Beleza e Estética

Dê um upgrade na autoestima

É possível deixar para trás todos os traumas e incômodos da sua vida graças aos benefícios físicos e emocionais da cirurgia plástica

de-um-updgrade-na-autoestima+itamar

“Tinha dificuldade em comprar biquíni, o vestido não fechava no busto, ia dançar e os seios ficavam balançando”. A recordação é da fotógrafa Branca Fusco, mas pode se encaixar na história de muitas mulheres, seja pelos seios grandes ou pela falta deles. Porém, há 13 anos a fotógrafa decidiu fazer alguma coisa por ela e se submeteu a uma cirurgia de redução de mama, um procedimento que, segundo ela, resgata a autoestima das pessoas. “É uma delícia”, resume.

 Branca lembra que sempre foi bem magrinha, mas na hora de comprar roupas passava por um sufoco devido o tamanho dos seios. Além da redução, ela também aproveitou para fazer lipoaspiração no abdome. “Depois da cirurgia, acho que fiquei mais corajosa, aventureira, ganhei autoconfiança mesmo! Se mais pra frente eu precisar, faço outra cirurgia”, declara. O cirurgião plástico Dr. Itamar de Almeida acompanha essas histórias há mais de duas décadas. “Estes procedimentos corretivos realmente melhoram a autoestima das pessoas, chega a ser um alívio para diversos pacientes que não se sentiam bem com alguma parte do corpo, mas que agora foram resolvidas”, sentencia.

Formas em perfeita harmonia

Complexos carregados ao longo da vida deixam de existir com a correção do que incomoda. “Algumas vezes a cirurgia plástica é procurada somente por estética, mas na maioria dos casos, ela vem contribuir para dar um upgrade em um emocional comprometido, como o desconforto do peso, um abdome desproporcional, uma orelha de abano, a falta dos seios, entre outros”, exemplifica o cirurgião. Com a transformação, a pessoa passa a se ver de outra forma, rejuvenesce o corpo e a alma, ganha confiança e beleza.

Dr. Itamar aponta que em alguns casos o procedimento pode ser feito ainda na infância, como a orelha de abano, que pode ser operada a partir dos 7 anos. “Esta cirurgia muda o rosto da criança e a forma como ela é vista na escola”, indica o médico. Pessoas da melhor idade também passaram a recorrer à cirurgia plástica nos últimos anos. “Com o aumento da longevidade e a melhora na qualidade de vida, as pessoas buscam manter a sua aparência jovial”.

O cirurgião aponta, entretanto, que é preciso ter alguns cuidados antes de se submeter à plástica. Primeiro com relação aos exames pré-operatórios, depois com as recomendações pós-operatórias. Os cuidados que antecedem a cirurgia devem viabilizar o procedimento. Quanto ao pós-operatório, o paciente precisa ter consciência das precauções que o procedimento requer, como a utilização de cintas pós-cirúrgicas, drenagens linfáticas, redução de esforço físico por um determinado período e serenidade para aguardar a evolução do próprio corpo até atingir os resultados almejados. “Estamos falando de um período médio de seis meses”, indica o especialista.

 

“Com o aumento da longevidade e a melhora na qualidade de vida as pessoas buscam manter a sua aparência jovial.”
-Dr. Itamar.

 

Dr. Itamar comemora os 20 anos à frente da Clínica de Cirurgia Plástica Almeida, e explica a necessidade em oferecer segurança para o paciente durante todo o procedimento, dispondo de um local com centro cirúrgico próprio e uma equipe completa, que inclui também anestesistas e até uma mini UTI. “Essa estrutura é essencial para o conforto e a segurança dos nossos pacientes”, avalia o médico.

Nesses anos todos de experiência, Dr. Itamar aprendeu que a cirurgia plástica cumpre a sua finalidade maior: “a saúde física e psíquica do paciente”, destaca. “Até a longevidade aumenta, pois dá mais qualidade de vida, uma vez que a pessoa passa a se cuidar mais”, define.

Mas para quem acredita em mágica, Dr. Itamar também alerta: “até hoje não vi ninguém passar no teste da varinha de condão! Não é mágica, é um procedimento científico que possui pressupostos e muito conhecimento”.

Como já dizia o filósofo grego Aristóteles, “a beleza de uma obra de arte é assim atribuída por critérios como proposição, simetria e ordenação, tudo em justa medida”.

Consulte sempre a ABCP/PR – Associação Brasileira de Cirurgia Plástica do Paraná para maiores esclarecimentos sobre o cirurgião plástico escolhido

+ Saiba mais