Avanços da Medicina

É preciso ser regrado

Tratamento personalizado ajuda a reduzir os índices de gordura do corpo e dar adeus ao efeito sanfona

e-preciso-ser-regrado+napes
O estilo de vida do mundo globalizado, com pesadas jornadas de trabalho e falta de tempo para alimentação adequada, tem cobrado seu preço: estima-se que o excesso de peso já seja, no Brasil, um problema mais grave do que a fome. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 70 milhões de brasileiros estão acima do peso ideal, sendo 18 milhões obesos. O problema também tem se disseminado como epidemia entre crianças: nessa faixa etária, a obesidade aumentou 240% nas duas últimas décadas. Além disso, o excesso de peso contribui, e muito, para doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, entre outros problemas.
Foi justamente por conta da saúde prejudicada que o gerente comercial Wagner Castilho resolveu procurar ajuda. “Já havia tentado tomar remédios e fazer dietas malucas sem sucesso. Perdia peso rápido, mas recuperava tudo em pouco tempo”, diz. Para conseguir uma vida mais saudável, o tratamento aliado a reeducação alimentar e uma rotina de exercícios regulares foram as únicas soluções. Desde que buscou a orientação com o Dr. Marco Aranha do NAPES – Núcleo Avançado de Performance, Estética e Saúde, há seis meses, perdeu 20 quilos e reduziu seu percentual de gordura de 34% para 12%. “Na vida tudo é treino, mudei meus hábitos, passei a comer menos, fazer mais refeições e ser regrado. Além de perder peso, minha qualidade de vida melhorou muito, me sinto mais disposto e com energia”, conta ele.  De quebra, Castilho conseguiu levar boa parte da família para a clínica. “Minha esposa e minha sogra também começaram o tratamento e perderam bastante peso. O que queremos é ter qualidade de vida e saúde”.
O que faz diferença é que, antes do paciente se submeter aos medicamentos, suplementos, a uma rotina de exercícios e dieta personalizada, é realizado um check-up completo, com taxas de gordura,  hormônios, nível de colesterol e resistência física. “Com base nisso, montamos todo um programa, para que a pessoa emagreça saudavelmente, reduza o colesterol e os níveis de glicemia”, explica o médico e criador do espaço, Marco Aranha. Mas ele alerta que não existe uma fórmula mágica. “Tem que seguir o tratamento à risca e ter força de vontade. O que fazemos aqui é incentivar, estimular e orientar”.
Para o empresário e atleta Ricardo Nicolau, que também procurou o tratamento no Napes, o importante é dar o primeiro passo. “Em um mês me adaptei à nova rotina. Estava me sentindo muito mal com o excesso de peso”. Os 16 quilos a mais estavam comprometendo as competições de motovelocidade, esporte do qual ele é campeão paranaense. “Aumentei minha massa magra e minha resistência física. Meu objetivo agora é manter o peso e a performance nas provas. Estou muito satisfeito com o resultado”.
Sortuda
Enquanto muitos lutam para perder os quilos a mais, a consultora de negócios Crislaine Vargas se achava magra demais e queria ganhar massa muscular. Já malhava em academia, mas não sentia os resultados. “Meu noivo indicou o Napes e também comecei o tratamento. Além de seguir as refeições de três em três horas religiosamente, treino todos os dias”. Na clínica, os pacientes são acompanhados por um personal trainer, que faz a orientação dos exercícios físicos conforme a necessidade de cada um. “A qualidade do treino melhorou muito. Ganhei 10 quilos e nem me preocupei mais com problemas estéticos, até as celulites sumiram”, conta a consultora.
+ Saiba mais