Bem Estar

Cidadãos do mundo

Uma forma diferenciada de ensinar inglês promove vivências que estimulam o aluno a aprender o idioma com prazer

cidadaos-do-mundo+yazigi

A importância de falar inglês nunca esteve tão em evidência. O Brasil ganha cada vez mais destaque no cenário internacional, por ser grande formador de mão de obra especializada, em todas as áreas, para todas as partes do mundo. Os brasileiros estão entre os primeiros no turismo, nas compras e no lazer internacional, gostam de novas culturas, de fazer negócios, cursos, especializações e intercâmbios no exterior. Felizmente, estudar a língua universal está cada vez mais fácil e acessível, graças a didáticas inovadoras, prazerosas, cheias de diversidade, entretenimento e interatividade em seus conteúdos.

Para o médico pediatra e professor universitário Dr. Victor Horácio de Souza Costa Jr., que é estudante do idioma, o inglês, além de ser fundamental para seu aprimoramento profissional, abriu uma nova janela para o mundo. “Poder ler, escrever e interagir com centenas de outras pessoas está me trazendo muito mais segurança e confiança na hora de questionar e opinar sobre qualquer assunto, seja ele clínico ou não. Poder aprender, conversar, dividir conhecimentos e até viajar por novas culturas fez com que eu me desenvolvesse, e esta deve ser a motivação do aprendizado do inglês: o crescimento”, destaca Dr. Victor.

É comprovado que, assim como aprender a tocar um instrumento musical, ler as notas e escrevê-las, falar um novo idioma também desenvolve o cérebro, principalmente de crianças e adolescentes. “Mas este aprendizado vai além, pois possibilita ao aluno uma maior socialização e compreensão de outras culturas. Eles se tornam cidadãos do mundo. Não existem mais fronteiras”, destaca Eliana Furlaneto de Macedo, coordenadora pedagógica do Yázigi – Instituto de Idiomas, em Curitiba. Segundo a coordenadora, na prática, o inglês amplia o rol de amizades, torna possível estudar e morar fora do país, participar de intercâmbios, compreender músicas, além de ampliar infinitamente o acesso aos conteúdos da internet, livros e revistas para quem precisa se atualizar ou fazer uma pesquisa. Enfim, amplia em grande escala a visão de mundo.

“Para quem já está no mercado de trabalho, o diferencial do profissional capaz de pensar, falar e interpretar naturalmente o inglês é tão evidente que ele chega a receber até 70% a mais que outro colega, na mesma função, que não tem o domínio”, revela Eliana Macedo. Uma pesquisa realizada no Brasil pela Catho, maior site de currículos e empregos da América Latina, revelou que cerca de 80% das entrevistas para cargos gerenciais e de analistas já são realizadas em língua inglesa.

Como trabalhamos globalmente, esta é uma necessidade cada vez mais básica, e não um mero luxo. “Por isso desenvolvemos uma didática de experiência e vivência, na qual o conteúdo é adaptado ao aluno, e não o aluno ao conteúdo. As aulas têm flexibilidade, diversidade, interatividade, entretenimento e diversão, porque aprender com prazer é o diferencial do Yázigi”, relata a coordenadora. A escola criou métodos dinâmicos e inovadores, premiados e reconhecidos. São 63 anos de história e cerca de meio milhão de alunos nas mais de 400 escolas da rede.

Consciência global

Eduardo Calixto, de nove anos, há dois é aluno assíduo do Yázigi. “Gosto muito de aprender inglês, de estar com meus amigos e, principalmente, participar das aulas de culinária, que são muito divertidas”, comenta. Sua mãe, Luciana Dea Calixto, garante que o filho está muito estimulado. “Ele nunca reclama de ir para a aula, sabe da importância e das facilidades que saber outro idioma proporciona. Ele já entendeu que, para se comunicar com o resto do mundo e ter acesso a todas as oportunidades que aparecerem, o inglês é fundamental”, acentua.

“O ensino no Yázigi vai além da sala de aula, é diversificado e cheio de novas experiências. Aqui, além do idioma, eles são estimulados a desenvolver projetos sócio-construtivos, criam consciência e opinam sobre sustentabilidade, meio ambiente, cidadania e os temas da atualidade, tudo adequado ao objetivo linguístico”, complementa a coordenadora pedagógica. Teatro, música, artes, culinária, história, relatos sobre o dia a dia, a família e esportes são algumas das dinâmicas aplicadas pelos professores, que estão em constante aprimoramento e qualificação, sempre discutindo o que desenvolver junto ao grupo, de acordo com cada faixa etária.

Empatia, estímulo e prazer

“Tive uma experiência negativa em outra escola, onde o ambiente era muito competitivo e eu não me sentia bem. Fiquei com medo de voltar a estudar inglês. Aqui, estou adorando frequentar as aulas, o ambiente é ‘dez’, as pessoas são amigáveis e participo de atividades em grupo que estimulam e facilitam o aprendizado”, relata a aluna Desirée Tisserant, de 13 anos. “O que era só dificuldade na outra escola, aqui é o que eu mais gosto de aprender”, acrescenta. Segundo a mãe da aluna, Francine Cecília Tisserant, a evolução da menina foi surpreendente. “Apesar da resistência inicial em voltar para o inglês, agora a Desirée tem prazer em ir para a aula, pois tem forte empatia com a escola; foi um casamento perfeito”, comemora.

“Nosso objetivo é ensinar, seja o adulto, o jovem, a criança ou o adolescente. O método é tão comunicativo e vivencial, com foco na conversação a partir de contextos reais, sem aquela mera repetição e memorização de palavras, que quando o aluno percebe, já está falando inglês”, acentua Eliana Macedo.

A escola ainda realiza workshops temáticos gratuitos, com abordagem na música, numa entrevista de emprego e outras situações. Promove happy hour em inglês, festas e eventos culturais temáticos. Oferece serviços como: sessão tira-dúvidas presencial gratuita; reforço escolar de inglês, feedback individualizado de aprendizagem duas vezes no semestre; resource center, com acesso à internet e sala multimídia; portal de acesso na internet (www.houseofenglish.com) com professores on-line para tirar dúvidas todos os dias, em tempo real; salas de bate papo em inglês monitoradas por um professor e até agência de intercâmbio própria.

Dr. Victor aprova esta abordagem, que estimula e facilita muito o aprendizado, discutindo em grupos, temáticas atuais que despertam o senso crítico e desenvolvem as crianças. Nas aulas, até os aspectos de saúde, alimentação e a necessidade da prática de exercícios são abordados. “Vivemos em uma sociedade obesa, hipertensa e diabética. Muitos desses males podem ser combatidos pela conscientização destes futuros cidadãos do mundo, seja qual for o idioma em que isso seja trabalhado. The sooner we start, the better the results will be”, declara o pediatra.

Suporte Online

Como no Yázigi o foco está na conversação, a web está integrada à didática do ensino. Os exercícios são realizados no ambiente virtual, de acordo com conteúdo trabalhado em aula, corrigidos automaticamente e contam com suporte on-line de professores até as 22 horas. “Isto otimiza o tempo em sala de aula, o que traz ainda mais ênfase à conversação durante todo o curso”, esclarece Eliana.

Faça-nos uma visita e confira! Venha identificar o seu nível (estágio) dentro do Sistema de Aprendizagem Yázigi. Agende sua entrevista e vislumbre um mundo repleto de novas oportunidades!

Oferecemos programas para Kids, Teens, Jovens, Adultos e agência própria de intercâmbio.

+ Saiba mais