Disfuncao-temporo-mandibular/ATM e Dor Orofacial

Curtindo a vida sem dor

Especialistas se unem para desenvolver tratamentos contra todo tipo de dor

curtindo-a-vida-sem-dor+claudia-judachesci

Não importa o local, a causa ou a intensidade: sentir dor é sempre terrível. Dor de cabeça, nas costas, nos pés, dor no corpo… Ainda que a dor esteja localizada em determinado órgão ou parte do corpo, nem sempre é onde ela se origina. Um dos exemplos mais conhecidos é a dor causada por disfunções da articulação temporomandibular (ATM). O problema é na ATM mas a dor pode aparecer no ouvido, na cabeça ou até na face.

Para tratar todos os tipos de dor, a fisioterapeuta e cirurgiã-dentista Dra. Cláudia Judachesci criou uma clínica multidisciplinar com uma proposta inovadora. “Unimos diversos profissionais em um espaço diferenciado, focado em aumentar a melhora clínica dos pacientes e em oferecer um programa de tratamento para quem já está reabilitado, para que todos possam ter uma vida com maior qualidade, vitalidade e disposição”, ressalta Dra. Cláudia, que possui formação avançada em Clínica de Dor, Sono, Disfunção Temporomandibular e Urofisiosexologia, além de ser mestre em Biotecnologia Industrial na área de saúde.

O Institute Clinicare, localizado próximo à Praça do Japão, em Curitiba, possui área de 170m² com infraestrutura planejada para atender aos pacientes oferecendo um olhar abrangente sobre seus casos clínicos. “O foco é eliminar as dores, trazer analgesia e alívio para dar continuidade a outros tratamentos clínicos. Tudo com muito incentivo ao autocuidado e à prevenção”, destaca a idealizadora. De acordo com Cláudia, o diferencial está na assistência humanizada.

A enfermeira técnica responsável pelo instituto, Giovana Cristine Pacheco, faz a triagem, com toda a anamnese clínica, ouvindo queixas e informações. Ela afere a pressão arterial, mede o índice glicêmico, registra os dados antropométricos (peso, altura, IMC), e encaminha o paciente para a consulta. “O trabalho continua no pós-consulta, quando discutimos cada caso clínico com a equipe, definindo qual será o plano inicial de tratamento”, esclarece Giovana.

Para a Dra. Cláudia, é fundamental ter uma visão ampla e multidisciplinar sobre a dor. Fazem parte da equipe do Instituto fisioterapeutas, odontólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos e diversos médicos parceiros. “Associamos diversas técnicas fisioterápicas, exercícios, técnicas odontológicas, psicoterapia, além de acupuntura e eletroacupuntura”, enumera. Tudo por uma vida melhor.

+ Saiba mais