Nutrição

Chega da culpa: consumo moderado de chocolate faz bem à saúde

chega-de-culpa-consumo-moderado-de-chocolate-faz-bem-a-saude+kopenhagen

Apesar das discussões em torno de suas propriedades, o chocolate se tornou um alimento popular no mundo inteiro. Oito entre dez admiradores de guloseimas e sobremesas são apaixonados por essa doce “tentação”. E se você é um daqueles que não consegue controlar o impulso, mas depois fica com o sentimento de culpa, pode relaxar. Comer chocolate faz bem à saúde, desde que o consumo seja moderado, por ser um alimento rico em lipídeos e de alto teor calórico.

O chocolate produz sensações de prazer e bem estar. Um alimento rico em carboidratos e excelente fonte de energia que contribui para transformar o colesterol ruim em HDL (colesterol bom). O cacau, além de boa fonte de ferro, contém flavonóide, substância que ajuda a combater a oxidação da circulação sangüínea, melhorando a saúde das artérias e do coração. Além disso, a teobromina e a tiramina, também presentes no alimento, são responsáveis por estimular os neurônios.

“A preocupação com a saúde deve ser constante e o bom senso deve prevalecer sempre. Pelo fato do chocolate ser muito calórico, tem que haver uma preocupação com a queima do excedente de energia, para que não seja depositado no organismo em forma de gordura”, alerta o médico Maximo Asinelli. “O hábito de consumir o chocolate dito “amargo” é muito bom, pois preserva as qualidades boas e elimina o açúcar”, completa o Dr Asinelli.

Também de forma efetiva, o consumo de chocolate ajuda na redução dos sintomas da síndrome de tensão pré-menstrual, libera endorfinas que podem estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar, além de ser um alimento rico em vitaminas, minerais, magnésio e ácido oléico.

Mesmo classificado como um alimento altamente calórico, o chocolate não é o vilão das dietas, desde que ingerido de forma moderada. Agora você já tem uma boa desculpa para cair na tentação de forma saudável. O chocolate que faz mal a saúde é aquele que em vez de manteiga de cacau tem gordura vegetal hidrogenada. Nos rótulos das embalagens pode ser encontrada a composição de cada produto.

Opções para quem não acha que chocolate é tudo igual

Dizer que chocolate é tudo igual é negar que, além de uma imensa variedade de sabores, há também aqueles que são de melhor qualidade. Para os chocólatras de plantão provar esta variedade  é a desculpa perfeita para se deliciar com esta iguaria dos deuses.

Há oito décadas a Kopenhagen seduz o paladar dos brasileiros. Sinônimo de sofisticação no segmento de chocolates finos artesanais, a grife está presente em praticamente todo o território nacional, somando 260 lojas. Possui hoje mais de 300 itens em linha, alguns deles top of mind nos seus segmentos como Nhá Benta, Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brandy. Difícil é decidir entre as irresistíveis opções.

+ Saiba mais