Apneia Ronco

Distúrbios do sono prejudicam o trabalho

Diminuição dos reflexos e dificulfdade de concentração estão entre as consequências do problema

disturbios-do-sono-prejudicam-o-trabalho+marcello-brasil
Noites mal dormidas resultavam em dias de trabalho improdutivos e bastante desgastantes para o operador multifuncional Getúlio Vargas. Sem saber o que causava o problema, procurou alguns tratamentos até descobrir que apresentava distúrbios do sono – uma doença que afeta cerca de 4% da população adulta e quase metade dos homens acima dos 50 anos.
O ronco e a síndrome da apneia obstrutiva são os principais distúrbios do sono. A apneia, que geralmente vem acompanhada de ronco, é uma parada respiratória que acontece enquanto a pessoa está dormindo e que dura períodos de 10 segundos ou mais. “Os músculos da garganta relaxam durante o sono e bloqueiam totalmente a passagem de ar, então acontecem as apneias”, explica o Dr. Marcello Tamura S. Brasil, cirurgião dentista graduado pela American Academy of Sleep Disorder dos EUA e membro da Sociedade Brasileira do Sono.
Quem sofre com o problema tem o sono interrompido várias vezes durante a noite e não completa as cinco fases necessárias para que a pessoa acorde descansada. “O ciclo é necessário para garantir um sono restaurador”, explica Dr. Marcello.
Além de representar risco sério para a saúde, podendo causar estresse, depressão, hipertensão e doenças cardíacas, o distúrbio afeta diretamente as atividades do cotidiano, especialmente o trabalho. Como a pessoa acorda cansada, sem disposição e irritada, o trabalho é diretamente prejudicado.
A parte cognitiva também é afetada, e a dificuldade de concentração e os problemas de memória atrapalham o rendimento de quem realiza trabalhos intelectuais. Em longo prazo, a pessoa diminui consideravelmente seu desempenho e seu interesse pelo trabalho, afetando sua carreira.
De acordo com a American Academy of Sleep Disorder (Academia Americana de Distúrbios do Sono), pessoas com distúrbios do sono têm uma probabilidade sete vezes maior de sofrer um acidente de trabalho. “Quem trabalha em turnos deve tomar mais cuidado com os acidentes”, reforça o especialista.
Investigação e tratamento
Quem apresenta os sintomas dos distúrbios do sono, como sonolência diurna, irritabilidade e falta de concentração, deve procurar por um especialista para investigar o problema. Depois de uma consulta detalhada, são pedidos exames específicos, como a polissonografia, que irá avaliar a qualidade do sono.
Em casos de apneias leves e moderadas e do ronco, o tratamento realizado com o uso da placa intraoral é bastante indicado. O aparelho auxilia a respiração durante a noite, restaurando a passagem de ar e impedindo a apneia. “Cerca de 85% dos portadores de apneia do sono se adaptam ao aparelho intraoral”, explica o Dr. Marcello.

Eficiência no trabalho
Foi por perceber que seu rendimento no trabalho estava bastante afetado que o operador multifuncional Getúlio Vargas procurou o tratamento com o uso do aparelho intraoral. “Acordava cansado e trabalhava sem disposição”, lembra. Depois de um tempo de adaptação da placa, já pode perceber a melhora na qualidade do seu sono e a diferença no seu dia-a-dia. “Mesmo que eu durma pouco, acordo mais descansado e o dia de trabalho é muito melhor”, conta.
Fique atento aos principais sintomas de distúrbios do sono:
• Sonolência durante o dia
• Problemas de memória
• Falta de concentração
• Cansaço excessivo
• Estresse
• Ansiedade
• Irritabilidade
Sono x trânsito
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, em 2008, a Resolução 267/2008, que estabelece mudanças nos exames para a renovação e obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma delas é a exigência do teste de distúrbios do sono para renovação, adição e mudança para as categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (carreta). O motorista passará por um teste sobre a possibilidade de ter cochilar em oito diferentes situações. Então, terá que atribuir uma nota de 0 a 3 em relação à sonolência. Caso seja necessário, o motorista se submeterá a um exame de polissonografia.
+ Saiba mais

Artigos Relacionados