Avanços da Medicina

Diga não ao efeito sanfona

Perca peso com saúde

Tudo bem, nós sabemos que controlar o peso não é uma tarefa fácil. No Brasil, o número de pessoas adultas que estão acima do peso chega a 38 milhões. Os considerados obesos passam de 10 milhões. É um número preocupante. Fatores como sedentarismo e alimentação rica em calorias e pobre de elementos nutricionais são os maiores vilões para o ganho de peso extra no organismo. E uma das coisas que mais incomoda aqueles que querem perder peso é o famoso efeito sanfona. Ele ocorre quando o paciente perde muitos quilos rapidamente, mas volta a ganhar assim que a dieta ou a medicação acaba. Esse efeito pode trazer graves problemas à saúde.

Antigamente, a conduta de muitos médicos era indicar para os pacientes um regime severo e exercícios aeróbicos, mantendo o organismo em carência permanente de vários nutrientes. Essas atitudes fazem com que o corpo desenvolva um mecanismo de adaptação ao gasto de energia. Logo, o paciente não conseguia mais perder a massa necessária.

Porém, essa estratégia está defasada e uma nova e eficiente já está sendo utilizada por médicos e clínicas, como o Linnus Institute – Centro Avançado de Medicina. A técnica consiste em aliar o uso de medicamentos termogênicos com o suporte da medicação endovenosa. “Esses remédios fazem com que o organismo aumente a queima calórica a ponto de perder peso. Junto com uma alimentação saudável, uma dieta rigorosa e personalizada, aliada aos exercícios físicos, fazem com que o paciente perca peso de uma forma saudável, sem sentir fome e sem o efeito sanfona”, destaca a doutora Ulysséa Costa, uma das profissionais que atua no Linnus Institute.

Na prática, este método aumenta as taxas de hormônios anabólicos (que mobilizam a perda de gordura e incrementam a formação de massa muscular), levando a estabilidade do peso. “É o fim da ‘dieta da fome’ para perder peso, da queda de resistência que predispõe as doenças. Fim do aumento da flacidez, que sempre ocorria após perdas significativas de peso em curto tempo. Além disso, os pacientes não voltam a ganhar os quilos que perderam e conquistam uma vida e uma postura mais saudável”, conclui a Dra. Letícia Duarte Annetta, que também integra a equipe.

+ Saiba mais