Bem Estar

Creche da Sabedoria

Um novo conceito de casa de repouso atende pessoas idosas com respeito, amor e carinho, mantendo-as saudáveis física e emocionalmente

creche-da-sabedoria+creche-para-idosos-vidavida

Um lugar tranquilo e agradável, onde não falta amor e carinho para cuidar de quem se ama. Trata-se da creche para idosos VivaVida, que desde janeiro de 2011 funciona no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba. A diferença entre creche e um asilo está na filosofia adotada pela VivaVida, em que um acordo entre as partes estimula as famílias a se comprometerem com a continuidade da participação do idoso na vida familiar.

Outro diferencial da entidade é que os familiares que necessitam deste serviço também podem optar pelo período de permanência mais apropriado ao seu estilo de vida e às suas necessidades.O objetivo da VivaVida é atender ao idoso respeitando a liberdade de credo, preservando a sua identidade, assegurando um ambiente de respeito e dignidade, promovendo a convivência mista e a integração entre quem estiver na casa, e incentivando e promovendo a participação da família – o que reforça o vínculo familiar. Este é um elemento fundamental para seu estado de saúde, ao mesmo tempo em que está desenvolvendo atividades físicas, recreativas e culturais que estimulam a autonomia e a vida da forma mais saudável possível.

Extensão do lar

Mais do que cuidar do idoso, a Creche VivaVida quer ajudar a dar qualidade de vida aos familiares destes idosos. A experiência e observação, aliadas ao seu carinho com os idosos, fizeram com que a fisioterapeuta percebesse as dificuldades que muitas pessoas têm para cuidar de seus entes queridos. Muitas vezes precisam deixar empregos ou ter tripla jornada para esse cuidado, pois não encontram espaço adequado, confortável, seguro e tranquilo para que deixem seus idosos com a certeza do melhor atendimento.

A fisioterapeuta pesquisou diversas casas de repouso e reabilitação para idosos para projetar a creche que visa o bem-estar e a qualidade de vida de quem nela viver. “Em alguns destes locais constatei que os idosos não tinham atividades, ou então ficavam somente na frente da televisão, muitos não sendo estimulados fisicamente, o que dificultava ainda mais sua recuperação ou participação na vida social. Aqui, na VivaVida, o lema é coerente com o nome, oferecemos condições para que o idoso e a idosa vivam a vida”, acrescenta.

A busca da vida com a melhor qualidade, respeitando as dificuldades de cada idoso, a saúde e o bem-estar são prioridades na VivaVida. Afazeres ocupacionais, lazer e exercícios físicos diários e com segurança são uma das energias que movem a prática cotidiana do lar de idosos. “Tudo isso com o objetivo de reabilitar funções, sem deixar para trás questões sociais e emocionais, ao contrário, buscando nestes valores o reconhecimento do acúmulo de experiência e sabedoria, uma das dádivas de envelhecer”, acentua Dra. Sandra Maboni.

Espaço perfeitamente adaptado e acolhedor

A casa VivaVida foi especialmente preparada para pessoas idosas, toda adaptada, com ambiente aconchegante, e atende pessoas a partir dos 60 anos. A permanência na casa depende da necessidade da família e do idoso, com vagas para período integral, meio período, por semana, ou para um dia. Em participação de diária completa são oferecidas seis refeições. “O nosso cardápio foi elaborado por nutricionista que coordena a alimentação, que é balanceada e adequada aos idosos, respeitando suas necessidades nutricionais e indicação médica”, explica a fisioterapeuta. Um corpo de profissionais capacitados e treinados desenvolvem atividades para exercitar o corpo e a mente, estimulando o raciocínio, a memória, as habilidades motoras, a criatividade individual e coletiva do grupo, com harmonia na convivência e interação social. “Nosso espaço cuida do idoso com um olhar na família. A tranquilidade do bom tratamento, do cuidado e carinho no atendimento permitem que os familiares possam trabalhar sem preocupação, pois estamos atentas ao estado de saúde dos que ficam conosco”, informa Inge Luize Niedzwiedz, também responsável pela coordenação da casa.

Uma das moradoras da creche VivaVida, dona Eunice Miranda Machado, de 84 anos, perfeitamente lúcida e de boa conversa, é a prova viva de que a casa funciona tendo por base o respeito, o amor e o carinho pelo ser humano. Pedagoga aposentada, culta e comunicativa, dona Eunice é carioca, tem três filhos e veio a Curitiba depois que ficou viúva pela segunda vez, há muitos anos (que não sabe com exatidão). “O que mais gosto daqui é o tratamento, o carinho e a amizade que me são dedicados. Assim, a gente recebe e retribui”, salienta a ilustre hóspede. Dona Eunice mora na creche há mais de três meses e um dos filhos vai buscá-la uma vez por semana para dormir em casa ou para passar um dia com a família. “Sempre fui muito bem atendida por todos, tenho a atenção da minha família e aqui me sinto segura”, complementa. Uma das atividades que mais gosta é bordar ou fazer tricô ao som de boa música, gosta ainda de ler sozinha ou para alguém. Conquista fruto de seu esforço. “Fui vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em que fiquei em coma por 20 dias, mas com o passar dos anos consegui reaprender tudo, com força de vontade e exercícios para a memória”, conta a sábia senhora. Um exemplo de amor à vida.


Confira algumas das atividades realizadas na VivaVida que estimulam a capacidade dos idosos para uma vida plena e feliz:

Hora da roda (conversa sobre fatos e histórias de vida e de interesse);
Alongamento e atividade física, em grupo ou individual, sempre com acompanhamento;
Jogos individuais ou coletivos;
Leitura ou contação de história;
Hora da música, para ouvir ou cantar;
Culinária (preparo de um prato com a colaboração de todos);
Trabalhos manuais utilizando inclusive materiais recicláveis;
Jardinagem ou horta (com canteiro adaptado para manuseio);
Caminhada (no jardim com rampa adaptada ou em circuito interno);
Filme (a escolha dos idosos ou por indicação dos familiares);
Momento espiritual (um tempo destinado a meditação e reflexão).
+ Saiba mais