Avanços da Medicina

Creatina, suplemento cerebral?

Além de fornecer mais energia, a suplementação com creatina mono-hidratada pode melhorar o desempenho cognitivo no mal de Alzheimer e os sintomas da depressão

creatina-suplemento-cerebral+mussi-khalil

Uma dieta equilibrada é essencial para a manutenção da nossa saúde e vitalidade. Cabe aos profissionais da saúde identificar as deficiências nutricionais de cada paciente, a fim de orientá-lo corretamente em sua alimentação e necessária suplementação para o bom funcionamento do organismo.

“A era dos suplementos chegou. Em poucos anos, estaremos usando cada vez mais suplementos alimentares em nossas prescrições médicas”, afirma o médico Dr. Mussi George Khalil, do Centro Integrado de Medicina Preventiva – CIMEP. Segundo ele, o que muitas vezes era prescrito apenas para atletas de academia ou profissionais de alta performance, hoje começa a fazer parte de um arsenal terapêutico muito relevante e difícil de negligenciar ao paciente comum. “Dentre esses suplementos, destaca-se a creatina mono-hidratada, descoberta há mais de um século. Atualmente, é um dos mais relevantes suplementos alimentares nas pesquisas médicas”, revela.

A creatina mono-hidratada é uma substância lícita que vem ganhando grande espaço entre os frequentadores de academia. “Ela tem muito a oferecer em se tratando de doenças crônicas, metabolismo muscular e neurológico. A fisiologia mostra que o metabolismo da creatina pode gerar mil vezes mais energia na forma de ATP do que a respiração aeróbica. Isso representa um ‘turbo’ nos nossos músculos e neurônios”, acentua o médico.

Cerca de 300 estudos científicos confirmam que a creatina foi positiva em melhorar tanto a massa magra quanto o desempenho de “sprints repetitivos” (5-15%). “Poucos são os suplementos que chegam a comprovar tal performance. Uma das questões mais interessantes é o que vem se aprendendo em termos de efeitos sobre o sistema nervoso: a melhora do desempenho cognitivo no mal de Alzheimer e de sintomas da depressão”, diz Dr. Khalil. De acordo com o profissional, essa é uma constatação a ser explorada no meio médico. “A creatina é uma substância já presente naturalmente em nossos músculos e nervos e, se suplementada da forma correta, poderá trazer muito mais benefícios, com poucos riscos se comparada a uma medicação comum”, finaliza.

Procure sempre o seu médico ou orientação especializada.

+ Saiba mais