Conquiste a independência dos óculos
Novas tecnologias permitem que as cirurgias refrativas a laser sejam cada vez mais precisas e seguras, libertando os pacientes dos óculos em poucos segundos
Enxergar bem, sem óculos ou lentes de contato, é a forma mais natural que existe. Porém, para muitos se trata de um sonho com uma vontade enorme que se transforme em realidade. Por esse motivo, pessoas que possuem algum defeito visual, como miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia (vista cansada), anseiam viver sem a dependência dos óculos e ter mais liberdade para o lazer, para praticar atividades esportivas ou simplesmente para desfrutar a vida sem o uso de acessórios que auxiliem a visão. Além disso, o conforto de não mais precisar dos óculos ou lentes de contato para enxergar de perto, longe ou à meia distância, melhora o bem-estar e eleva a autoestima.
Foi o que aconteceu com a professora Mara Sandra Lourenço, de 50 anos, que se submeteu a uma cirurgia refrativa a laser para corrigir a miopia e o astigmatismo. “Melhorei 100% minha autoestima depois da cirurgia, pois usava óculos multifocais (para perto e para longe)”, revela a professora que hoje não usa mais óculos. “Fiz a cirurgia em novembro e comprei os tão sonhados óculos de sol, e estou enxergando muito bem”, acrescenta. Mara afirma que depois da cirurgia sua vaidade veio à tona. “Enxergando melhor o meu rosto renovei até o estoque de maquiagem. É fantástico não depender dos óculos para nada e sentir a liberdade de não usá-los em uma praia”, comemora.
Atualmente, a cirurgia refrativa a laser corrige graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada), livrando, em muitos casos, o paciente dos óculos ou lentes de contato para o resto da vida. Essa independência também foi vivida pelo jovem Danilo Pires Teixeira de Souza, de 23 anos, formado em administração de empresas e que apresentava miopia e astigmatismo. “Fiz a cirurgia há um ano para me livrar das lentes, que eram um constante incômodo. Além do desconforto de ficar com os olhos irritados, tinha todo aquele cuidado diário com as lentes. Agora não preciso de nada externo para enxergar 100% e ganhei conforto para o resto da vida”, comemora aliviado.
A técnica de cirurgia refrativa a laser chamada de Lasik, que revolucionou a oftalmologia, começou a ser utilizada em cirurgias oculares há mais de duas décadas. Atualmente, é a técnica de maior utilização para eliminar o uso de óculos em todo o mundo, e já beneficiou cerca de 20 milhões de pessoas. “É um procedimento indolor, com duração de poucos segundos, no qual ocorre um micropolimento a laser da córnea, diminuindo ou, literalmente, eliminando os graus”, explica Dr. Artur Schmitt, que realizou especialização em Cirurgia Refrativa no Bascom Palmer Eye Institute, da Universidade de Miami, reconhecido nos últimos seis anos como o melhor hospital de oftalmologia dos Estados Unidos.
Mais segurança e precisão: técnica 100% a laser
Os avanços não param por aí. A evolução da oftalmologia permite hoje que uma nova tecnologia a laser torne as cirurgias oculares ainda mais seguras. Trata-se da tecnologia denominada Intralase, ou Femtosecond, vista como a última palavra mundial em tecnologia para vários tipos de cirurgia da córnea e que está revolucionando estes procedimentos, especialmente nos transplantes de córnea, cirurgias refrativas a laser para correção de miopia, astigmatismo, hipermetropia e até para presbiopia. Também é um sucesso na colocação de anéis intracorneanos (com grande indicação para os casos de ceratocone).
“Com a tecnologia Intralase, é possível fazer a cirurgia refrativa 100% a laser, mesmo usando a técnica de Lasik. Não é necessária a realização de cortes ou lâminas em nenhuma etapa da cirurgia. Assim, temos resultados ainda mais seguros e previsíveis”, explica o especialista do Hospital Barigui de Oftalmologia. Além de muito mais seguro, o procedimento realizado com a tecnologia Intralase permite uma recuperação mais rápida do paciente.
Quem pode fazer a cirurgia refrativa
O procedimento é a melhor indicação para os pacientes que nos últimos 12 meses não apresentaram variação do grau e que não possuam outros problemas oculares associados. Porém, qualquer pessoa que pretende se submeter ao procedimento para viver sem lentes de contato e óculos deve realizar uma avaliação detalhada, de preferência com um oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, que vai determinar com segurança se ela é a candidata ideal para o procedimento. Nessa avaliação são realizados, em geral, alguns exames complementares que aumentam a segurança da indicação cirúrgica, como topografia corneana (avalia a curvatura da córnea), paquimetria (avalia a espessura da córnea), qualidade do filme lacrimal, avaliação do cristalino e da retina, pressão intra-ocular, entre outros. Esses exames préoperatórios é que irão determinar a possibilidade de se realizar o Lasik. “Grande parte dos pacientes submetidos à cirurgia a laser não precisa mais usar qualquer tipo de óculos ou lentes para o resto da vida, a não ser os de sol, para proteger, curtir e relaxar”, enfatiza o especialista.
Moderna tecnologia permite a cirurgia refrativa personalizada
Ao mesmo tempo em que proporciona, em segundos, a correção do grau da miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, a cirurgia refrativa a laser pode corrigir também algumas deformidades corneanas específicas do paciente, melhorando ainda mais a sua qualidade de visão. Tais imperfeições tornam as imagens menos nítidas, principalmente à noite, e não podem ser corrigidas com o uso de óculos ou lentes de contato, prejudicando algumas pessoas em atividades como dirigir, pois estas visualizam borrões ao redor dos faróis de outros carros.
Com o uso da moderna tecnologia Wavefront é possível corrigir essas imperfeições, personalizando a cirurgia para cada caso e obtendo, assim, resultados ainda melhores. Praticamente todas as cirurgias refrativas a laser nos Estados Unidos utilizam a tecnologia Wavefront, que faz uma ‘impressão digital’ da visão de cada paciente, permitindo o tratamento de aberrações ópticas individuais. De acordo com o Dr. Artur Schmitt, os resultados da nova tecnologia são impressionantes. “Em alguns estudos clínicos, 98% dos pacientes alcançaram, sem óculos, visão de 20/20 (visão normal) em poucos dias após o laser, e muitas vezes o indivíduo já está apto para retornar as suas atividades diárias no dia seguinte”. Durante a cirurgia refrativa a laser, que é totalmente computadorizada, o paciente e o oftalmologista ainda contam com outro avanço: o equipamento empregado possui um dispositivo – o eyetracking – que acompanha a movimentação voluntária ou involuntária do olho durante a intervenção, conferindo maior segurança e precisão à cirurgia.
“É um procedimento indolor, com duração de poucos segundos, no qual ocorre um micropolimento a laser da córnea, diminuindo ou, literalmente, eliminando os graus”, destaca Dr. Artur Schmitt, oftalmologista do Hospital Barigui de Oftalmologia.”
Vantagens da técnica
A maioria dos pacientes enxerga perfeitamente quase que imediatamente após a cirurgia, não sente qualquer desconforto e apresenta rápida cicatrização. “Além disso, o resultado pós-cirúrgico promove muita satisfação pessoal ao paciente, que passa a se sentir mais bonito, rejuvenescido e com maior disposição para as atividades do dia a dia, devido à autoestima elevada”, salienta Dr. Artur.