Odontologia

Dentes fortes e saudáveis

Higiene bucal e visitas periódicas ao dentista são a melhor forma de evitar a perda dos dentes

dentes-fortes-e-saudaveis+eduardo-gurkewicz

A falta de higiene e cuidado com os dentes pode ocasionar o desenvolvimento de sérias doenças bucais. Além dos problemas mais comuns, como cáries e placa bacteriana, não escovar os dentes e deixar de frequentar o dentista periodicamente pode levar à periodontite.

A periodontite é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e idosos. Segundo o dentista Eduardo Gurkewicz, especialista em periodontia e implantes, a doença se desenvolve a partir do acúmulo de bactérias, ocasionando uma inflamação que atinge inicialmente a gengiva mas que, se não tratada, pode comprometer também o osso e as fibras que suportam o dente. “É uma doença lenta e praticamente indolor, que vai evoluindo até chegar a um momento em que é preciso extrair o dente ou ele mesmo amolece e cai”, explica o dentista.

Uma boa higiene bucal e visitas periódicas ao dentista ainda são as melhores opções para evitar o desenvolvimento da doença. Após cada refeição, deve-se gastar, em média, cinco minutos com a limpeza adequada dos dentes, língua e gengiva, com a escovação, fio dental e antisséptico bucal. “Prevenção não é só ir ao dentista quando dói, isso é tratamento. Quando se vai pelo menos uma vez por ano ao dentista, essa doença não se desenvolve porque dá tempo de cuidar, limpar e tratar. O ideal é se consultar pelo menos duas vezes ao ano”, ressalta Gurkewicz.

 

Tratamento

O desenvolvimento da periodontite é lento e os sintomas podem aparecer só no estágio avançado da doença. Segundo Gurkewicz, entre o início da inflamação e a destruição completa da estrutura do dente, podem passar 10 a 15 anos, sem que o paciente sinta dor. Hábitos alimentares e o cuidado com a saúde influenciam a velocidade do desenvolvimento da periodontite. O consumo de cigarro, álcool, alimentação inadequada ou dificuldades com o sono tendem a acelerar a infecção dos ligamentos e ossos, levando à perda dos dentes.

Os sinais da doença são sangramento, sensibilidade ao frio e calor ou desconforto da gengiva, alteração do paladar, mau hálito e tártaro. O tratamento consiste na limpeza e retirada da placa que contém bactérias e restos de alimentos, raspagem da placa endurecida e administração de antissépticos e medicamentos. “Se o paciente procurar um dentista a tempo, é possível curar a doença com limpeza, tratamento e, em alguns casos, com intervenção cirúrgica. Mas, quando o dente começa a amolecer e a estrutura óssea está mais de 50% comprometida, é muito difícil salvar o dente, e em muitos casos precisamos extrair”, adverte.

Eduardo Gurkewicz também destaca que, normalmente, a infecção se espalha por toda a boca, prejudicando outros dentes e até outros órgãos, pois a boca é a porta de entrada do organismo. Assim, diversos pacientes descobrem a doença em estágio avançado. “Eles se assustam e muitas vezes não acreditam na avaliação do dentista, porque os dentes podem não parecer comprometidos, mas a base deles geralmente está destruída”, relata.

Terceira dentição

Muitas vezes, quando detectada em um estágio muito avançado, a periodontite faz com que os dentes amoleçam e caiam. No entanto, após o tratamento da infecção é possível substituí-los por uma prótese ou através do processo de implante dentário. Em muitos casos, o implante é a melhor opção para reposição, pois garante conforto, maior facilidade para mastigar, além de uma aparência natural, comparada à 3ª dentição.

A técnica utilizada no implante consiste na substituição das raízes naturais por um suporte de titânio que se liga aos dentes artificiais, feitos de porcelana. Antes de determinar o procedimento, um exame clínico completo do paciente é realizado, além de uma análise da estrutura da boca e das condições ósseas para determinar o tipo de implante mais adequado. Dr. Eduardo explica que a massa óssea do paciente deve ser analisada cuidadosamente, pois pode ser necessário realizar um enxerto ósseo para substituir a estrutura perdida antes de fazer o implante.

O avanço tecnológico intenso das últimas décadas possibilitou que os implantes, realizados há mais de 50 anos, sejam feitos com mais precisão e facilidade. “Em casos normais, é possível fazer os implantes em só um dia, e o paciente já sai sorrindo. Inicialmente colocam-se os dentes provisórios no implante, feitos de resina, e cerca de 90 dias depois são substituídos pelos dentes de porcelana permanentes”, conta Eduardo. O desenvolvimento da implantodontia também possibilita que o paciente passe pelo procedimento sem sentir dor. A colocação dos implantes é acompanhada por um médico anestesista, que monitora o paciente durante toda a operação.

A escolha do implante dentário para repor os dentes perdidos ou mesmo para substituir a prótese móvel e a dentadura é a melhor opção para quem prioriza a qualidade de vida. O implante proporciona ao paciente a sensação de possuir dentes naturais, o que dá maior segurança e comodidade durante a alimentação e a fala. Além disso, os cuidados com a higiene bucal ficam mais fáceis, já que não é necessário retirar os implantes para realizar a limpeza. Para Gurkewicz, “o resultado é bastante satisfatório. Algumas pessoas deixavam de ir a determinados locais porque se envergonhavam dos seus dentes e voltaram a ter uma vida normal depois do implante”.

 

Estética

Além da reposição dos dentes perdidos, alguns tratamentos estéticos podem ajudar a recuperar a saúde e beleza da boca. A evolução das técnicas utilizadas na odontologia cosmética tornou possível tratar qualquer problema de saúde dental com materiais de qualidade, que imitam a cor natural dos dentes, devolvendo a beleza e harmonia ao rosto.

O clareamento dental é utilizado para devolver a cor original aos dentes, deixando-os mais brancos e saudáveis. É possível corrigir o tom amarelado e as manchas causadas pelo consumo excessivo de café, cigarros, chá, ou mesmo por fatores genéticos. Segundo Eduardo Gurkewicz, além do tratamento em que o paciente, com orientação do dentista, utiliza produtos abrasivos em casa, existe também a possibilidade de realizar o clareamento em clínicas especializadas. O segundo tratamento é mais rápido e pode ser realizado com o auxílio de laser.

A correção de pequenas e médias imperfeições também pode devolver ao rosto um sorriso mais harmônico. Clínicas especializadas em odontologia cosmética utilizam materiais de ótima duração e aparência, feitos para reconstituir com perfeição dentes quebrados, de tamanhos irregulares ou para o preenchimento de espaços desalinhados do sorriso, alem da ortodontia para adultos, hoje amplamente utilizada.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados