Bem Estar

Carinho, cuidado e aprendizado lúdico: a receita do lugar ideal para os pequenos

carinho-cuidado-e-aprendizado-ludico+kamby

Ah, os bebês. Pequeninos, eles saem da maternidade e chegam a seus lares cheios de amor. Muitas mães e pais chegam a abdicar temporariamente de seus trabalhos, tiram licença, férias e pedem até dispensa de suas funções profissionais para cuidar deles. Porém, a maioria não pode abrir mão de seus empregos e logo recomeçam a rotina de trabalho. Aí, é preciso contar com ajuda de babás, avós, ou com as creches, berçários ou maternais.

Essa foi a história da gerente administrativa Lucieli Martins Inácio Ribeiro e de seu esposo, Cleberson. Eles tiveram que colocar Vitor, aos 10 meses, em um lugar que oferecesse, além de conforto e segurança, estímulo para seu desenvolvimento motor e cognitivo. “Precisávamos de um lugar onde ele desenvolvesse suas habilidades brincando, ou seja, sem deixar de ser criança”, afirma Lucieli.

Para a maioria dos pais que procuram por este serviço especializado, o que mais chama a atenção é o cuidado exclusivo com seus filhos e filhas. “A temática da escola é muito importante, ter inglês, karatê e outras atividades extras faz diferença, mas nosso maior desejo era que Vitor tivesse um espaço para brincar ao ar livre, com atividades lúdicas, recreativas e professoras dedicadas”, diz.

Mãe de duas meninas, Ana Cristina Guarezi Dibax sempre fez questão de proporcionar para suas filhas uma educação lúdica, na qual elas conhecessem um pouco mais do mundo, das letras, sons e outras sensações que as ajudassem a se aperfeiçoarem. “Crianças devem aprender brincando, se socializando com outras crianças e tendo constante acompanhamento dos pais. Essa convicção me levou a criar um espaço que pudesse oferecer isto para outras famílias”, acrescenta Ana, que é fundadora do Kamby Berçário e Educação Infantil. “Aqui trabalhamos a imaginação da criança, tudo torna-se uma oportunidade: argila, caixa de papelão, garrafas Pet, papel e tecidos viram pura criação e entretenimento”.

O quintal, a grama e a horta são espaços para as crianças brincarem e tomarem sol. “Eles plantam as sementes e as veem tornarem-se flores. Assim são eles, dando vida ao nosso jardim”, declara Ana.

A criança aprende enquanto esta brincando; é assim que o cérebro ganha complexibilidade, deixando-a mais flexível, habilidosa e socialmente adaptável.

Na Kamby são atendidas crianças de dois meses até quatro anos. Um dos principais diferenciais é o cuidado com a socialização. “Kamby significa ‘leite materno’ em tupi-guarani e representa uma de nossas maiores dedicações”, enfatiza Ana ao explicar como funciona o controle de amamentação, com horários e a quantidade exata que a criança tomou. Tudo para o controle e o acompanhamento dos pais. Outro ponto alto é o controle nutricional dos pequenos.

A Kamby passou por uma ampla reforma para priorizar as crianças. Agora, conta com três salas especialmente projetadas e um berçário que permite à mãe amamentar no local. “É preciso investir sempre, já estamos com novos projetos”, destaca a diretora.

“O que mais chamou a atenção no Kamby, além da localização, foi o cuidado exclusivo com meu filho. Lá encontrei tudo o que preciso”, finaliza a mãe de Vitor. O menino frequenta o maternal há um ano.

 

Colônia de férias

O Kamby oferece ainda outros serviços para as mães que não podem ficar com suas crianças temporariamente, como colônia de férias e semanas recreativas, principalmente nos meses de junho, julho, dezembro, janeiro e fevereiro. “É uma semana de intensa alegria, atividades e diversão”, garante Ana. “É uma satisfação receber os pequenos na colônia de férias, eles se desenvolvem brincando, em uma das etapas mais importantes da vida, e os pais ficam tranquilos”, completa.

 

Os pais leitores da Revista Corpore têm isenção de matrícula. Venha conhecer este espaço dedicado ao carinho e cuidado com seus filhos e filhas.

+ Saiba mais