Beleza e Estética

Como realçar a beleza feminina?

Confira alguns mitos e verdades sobre uma das cirurgias mais realizadas no Brasil

Na praia, na piscina do clube ou em uma festa, é quase inevitável a gente cair na tentação de avaliar a “concorrência”. Que mulher não deseja ter seios bonitos, firmes e bem projetados? Quando vemos aquelas garotas enxutas dá ainda mais vontade de melhorar o visual. Se a ideia de investir numa prótese de silicone nos seios passou pela sua cabeça, aproveite esta entrevista que a Revista Corpore fez com o cirurgião plástico Dr. Paulo Bettes, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e elimine todas as suas dúvidas, inseguranças e medos sobre essa cirurgia que é uma das mais realizadas no Brasil.

 

Revista Corpore: As cicatrizes são a grande preocupação em qualquer cirurgia, principalmente com as eventuais marcas que elas podem causar. Na cirurgia de prótese, por exemplo, elas ficam evidentes?

Dr. Paulo Bettes: Em relação às cicatrizes, felizmente, a cirurgia de prótese de mama permite colocá-las bem disfarçadas. Após o 6º mês a cicatriz começa a se tornar mais clara e menos consistente, atingindo após 12 meses o seu aspecto definitivo. Elas ficam localizadas sob a mama, na dobra da pele, chamada sulco inframamário, na aréola ou na axila.

 

Como saber qual é a medida e o tipo de prótese mais adequada para cada mulher? Após a cirurgia, quanto tempo leva para a recuperação?

As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Pode-se escolher o novo volume, pois existem vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzida que variam de 150 a  800 ml, bem como vários formatos, entre eles redondo perfis  baixo, alto ou super alto; oval, cônica e  anatômica ou em gota, além de vários envoltórios entre eles liso, texturizado ou com espuma de poliuretano. A escolha do tipo ideal de prótese deve ser realizada de acordo com a preferência da paciente e, principalmente, com o senso estético do cirurgião, que saberá qual destes modelos  propiciará uma harmonia das mamas com o tórax e o restante do corpo da paciente.  As mamas, depois de operadas, passarão por vários períodos evolutivos até ser obtido o resultado definitivo, que em geral ocorre após o 6º mês.

 

Muitas mulheres se preocupam e têm dúvidas em relação à gravidez e à lactação. As próteses interferem nesse período de amamentação?

Geralmente, as próteses de mama não  interferem  no resultado de uma gestação ou na lactação, pois a cirurgia plástica de aumento de mamas é realizada habitualmente “fora” do tecido mamário, ou seja, retroglandular, subfascial ou submuscular.  Recomenda-se que o período ideal de intervalo entre o implante das próteses e a gestação seja de, no mínimo, um ano.

 

As mulheres ficam preocupadas com os cuidados do pós-operatório, como higiene, curativos, malhas compressivas, etc. É possível tomar banho logo após a cirurgia?       

Você pode tomar um banho completo até no dia seguinte à cirurgia. Tudo irá depender da evolução da sua cirurgia, assim como o tipo de curativo, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados pelo seu médico, como uso de cremes hidratantes para prevenção das estrias no pré e pós-operatório, bem como o uso do sutiã modelador.

 

E sobre o internamento, anestesia, tempode cirurgia e pontos. O que o senhor tem a dizer?

O internamento é de 6 a 12 horas. A anestesia pode ser  local ou peridural com sedação, sendo que a cirurgia tem duração média de 60 minutos. Os pontos são retirados sem maiores incômodos a partir do 5º até 7º dia, ou a cicatriz pode ser fechada com cola cirúrgica sem necessidade da retirada dos pontos.

 

Como é feito o acompanhamento pré e pós operatório com a paciente?

 

São vários os especialistas envolvidos com a paciente que quer colocar próteses de mamas. Em um primeiro momento, ela marca uma consulta com o médico cirurgião e ele vai indicar uma série de exames a serem feitos, inclusive ecografia das mamas, exames de sangue e eletrocardiograma. Com a proximidade da cirurgia, a paciente marca uma entrevista com a equipe de anestesistas, para fazer testes, tirar dúvidas e medos, e com a psicóloga da equipe para receber todo o suporte de preparação para as mudanças que vão ocorrer. Após a cirurgia, a drenagem linfática deve ser realizada diariamente, sendo ideal de 5 a 10 sessões para evitar as contraturas capsulares e ajudar o organismo a eliminar toxinas, inchaços e retenção de líquidos, com uma melhora geral da circulação. O que a paciente deve ter em mente é que seguindo as orientações médicas a recuperação será muito mais rápida.

