Bem Estar

Coaching de carreira

Um mundo novo para a sua vida profissional

coaching-de-carreira+improve-cwb

O coaching é um processo que visa contribuir para o alcance de uma meta ou objetivo; ele tem início, meio e fim. Quando o foco está na carreira, especificamente, o coach, profissional habilitado, e o coachee, cliente, trabalham juntos para sair de um ponto A e chegar até o ponto B, que pode ser uma meta, um objetivo ou a realização profissional.  O coach encoraja e motiva o coachee para alcançar o ponto B, tudo pautado num plano claro e preciso de ações.

As principais assessorias e profissionais especializados em coaching desenvolvem o treinamento de seus clientes exatamente neste viés, enfatizando o equilíbrio entre os valores pessoais do cliente, seu campo profissional e seu estilo de vida. “O sucesso está quando conseguimos transformar o ato de trabalhar em algo que não seja árduo e penoso, mas sim um momento de estímulo e desafio, para obter satisfação”, destaca Cleverson Gonçalves, responsável pela Improve Psicologia & Coaching, que atua na formação e qualificação de coaches desde 1999.

O coaching tem se mostrado uma ferramenta efetiva e segura, seja na escolha de uma carreira, na mudança de profissão ou até mesmo quando a pessoa está infeliz com sua atividade. “No momento em que estamos vivendo, a insatisfação profissional é enorme e as estatísticas de trabalho trazem números alarmantes de estresse, doenças, ansiedade, assédio moral, fora a pressão da crise em muitos setores”, diz Cleverson.

A nutricionista Anna Amelia Techio sentiu na pele a desmotivação com sua profissão. Apesar de ter apenas 26 anos e quatro anos de formada, ela estava decidida a sair de sua área. “Fiquei muito angustiada, criei grandes expectativas e as pequenas realizações me frustravam demais. Fui buscar outra atividade, mas mesmo assim alguma coisa ainda faltava”, revela Anna, que há quatro meses iniciou o processo de coaching.

“Anna é uma pessoa hiper-realizadora, cria grandes expectativas, o que é bom, mas não valorizava as pequenas conquistas, então esta força perdeu seu lado positivo e se tornou uma fraqueza”, esclarece o especialista. Segundo ele, todos nascemos com talentos e aptidões, mas ao longo da vida vamos criando valores e crenças que podem potencializar nossas forças, prazeres e paixões, ou limitá-las, enfraquecendo e criando bloqueios. “Por isso levamos o cliente a se conhecer, ver e deixar claro suas aptidões, bloqueios, crenças limitantes, suas forças, valores e paixões. Para isso realizamos testes psicológicos, de aptidão, rapport, vivências, dinâmicas e outras ferramentas do coaching. Todo o trabalho é respaldado nas ciências da psicologia, programação neurolinguística (PNL), administração e treinamento,” explica Cleverson.

Para Anna, tudo ficou claro após as primeiras sessões e ficou muito mais fácil encarar seus desafios. No início do coaching, a nutricionista mergulhou no emocional, encontrou suas forças e fraquezas e estabeleceu um roteiro para sua retomada profissional. “Voltei a ter sentido, encontrei o lado positivo das pequenas conquistas, estou mais motivada do que nunca com a nutrição. E, de repente, as coisas foram acontecendo, estou em um novo local, com novas parcerias e inúmeros clientes. Aprendi a gerenciar meu tempo, ser mais produtiva, focada e confiante para esta nova mudança”, declara.

Cleverson inclui no treinamento não apenas a esfera de trabalho e carreira, mas também outras áreas de importância fundamental. Dentre os desafios de seus coachees, muitos estão relacionados à área conjugal, família, saúde, melhora da performance física e  planejamento de vida pessoal. “Nosso trabalho é pautado na ciência da psicologia, e mais do que explorar as aptidões natas de cada um, seus talentos, buscamos fazer da pessoa um profissional integrado com seus valores pessoais. Quando se está feliz e realizado, trabalhar se torna um propósito muito maior, e não um salário no final do mês”, conclui o coach.

+ Saiba mais