Bem Estar

Check-ups, exames, avaliações e ações preventivas

Para evitar riscos, dores de cabeça, noites sem dormir e muito estresse, o profissional que você precisa pode ser um advogado.

check-ups-exames-avaliacoes-e-acoes-preventivas fernando-schumack

Parece brincadeira de mau gosto, mas basta você receber uma cobrança indevida, descobrir que seu plano de saúde não cobre tal doença ou perceber que assinou um contrato mal elaborado para a pressão subir, o estômago revirar, a gastrite atacar, os cabelos cairem e até a vertigem aparecer. Esse é o retrato do mundo em que vivemos e não dá para ignorar estes sintomas. Estar preparado para enfrentá-los é um grande passo. “A dinâmica empresarial requer orientação jurídica sempre, principalmente em se tratando de advocacia preventiva”, destaca o advogado Dr. Fernando Schumak, que conta um pouco do dia a dia de um escritório jurídico.

O jovem empresário Marcel Klüber, de 30 anos, está à frente da Exportadora Joamar. Há pouco tempo ele se viu envolvido em problemas com cobranças indevidas e assinaturas de contratos mal formulados. “Quando me dei conta, tivemos que entrar com uma liminar contra um banco, que erroneamente misturou em um único contrato a venda e a locação de um veículo para a empresa”, relata. Já a psicóloga Zeneide Silveira Pereira, de 33 anos, passou a ter insônia, crises de estresse e uma gastrite que se agravou por conta de um divórcio mal resolvido. “Foi uma situação estressante, que até minha filhinha de 6 anos acabou se envolvendo”.

“Essas situações são comuns”, diz a advogada Dra. Camila Luz Schumak. “Para evitar incômodos futuros, as pessoas estão começando a acionar a assessoria jurídica antes dos problemas se agravarem”, completa.

Grande parte das ações judiciais atuais é oriunda de negócios mal assessorados ou feitos sem qualquer garantia. Isso gera estresse e gastos desnecessários. Uma assessoria jurídica anterior à assinatura de um contrato, por exemplo, poderia evitar transtornos emocionais. Para se ter uma ideia, o número de pessoas que chegam aos consultórios médicos com estresse, depressão e ansiedade, decorrentes de problemas judiciais, contratuais e financeiros, aumentou consideravelmente. E é exatamente aqui que entra a importância da advocacia preventiva, tão essencial para que você não se torne alvo de condenações judiciais. “As pessoas precisam deixar de lado essa cultura de acionar o advogado só quando já estão sendo intimadas pela justiça”, aconselha Dr. Fernando.


Empresas com macrovisão têm assessoria jurídica especializada

Gastos com multas, custos processuais e outras despesas poderiam ser evitados com uma simples orientação jurídica. Esses incalculáveis prejuízos ainda são comuns em empresas mais desavisadas. No entanto, grandes companhias não cometem mais esses erros, pois possuem segurança jurídica em seus atos.

Poder contar com assessoria jurídica para evitar problemas futuros pode ser tão saudável quanto ir ao médico periodicamente para manter sua saúde em dia. É tempo de pensar que o advogado também é fundamental para o seu bem-estar.

+ Saiba mais