular toxinas no tecido adiposo. “As pessoas engordam e acabam procurando tratamentos que não vão acabar com o problema definitivamente, pois não focam a desintoxicação”, ressalta a especialista. O ideal é um tratamento que não atue tentando inibir o apetite, mas sim tratando o sistema gastrointestinal. “O emagrecimento saudável é o que se baseia na desintoxicação e vitalização do organismo, tendo como aliadas a reeducação alimentar e a atividade física”, resume a médica.
Desintoxicação e vitalização
Com uma duração padrão de 10 semanas, que resulta na perda de 5 a 10 quilos em média, o tratamento é composto de manipulações individualizadas contendo fitoterápicos acrescidos de vitaminas,  minerais, aminoácidos e antimicrobianos aliados a uma aplicação semanal de suplementação nutricional endovenosa e intramuscular. “Os antimicrobianos, seguidos dos lactobacilos e FOS (frutooligossacarídeos), equilibram o ecossistema intestinal, enquanto os fitoterápicos ativam a função hepática e o trânsito intestinal”, completa Dra. Giane Galvão. Ambos atuam basicamente na desintoxicação, enquanto as suplementações nutricionais endovenosas e intramusculares, compostas de micronutrientes, promovem a vitalização orgânica de forma imediata.
Este tratamento é isento de anorexígenos, anfetaminas, benzodiazepínicos e outras drogas que são comumente chamadas de “boletas” e inibem o apetite. “O uso crônico dessas drogas é altamente prejudicial, pois além de provocar distúrbios do humor, vicia o organismo e agrava as carências nutricionais. É o caso de pessoas que emagrecem 5kg e engordam 10kg quando param de tomá-las”, adverte a nutróloga.
A professora Eliana Aparecida Freitas Machado, de 37 anos, é um exemplo da eficácia do tratamento por meio da nutrologia. A paciente sofria de forte depressão há seis anos, tendo engordado 20kg progressivamente ao fazer uso de “boletas para emagrecer, além dos psicotrópicos”. Ao iniciar o tratamento com a nutróloga, descobriu, por meio de uma série de exames, que apresentava excesso de ferro no organismo, gastrite pela H.pylori, candidíase intestinal e colesterol alto. Hoje, depois de dez semanas de tratamento, Eliana já perdeu 10kg, está mais disposta e sente-se renovada. “Já reduzi a medicação para depressão, e o mais importante é que já emagreci, minha dor de cabeça acabou e até voltei a sonhar com novos  projetos de vida”, comemora. Eliana iniciou o tratamento com a nutróloga estimulada por sua irmã, a auxiliar de enfermagem Sandra do Rocio Freitas Zonato, 33 anos, que também foi tratada na clínica, obtendo ótimos resultados com o tratamento de desintoxicação e reeducação alimentar, com ênfase na boa hidratação (de 2 a 3 litros de água/dia), bem como a prática de exercícios físicos. Hoje, Sandra está cursando a universidade de enfermagem e faz parte da equipe da clínica.
O sucesso da N&N Clínicas Médicas se deve ao conjunto de procedimentos padronizados pela clínica, que se inicia com a avaliação, diagnóstico e métodos terapêuticos de suplementação nutricional para a modulação e estimulação das funções orgânicas, além do acompanhamento individualizado, objetivando o desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis. Atualmente, a clínica utiliza as orientações nutricionais e de prática de saúde da Harvard Medical School – EUA, que contêm as novas diretrizes com fundamentação científica para hábitos de vida saudáveis, e agrega a elas alguns conceitos de estudos práticos, como a combinação dos alimentos para alcalinização do sangue, cuidados com os índices glicêmicos dos alimentos, melhores alimentos de acordo com tipo sanguíneo, cronodietologia (consumir os alimentos na hora apropriada), nutrição funcional (alimentos que promovem a saúde), e o estimulo ao consumo de alimentos orgânicos. Apesar de ser reconhecida a função multifacetada que o alimento desempenha em nossa vida cultural, social e emocional, e sabemos que não é possível seguir um conjunto perfeito de diretrizes nutricionais, mas o objetivo da N&N é transmitir através dos conhecimentos científicos atuais as melhores opções para prevenção de doenças, manutenção da saúde, bem-estar e principalmente da qualidade de vida.
Pesquisas científicas e a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que mais de 50% das causas das doenças estão relacionadas aos hábitos perniciosos do nosso dia-a-dia, o que significa que há uma grande possibilidade de evitarmos o adoecimento e promovermos a cura. Cabe a cada um decidir seu estilo de vida, saudável ou não. “Algumas vezes cometemos lapsos, que são perdoados, mas quando nos tornamos relapsos, com repetição do padrão antigo, é importante o apoio psicológico para reforçar a caminhada na nova direção”, enfatiza o psicólogo Marco Hernandes.
A nova pirâmide de prática de saúde de Harvard, na sua base, indica a necessidade de adoção de atividade física diária. Com isso, promovemos toda uma alteração fisiológica e emocional, nos levando a sensações muito agradáveis, favorecendo a auto-estima e o sucesso do tratamento. Alguns sintomas apresentados, como  aumento do apetite, compulsões alimentares,  cansaço, fadiga e até alterações de humor, como depressão, ansiedade e irritabilidade, vão sendo eliminados. Ter e viver um estilo de vida saudável não requer mudanças radicais, pois podemos prosseguir tranqüilamente nesta transformação, mesmo com uma agenda cheia.
Através do conhecimento, muitas pessoas se motivam e iniciam mudanças significativas de comportamento e estilo de vida. “A questão é que, para se alcançar resultados, é preciso aliar a este conhecimento o comprometimento com atitudes que minimizam a ansiedade e o estresse”, ressalta Marco Aurélio Hernandes, psicólogo que atua na N&N Clínicas Médicas atendendo pacientes que precisam de incentivo e apoio psicológico para realizar esta mudança.
Por que, então, não dar o primeiro passo? E quando a mudança de hábitos parece quase impossível? “É preciso ter coragem para seguirmos rumo ao nossos desejos. Estar saudável é uma conquista diária. Criar novos hábitos e excluir outros é um processo dinâmico, que nos leva a uma efetiva qualidade de vida”, finaliza o psicólogo.
+ Saiba mais