Bem Estar

COACHING: Maximize suas habilidades no trabalho e na vida pessoal

Conheça a assessoria que visa potencializar os resultados positivos nas diversas áreas da vida de um indivíduo, grupo ou empresa

coaching+save-coaching

A cada ano que começa, fazemos uma reavaliação de nossas conquistas e expectativas para o futuro. Que tal começar agora a buscar resultados positivos nas mais diversas áreas de sua vida, conforme as suas prioridades? Isso é possível através do coaching, um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente comprovadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee). Como funciona?

“O processo de coaching não é uma terapia, mas uma assessoria pessoal e profissional que visa atingir uma meta ou objetivo e, com isto, maximizar as potencialidades de uma pessoa, grupo ou empresa e minimizar o que interfere negativamente no seu melhor desempenho”, explica o psicólogo Cleverson Gonçalves, certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, responsável pela formação e qualificação de coaches desde 1999, incluindo a área profissional, relacionamentos, negócios, saúde, etc., seja de ordem individual ou corporativa.

Segundo o psicólogo, embora não seja uma terapia, o coaching incorpora alguns conceitos da psicologia positiva e cognitiva entre suas técnicas e ferramentas. “Nosso trabalho envolve um conhecimento multidisciplinar, reunindo conceitos das ciências da psicologia, do comportamento, filosofia, teoria dos sistemas, PNL (programação neurolinguística), desenvolvimento e aprendizagem, bem como a ciência administrativa de negócios, processos e liderança”, acentua Cleverson, que possui ainda 15 anos de experiência em consultoria empresarial e contábil.

Para o personal trainer Rodrigo Vinicius Freire Scheffer, de 27 anos, os benefícios do  coaching foram enormes, pois o ajudaram a traçar uma meta e, a partir dela, seguir até o objetivo final. ”A priori as mudanças são intrínsecas: no meu interior, encontrei meu próprio eu e minha força, que é a base para superar tudo. A partir daí, aprendi a lidar com as coisas extrínsecas (externas), como ambiente de trabalho, relacionamentos, etc., e conquistei um melhor desempenho no trabalho e com as pessoas”, conta o coachee, que procurou a técnica porque não sabia que decisão tomar em sua vida. “Estava com aquela dúvida: ‘caso ou compro uma bicicleta?’. A ideia era organizar meus pensamentos e traçar um rumo sem dispersões, o que só consegui graças ao coaching”, acentua.

Parceria que busca a evolução

O processo de coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas, seja focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado.

“Desbravamos junto com o coachee as suas próprias potencialidades, pois todos as possuem, fazendo com que ele próprio construa uma nova visão de mundo, amplie horizontes, tomando as rédeas da própria vida, sem jogar nenhuma responsabilidade para os outros e aproveitando todas as oportunidades que surgem”, destaca o coach Cleverson.

Foi o que aconteceu com a publicitária Francieli Santos, de 33 anos, que buscou o coaching porque sentia necessidade de uma recolocação profissional. “Desde a primeira consulta, senti muita segurança e empatia com o profissional, que me fez refletir sobre o aperfeiçoamento pessoal sem querer tudo ‘nota dez’ desde a primeira tentativa. Ele me ajudou a enxergar as coisas de uma forma mais positiva; aprendi a ser menos crítica comigo e com os outros e também a não desvalorizar o todo quando algo não saiu como planejado”, ressalta. Em suma, coaching é uma parceria entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, bem-estar, felicidade e o aprimoramento de sua qualidade de vida.

+ Saiba mais