Beleza e Estética

Cosméticos sem risco para sua saúde

Não testados em animais e ecologicamente corretos, os produtos Bion Vitta e Oralim, sem química, representam um novo conceito de saúde para o futuro

cosmeticos-sem-riscos-para-sua-saude+viverdis

Está na moda ficar de olho nas informações nutricionais dos alimentos. Queremos saber a procedência, se são orgânicos ou transgênicos, se possuem agrotóxicos, se receberam muitos agentes químicos no processo de industrialização. Se cuidamos tanto daquilo que ingerimos, não seria importante ter a mesma preocupação com os produtos que usamos para nossa higiene e cuidados com o corpo? Afinal, nossa pele é altamente permeável e absorve cosméticos, medicamentos e até a poluição. Ela pode ser uma porta de entrada para substâncias nocivas que serão distribuídas pela corrente sanguínea, comprometendo a saúde do nosso corpo.

Pensando nisso, empresas conscientes de todo o mundo vêm investindo em pesquisa e desenvolvendo linhas de cosméticos livres dos compostos considerados agressivos à saúde humana, como os metais pesados que se depositam nas artérias e tecidos moles como o cérebro, útero, ovários e tireoide. Os sais de alumínio, por exemplo, bloqueiam os dutos de suor; o problema é que, por meio dele, o corpo elimina mais de 500 toxinas. Além disso, há corantes, espessantes, fragrâncias sintéticas, álcool etílico, inúmeros componentes derivados do petróleo e silicones que podem até dar brilho e suavidade a peles e cabelos, mas não tratam de verdade.

“Infelizmente, essa informação não é propagada pela mídia. Mas esta consciência já existe em diversos meios, nos de saúde, nos consultórios médicos, dermatológicos, homeopáticos e nas pessoas que cultivam hábitos de vida mais saudáveis”, diz Marco Aurélio Varassin Hernandes, responsável pela empresa Viverdis, uma distribuidora de produtos de higiene pessoal e cosméticos livres de química nociva. De acordo com Marco Aurélio, os produtos são compostos de elementos 100% vegetais, com óleos essenciais e substâncias que realmente nutrem, limpam e tratam cabelos, rosto, mãos, axilas, pés e até os dentes. São produtos naturais, que podem ser usados por crianças, gestantes e convalescentes, e têm pH adequado à pele do nosso corpo.

A farmacêutica Regina Celi Saade, da Dermo Ervas, uma das farmácias de manipulação que aderiram a essa tendência, relata que o diferencial está em atender à necessidade específica de cada cliente. “Percebemos que, hoje em dia, as pessoas estão mais conscientes sobre o que ingerem ou passam na pele e procuram produtos hipoalergênicos, isto é, com baixo potencial de causar alergias. Nesses produtos são utilizados óleos essenciais como de melaleuca e erva-doce e extratos de plantas como aloe vera, oliva, juá e tamarindo, todos excelentes para peles sensíveis”, destaca Regina.

A professora de Educação Física Maria Fernanda Baggio Gomes, de 49 anos, já aderiu à novidade. O desodorante sem alumínio da Bion Vitta faz parte do seu dia a dia. “Vivia trocando de desodorante, pois tenho pele seca e sensível e não encontrava um que não me causasse desconforto. Agora, minha pele está macia e hidratada, sem qualquer sinal de irritação”, diz. A professora passou a utilizar também o xampu e o condicionador da mesma marca e o gel dental Oralim, que não tem flúor, mentol ou cânfora. ”Os cabelos ficaram macios e sedosos. O gel dental é ideal para mim, pois tinha muita sensibilidade na gengiva. Não contém lauril, não é ardido e, embora não faça muita espuma, garante uma higiene completa”, acrescenta. “Os benefícios que os produtos sem química proporcionam à saúde são imensos.”

Vários cosméticos apresentam toxicidade devido ao seu uso contínuo. Um estudo do Departamento de Biologia e Bioquímica da Universidade de Brunel, no Reino Unido, mostrou que os parabenos, derivados do petróleo bastante comuns em cosméticos, funcionam como estrogênicos, ou seja, podem interferir na ação hormonal e, por consequência, no desenvolvimento físico, neurológico e até na reprodução. Os parabenos, em geral, são usados como inibidores de crescimento microbiano e servem para prolongar a vida útil dos produtos. Porém, no nosso organismo a história é outra: provocam alergias, doenças autoimunes e até disfunções hormonais irreversíveis.

A farmacêutica Lidiane ReIchert Romanó, responsável pelas farmácias Lidifarma, em Curitiba, é outra incentivadora. “A utilização de óleos essenciais e substâncias vegetais de qualidade, livres de elementos químicos nocivos, reflete a qualidade dos produtos Bion Vitta e Oralim, que cuidam com equilíbrio da saúde e proporcionam bem-estar”, destaca.

Marco Aurélio faz questão de frisar que os produtos não possuem nenhum componente de origem animal, e muito menos são testados neles. “As linha Bion Vitta e Oralim são completas, sendo que alguns produtos hidratam profundamente e têm ação antioxidante, enquanto outros limpam sem agredir a pele. Todos os componentes seguem a recomendação de órgãos internacionais e de diversos centros de pesquisas, que trabalham para a conscientização mundial sobre a química na alimentação, na indústria cosmética e nos materiais de limpeza”, ressalta. Com a pele, o cabelo e a boca em ordem, o organismo se torna mais leve e saudável, a linha Oralim é recomendadapor diversos médicos homeopatas. Qualidade de vida também está na escolha do que colocamos sobre nossa pele.

 

Loção Pernas Belas

Melhora visivelmente a circulação superficial, minimiza a celulite e pequenos vasos aparentes, hidrata e recupera a maciez da pele.

 

Loção Pernas Cansadas

Traz alívio ao cansaço e o peso nas pernas. Ideal para pés ou panturrilha.

+ Saiba mais