Bem Estar

Corpo delineado com pilates

Além de promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, a prática regular do método Pilates possibilita moldar o corpo de forma harmoniosa

corpo-delineado-com-pilates+bondaruk

Embora muitos não saibam, é quando esfria que o corpo mais precisa se movimentar, para evitar riscos à saúde. Além de melhorar o condicionamento e aumentar a temperatura do corpo, atividades físicas ajudam a ativar a circulação sanguínea, melhoram as funções do sistema músculo-esquelético e previnem lesões musculares, muito frequentes no clima frio. Além de um benefício extra: nessas épocas, o corpo costuma queimar mais calorias do que em dias quentes, porque produz mais energia para aumentar a temperatura corporal interna, facilitando o processo metabólico da queima de gorduras. Por que, então, não tirar proveito disso e começar agora a aliar todos estes benefícios e construir um corpo forte e bem delineado para o verão?

Um abdome mais definido, músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura e flexibilidade, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao estresse são alguns dos benefícios do método de condicionamento físico e mental Pilates, criado na Alemanha, em 1920, considerado um dos mais completos e eficazes. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates – estruturas de madeira e metal, com molas e alças – ou nos movimentos feitos no solo, os músculos são trabalhados em grupo, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, o que proporciona um corpo saudável, bem torneado e harmonioso.

Apesar de praticar esportes e manter uma rotina de atividade física, correndo diariamente 10km, o engenheiro Luciano Dallabrida, de 39 anos, passou a sentir dores na coluna que afetavam suas atividades. Depois de fazer fisioterapia convencional por quatro meses, sem apresentar resultados, resolveu tomar uma atitude para solucionar o problema. “Embora, erradamente, considerasse Pilates uma atividade mais feminina, decidi fazer. Senti na prática os benefícios que traz à saúde e a força que os exercícios exigem. Transpiro mais no Pilates do que na corrida”, acentua. Desde janeiro praticando Pilates para fortalecer a região lombar e o abdome, Luciano já corrigiu a postura, as dores foram amenizadas e o corpo tomou outra forma. “Estou com a musculatura do abdome e das pernas mais definida e sinto-me com mais disposição”, completa.

“Mesmo numa musculatura aparentemente preparada podem ocorrer desequilíbrios de forças musculares. Esse era o caso de Luciano. Em razão de sua alteração de postura, à medida que corria acabava sobrecarregando a região lombar, projetando gradativamente o abdome para frente, agravando seu quadro doloroso. Reorganizamos sua postura e o resultado apareceu: alívio da dor, um abdome definido e um corpo harmonioso”, esclarece a fisioterapeuta Ana Rita Bondaruk, proprietária da Clínica Bondaruk, em Curitiba.

 

Eliminando gorduras e dminuindo medidas

A base do método Pilates é o “centro de força”, composto principalmente pelos músculos do abdome, região lombar, quadris e glúteos. Durante os exercícios, este “centro de força” permanece contraído, dando sustentação à movimentação das pernas e braços. “A contração é feita durante todo o treinamento, pois é ela que mantém estável a coluna vertebral, evitando lesões e fortalecendo os músculos”, explica Anderson Paredes, fisioterapeuta da Clínica Bondaruk. A vantagem do método Pilates é que os exercícios têm poucas repetições e trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, exigindo muita concentração, cuidado com o alinhamento da coluna e respiração em ritmo permanente.

Na estética, como fortalece os músculos abdominais, o glúteo e a região lombar, o método favorece a eliminação de gorduras localizadas nestas regiões e, consequentemente, a diminuição de medidas na cintura, abdome e culotes, proporcionando contorno corporal. A servidora pública federal Camila Gabriela Greber Caldas, de 26 anos, passou a praticar Pilates em março deste ano. “Como trabalho sentada, sentia dores nos ombros, nos braços e nas mãos, além de viver cansada. Já pratiquei várias atividades físicas, mas nenhuma trouxe resultados tão rápidos  e eficazes como o Pilates”, comemora.  “Com o Pilates corrigi minha postura, fiquei mais disposta e ainda adquiri um corpo harmonioso, com abdome, braços e pernas mais definidos. Nada se iguala ao prazer e desafio de praticar Pilates”, finaliza.

Há cinco anos, a dermatologista Luciana Bachtold Machado, de 30 anos, dedica de três a cinco horas semanais a atividades físicas, alternando exercícios aeróbicos com musculação. “Como permaneço a maior parte do dia sentada, resolvi alterar minha rotina e priorizar o alongamento muscular para evitar dores no final do dia”, conta. Com este objetivo, a médica iniciou as aulas de Pilates. “Depois de quatro meses de prática, além da melhora no alongamento muscular, é notável a definição da musculatura abdominal, a correção da postura e a maior disposição que tenho para as atividades físicas aeróbicas”, complementa.

 

 

“Gorduras” profundas

Anderson enfatiza que o método Pilates é uma atividade física que possibilita trabalhar musculaturas profundas, o que resulta num maior gasto energético e redistribuição da gordura acumulada. “A famoso ‘pochete’ é um exemplo clássico disso. Ela é ocasionada pelo acúmulo de tecido adiposo na região abdominal e tem origem em um desvio postural e na falta de ativação adequada da musculatura abdominal (power house)”. O mesmo acontece nas escolioses. O desvio postural da coluna para um dos lados gera a formação de pneuzinhos e acúmulo de gordura nas costas. “Com o método Pilates é possível gastar essas energias excedentes ou, como se diz por aí, ‘queimar gordura’.”

Situação semelhante ocorre com pessoas que apresentam a hiperlordose, que é o aumento da curvatura lombar, causado, entre outros fatores, pela má postura. “Ocorre o enfraquecimento e flacidez dos músculos abdominais, projetando-os para frente, comprometendo a circulação sanguínea das pernas, acarretando a retenção de líquidos e toxinas e gerando, por conseguinte, o surgimento de celulite e acúmulo gorduroso nos culotes. Essas regiões, quando exercitadas com o método, apresentam resultados surpreendentes”, completa o fisioterapeuta.

Mudanças

Em poucas semanas o método Pilates proporciona mudanças:

  • deixa o abdome mais definidoe esculpido;
  • reduz o percentual degordura corporal;
  • proporciona uma aparência mais enxuta;
  • torna o corpo mais forte,saudável, harmonioso e elegante;
  • melhora o desempenho sexual; alivia o estresse, fadiga e tensão dolorosa;
  • facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
  • reabilita e alivia problemas de coluna, joelhos, ombros e dores crônicas; mantém o peso corporal;
  • desperta, revitaliza e dá a sensação de leveza.
+ Saiba mais