 

Como as próteses reagem no organismo?

 

As mamas irão passar por diversas fases desde um leve e moderado inchaço nos primeiros 30 dias, bem como em alguns casos uma sensação de fisgadas, mas esse sintoma é temporário e desaparece. O resultado ao redor de 70% já é visível com 30 dias. O importante é sempre manter a calma, e tirar as dúvidas com seu cirurgião plástico.

 

Muitas mulheres têm uma vida ativa com atividades físicas. Os exercícios devem ser interrompidos? Qual é a recomendação para estas pessoas, e quando podem voltar a desenvolver suas atividades normais?

Em  relação aos exercícios físicos nos membros inferiores, estes podem ser reiniciados a partir de 15 dias, evitando o “alto impacto”. Porém, exercícios que envolvem a região torácica e os membros superiores devem aguardar 60 dias. Quanto  às  atividades que exigem movimentos de maior extensão dos braços, como dirigir, pegar objetos em partes altas nos armários ou pentear e escovar os cabelos, já podem ser realizadas após 15 dias da cirurgia.

 

Quais são as principais recomendações antes de se fazer a cirurgia?

Para uma cirurgia tranquila, eu sempre recomendo  para as minhas pacientes evitarem bebidas alcoólicas, medicamentos para emagrecer, derivados do AAS ou aspirina e diuréticos com sete dias de antecedência da cirurgia. Cigarro deve ser cortado com 15 dias. Evitar também de ingerir comida em excesso na véspera. Tomar banho com sabonetes antissépticos nos três dias que antecedem a cirurgia. Em caso de gripe ou indisposição até sete dias antes da cirurgia deve ser informado ao médico.

 

E as recomendações para o pós-operatório? O que é preciso fazer logo após a cirurgia?

Nos primeiros 15 dias, eu sempre recomendo evitar abrir os braços, dirigir, lavar e pentear  o cabelo sozinha, deitar e dormir somente de costas, evitando  deitar de lado ou de bruços por 30 dias. Drenagens linfáticas auxiliam o processo de redução do inchaço mais rapidamente, não se deve também molhar o curativo até o 2º dia, voltando ao seu médico para as revisões periódicas e obrigatórias para acompanhamento da sua cicatrização.

Como são feitos os curativos e quem os faz?

Os curativos são feitos com gaze e micropore, associados ao uso de sutiã modelador especialmente adaptado a cada tipo de mama.São trocados diariamnete pela própria paciente, sem qualquer dificuldade, a partir do terceiro dia do pós- operatório.

 

Sobre a rejeição, ela pode acontecer? O que é o endurecimento ou contratura capsular?

Isso pode ocorrer sim, mas é muito raro, principalmente devido à evolução tecnológica dos materiais das novas próteses existentes no mercado. O endurecimento das mamas pode acontecer, principalmente, devido a retração da  capsula, apresentando-se como um comportamento reacional atípico do organismo das pacientes, conhecido como contratura capsular . É impossível prever quem terá ou não essa resposta reacional, mas como dito antes, isso é muito raro hoje em dia , demonstrando-se estatisticamente na faixa de 1%.

 

E como é o resultado final para a paciente?

Devemos considerar uma série de fatores para fazer a cirurgia, detalhes como a idade, a forma como ela se vê diante do espelho e em relação aos outros e seus hábitos de vida. O acompanhamento psicológico passa por todas as etapas da cirurgia inclusive após a cirurgia. Toda a equipe está envolvida em preparar o seu novo momento de vida para que ela se sinta segura com a mudança, que devem ser valorizadas, pois a cirurgia plástica abre espaço para as mudanças comportamentais. Elas passam a se sentir mais femininas, sensuais de uma forma madura e segura. Muitas param de fumar, começam a praticar atividade física, melhoram a alimentação, perdem peso, sem falar na autoestima que fica elevadíssima. Todas as mulheres devem se sentir bonitas.

 

+ Saiba mais

Artigos Relacionados