Disfuncao-temporo-mandibular/ATM e Dor Orofacial

Como está a saúde de sua boca?

A prevenção é sempre o melhor caminho para manter um sorriso saudável, harmonioso e melhorar a auto estima

como-esta-a-saude-de-sua-boca+eduardo-gurkewicz
As pessoas costumam procurar um especialista somente quando o problema começa a incomodar. A dor geralmente é o passaporte para a busca pelos cuidados de um dentista. Muitas vezes, porém, essa forma é a mais traumática, porque significa que  o sinal de alerta foi ligado. “O melhor que se tem a fazer é visitar o dentista periodicamente, mesmo sem qualquer sintoma, a fim de fazer um check-up odontológico e, com isso, eliminar a formação de problemas que podem se agravar”, orienta Dr. Eduardo Gurkewicz, especialista em implantes e periodontia (gengiva).
Com a proximidade do fim do ano, os especialistas costumam tirar férias.  Por isso, é bom agendar uma avaliação o quanto antes, para manter a saúde dos dentes em dia. “É preciso avaliar os dentes pelo menos uma vez por ano, afinal, quanto antes realizado o diagnóstico, mais simples será o tratamento e melhor será o resultado”, orienta o dentista.
Implantes seguros e eficazes
Confiança e segurança são atributos importantes que o dentista deve passar para os seus pacientes. “Hoje o medo é psicológico, só o barulhinho do equipamento apavora, mas é possível fazer os tratamentos sem sofrimento e com muita segurança”, ressalta o especialista, que conta com a presença de um médico anestesista durante todo o procedimento. A atuação desse profissional acalma o paciente, que é monitorado enquanto faz o tratamento. “O paciente dorme e, quando acorda, já está tudo finalizado”, comenta o implantodontista.
A sedação médica ajuda tanto nos procedimentos mais simples quanto nos mais complexos, como enxerto ósseo, extração de sisos, moldes e principalmente os implantes, que devolvem a funcionalidade da dentição e ainda permitem à pessoa voltar a sorrir sem nenhum constrangimento. A técnica de implante foi criada há mais de 50 anos. Hoje, os avanços tecnológicos conferem aos implantes cada vez mais segurança e eficácia.
Auto-estima elevada
Com o auxílio da odontologia cosmética, é possível ter um sorriso perfeito. Um belo sorriso é a primeira boa impressão que podemos causar. Graças aos avanços nos atuais tratamentos estéticos, é possível realçar ainda mais a harmonia e a beleza do sorriso. Clarear, aumentar os dentes e fechar diastemas (espaços) são alguns dos tratamentos estéticos mais procurados. O clareamento se destaca porque os dentes tendem a ficar mais escuros naturalmente. Bebidas como chá, café e vinho contribuem para o aparecimento do “sorriso amarelo”.
Os tratamentos na área da odontologia cosmética conferem resultados impressionantes e mostram grandes transformações, que melhoram significativamente o sorriso e, conseqüente, a auto-estima dos pacientes. Muitas vezes, são pequenos detalhes, como preenchimentos de espaços desalinhados ou pequenas reconstituições de dentes quebrados, com o uso de facetas de porcelanas, que fazem uma grande diferença e melhoram a estética do sorriso.
Dicas para manter em dia a saúde bucal
Mastigue devagar
A pressa faz com que as pessoas não mastiguem direito, prejudicando a ingestão de nutrientes. Mesmo com pouco tempo disponível, tente comer devagar e mastigar bem os alimentos. Quando a comida é mastigada de forma rápida, a digestão fica incompleta e, o que é pior, acabamos comendo mais, pois ficamos menos saciados. A mastigação estimula o fluxo de saliva, diminuindo a velocidade da ingestão de alimentos, e exerce efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo uma sensação de saciedade.
Um estudo americano mostrou que a perda de dentes e outros problemas bucais também afetam a trituração dos alimentos, o que pode causar dores de cabeça, tontura, dores de estômago, gastrite e até úlcera gástrica.
“Sem uma mastigação adequada, muitas vezes por falta de dentes ou pela estrutura torta em próteses inadequadas, a arcada dentária fica comprometida e a saúde bucal, também”, comenta Dr. Eduardo, que aconselha consultar o dentista a cada seis meses.
Uma história de dedicação  e amor à profissão
Dr. Eduardo Gurkewicz é um dos pioneiros em implantodontia dentária no Paraná, tendo realizado mais de 20 mil implantes. É um profissional dedicado, que não abre mão da ética e nem do seu compromisso social. Este ano, o especialista completa 20 anos de sua primeira especialização em periodontia e agradece os  pacientes e amigos que confiam no seu profissionalismo, trabalho e dedicação.
A trajetória foi difícil. Desde cedo ele teve de superar vários obstáculos, entre eles a condição financeira da família, que morava e trabalhava em Francisco Beltrão, interior do Estado. Assim como seus oito irmãos, Eduardo trabalhava nas terras da família, mas sonhava em ser médico, seguindo o exemplo de um irmão mais velho. Com essa determinação e muita força de vontade, ele mudou a sua situação. Aos 23 anos fez vestibular, mas não passou. Mesmo assim, não desanimou. Estimulado por outro irmão, que era dentista, cursou odontologia e percebeu que essa era a sua vocação.
Desde então, não parou de se aperfeiçoar. A odontogeriatria foi um dos cursos de especialização que fez para prestar melhor atendimento aos idosos. Trabalhou muitos anos em casas de repouso e asilos, dando atenção e assistência odontológica aos mais necessitados. Também presta assistência a creches e escolas, sempre participando de trabalhos sociais do Rotary Club, tendo sido, inclusive, presidente do Rotary Curitiba-Leste.
Os trabalhos de responsabilidade social fazem parte de sua conduta ética. Dr. Eduardo já ganhou vários prêmios pelo seu trabalho. Pai dedicado, procura sempre educar os quatro filhos com amor, carinho e espírito de cooperação.
Eduardo Gurkewicz se sente realizado e consagrado com a sua clínica, que é referência em Curitiba. Seu ideal, hoje, além de desempenhar com o máximo de perfeição sua profissão, é também ajudar ao próximo e mostrar que todos são capazes, quando têm um ideal e lutam por ele. O implantodontista traz na sua bagagem verdadeiros exemplos de vida e de superação. Para o especialista, o mais importante é ter e dar sempre motivos para sorrir.
+ Saiba mais

Artigos Relacionados