Fisioterapia

Como proteger a sua coluna

Com a RPG, dê adeus às dores – corrija sua postura e previna o aparecimento de futuras complicações em seu sistema músculo esquelético

Evitar carregar peso acima do limite, praticar atividade física e manter uma postura correta são as mais importantes formas de proteger a coluna. Adequar o ambiente de trabalho e também de lazer é uma outra maneira essencial para proteger a coluna de agressões. “Na postura sentada, que é a pior, é preciso estar em uma cadeira adequada, sem curvar as costas.

Agredimos a nossa coluna vertebral a todo momento. Com a vida moderna, passamos tempo demais sentados – no trabalho, no carro, na frente da televisão ou do computador, em posição de enrolamento lombar. Além disso, estamos sempre estressados e tensos, o que também contribui para enrijecer os músculos. Com o correr dos anos, esse enrijecimento vai comprimindo as articulações, causando deformações e dores, e quando tentamos relaxar vamos para o sofá, pegamos o celular e ficamos novamente com a postura errada.

Cuidar da postura no trabalho, nos afazeres domésticos e no lazer e associar esses cuidados às atividades físicas são fatores importantes para evitar lesões na coluna e em outras articulações. Mas isso só é possível quando o indivíduo adquire consciência de como minimizar o esforço ao qual o corpo é submetido diariamente. Esse é um dos resultados que o tratamento com RPG proporciona, enfatiza a fisioterapeuta Dra. Josleide Baldim Hlatchuk, com especialização em Fisioterapia Respiratória, Osteopatia e Saúde da Mulher, formação em RPG pelo Instituto Philippe Souchard, membro da Sociedade Brasileira de RPG e responsável pela Clínica Fisio Global, em Curitiba.

Uma das causas da má postura é a repetição de um posicionamento errado. A permanência na postura inadequada submete o corpo a uma sobrecarga mecânica, que pode gerar síndromes dolorosas.

O RPG é aplicado através de posturas específicas de alongamento e fortalecimento, nas quais se consegue devolver o comprimento, a flexibilidade e a força aos músculos, liberando as articulações, restaurando a harmonia e preparando o corpo para a realização de qualquer atividade física. Principalmente evitando novas lesões e outras patologias no futuro. Os resultados são excelentes e, o que é importante, definitivos.

Foram as dores que levaram o vendedor Emerson Marciano Kochinski, 30 anos, a buscar o tratamento . “Desde os 15 anos tenho problema na coluna torácica, mas as dores se intensificaram quando passei a trabalhar, quase que o dia inteiro, visitando meus clientes de carro”, relata Emerson.

“Iniciei então o RPG, mesmo não acreditando que poderia melhorar minha postura. Porém, na quarta sessão comecei a sentir como uma fórmula mágica, na décima já tinha alcançado ampla melhora. Sem dores e com consciência da postura correta quando estou dirigindo, hoje sou outro homem! Recomendo para todos”, enfatiza o vendedor.

Orientado após uma cirurgia de intestino, Ademar Paes de Almeida descobriu no RPG um aliado para manter sua disposição, força e vitalidade na maturidade da vida. Quem vê o empresário aposentado nem sugere chutar sua idade: 81 anos bem vividos. Ele e sua esposa gostam muito de viajar e isso só é possível com saúde e disposição.

Nunca vejo o Ademar triste, de cara feia. Não reclama de nada e está ainda mais disposto quando volta de uma sessão de RPG”, relata a esposa, Mariane. “Além do RPG, pratico todos os dias atividade físicas. Vivo feliz e renovado, graças à reeducação postural aprendi a cuidar de mim e indico a todos”, evidencia Ademar.

A postura no trabalho X a incidência das dores

Márcia Maria Loss de Carvalho é fonoaudióloga há 30 anos e sentia fortes dores na região lombar. “Trabalho exclusivamente com crianças autistas. Eu passo horas sentada em uma cadeira, alterando apenas de posição a cada 45 minutos, que é a troca entre um paciente e outro. As cadeiras são aquelas pequenas, de função escolar, ideais para crianças de 1 a 8 anos de idade”, explica a fonoaudióloga.

Não sabia mais o que fazer para que a dor fosse embora”, lembra ela. Foi então que soube do método. “Fiz 15 sessões em quase três meses, e minhas dores praticamente sumiram. Aprendi exercícios simples e alongamentos, que posso fazer antes de iniciar um atendimento, antes de ir dormir e também após realizar caminhadas. Percebi, com a observação da fisioterapeuta, que, para evitar a dor na lombar, eu flexionava meus joelhos de uma maneira que minha coluna inteira estava sendo prejudicada. Na minha opinião, o método é eficaz, rápido e me ajudou muito”, conclui Márcia.

Dra. Josleide faz uma alerta: seria ótimo se as pessoas buscassem ajuda assim que o problema surgisse, evitando uma deformação grave. Muitos jovens apresentam o problema de escoliose, por exemplo, que costuma aumentar na fase conhecida como pico do crescimento, tornando-se às vezes complicado e difícil de tratar. Já quanto aos pais, é preciso que sejam conscientizados sobre a geração de jovens e crianças que estão com patologias e deformidades, reflexos exclusivos do uso descontrolado de celulares e tablets”, completa a fisioterapeuta.

É comum as pessoas buscarem aos primeiros desconfortos soluções mais simples, como analgésicos, emplastos e géis com anti-inflamatórios, mas ao persistir é importante tratar a causa que, quase sempre, está relacionada a problemas de postura já instalados. De acordo com a especialista, muitos chegam com deformações, dores crônicas e até com recomendação cirúrgica. “A importância de se tratar, cuidar e reabilitar as estruturas do corpo que, literalmente, nos mantêm em pé é vital. “Cuidar dos problemas corporais é mais importante do que se imagina. E como se pode ter alegria de viver quando se tem dor?”, finaliza Josleide.

Conheça os benefícios do RPG

• Corrige a postura
• Elimina dores lombares e musculares (hérnia de disco, ciático, artrose, osteoporose)
• Melhora a capacidade respiratória (asma, bronquite)
• Alonga e fortalece os músculos
• Melhora a estética do corpo (eleva os ombros, reduz a barriga)
• Melhora o desempenho nos movimentos diários (reduz o cansaço)
• Prepara o corpo para iniciar as atividades físicas

+ Saiba mais
'