Microfisioterapia

Aprender faz bem e pode curar

Escola de Terapia Manual leva conhecimentoe formação aos profissionais da saúde. O caminho está em ver o ser humano como um todo e não fragmentado

aprender-faz-bem-e-pode-curar+afonso-salgado

Dores e doenças ligadas ao emocional.  Em um mundo que corre contra o tempo, as doenças se multiplicam em igual velocidade. Para dar conta de tantas enfermidades é preciso cada vez mais entender o ser humano, compreender que tudo está interligado e, assim, poder aliviar o sofrimento. Um conhecimento rico, de valor incalculável.

É atrás dessas técnicas que o neurocirurgião Dr. Carlos Alberto Afonso Ribeiro se desloca de São Paulo para Londrina para frequentar cursos da Escola de Terapia Manual e Postural. Após sofrer com algumas dores, foi ele quem acabou sendo o paciente, enfrentando um longo caminho até encontrar solução. Isso mudou a forma do médico atuar no próprio consultório. “Somos cérebro, órgãos e psiquismo, uma tríade. Para curar é preciso estar em equilíbrio. Quando fiquei doente e com dores, procurei tratamento, cheguei à clínica do Dr. Salgado e conheci as técnicas que ele aplica. Eu acreditei no seu trabalho. Consegui uma melhora significativa e passei a entender melhor a importância do equilíbrio, oque ampliou muito a minha atuação. Hoje, em meu consultório, 97% dos pacientes não são cirúrgicos, só 3% tem esta indicação”, enfatiza o neurocirurgião.

Quem faz coro com ele é a fisioterapeuta Dra. Sanny Mendes Louro, de Curitiba. Ela fez vários cursos e ampliou o leque de trabalho com as técnicas que levam cura até em situações inimagináveis. “A osteopatia trata indo do corpo para a alma, o movimento vital de todas as partes do nosso corpo, e leva ao equilíbrio. A leitura biológica ampliou o resultado clínico, aumentou a rapidez e a eficiência do tratamento de algumas doenças que antes não apresentavam resultado. Hoje, elas simplesmente estão desaparecendo, surpreendendo pacientes e terapeutas”, conta.

Artrite reumatoide, psoríase, endometriose e até alguns tipos de câncer têm encontrado solução nas terapias que unem corpo, mente e alma. “Conseguimos o bem-estar do paciente. Grandes patologias que antes obtínhamos apenas uma melhora, pois a cura era difícil, estão nos surpreendendo com a recidiva da doença, o que nos deixa muito felizes”, afirma Dra. Sanny.

Um dos responsáveis por essa transformação na maneira de tratar e prevenir doenças é o fisioterapeuta Dr. Afonso Salgado, que divide os conhecimentos adquiridos em diferentes países, principalmente na França, com outros profissionais. Em 1998, ele abriu a Escola de Terapia Manual e Postural com a esposa, Dra. Neuma, também fisioterapeuta.

Desde então, mais de 3.500 profissionais passaram pelos cursos de formação ou até a pós-graduação na área de terapia manual, a primeira Latu Sensu da especialidade no país. “Falo que ele é um gigante, e com a ajuda de um gigante enxergamos mais longe”, compara Dra. Sanny. Os cursos têm o foco em técnicas que enxergam o ser humano como um todo, e não subdividido em partes. “Doenças são respostas biológicas. Depois que fiz os cursos passei a ver o ser humano como um ser único, uma visão mais holística e não fragmentada. Quem adoece é o ser humano e não o órgão”, descreve o neurocirurgião Dr. Carlos.

Na lista de professores da escola estão especialistas estrangeiros de diversas partes do mundo, em diferentes áreas de atuação. Entre eles, a francesa Josie Krommer, que ministra o curso “O Universo, o Homem e o Animal”; o belga Emmanuel Coorbeel, com a formação em Leitura Biológica; e o americano Thomas Brett, especialista em técnicas de Osteopatia Pediátrica.

Dr. Afonso mantém uma rede de franquias de alguns métodos. Dra. Neuma enfatiza que o grande objetivo da Escola de Terapia Manual é levar conhecimento aos profissionais da saúde. “Buscamos qualificar o fisioterapeuta. É difícil o profissional sair da universidade com a formação completa, por isso oferecemos esse complemento.” A escola já levou cursos para vários estados, como Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, além da capital federal Brasília.

“Com isso, melhoramos a qualidade do serviço oferecido pelo fisioterapeuta e ele passa a ter resultados melhores”, completa Dra. Neuma. Dr. Afonso Salgado acrescenta que isso acontece porque o profissional passa a ter mais meios para ajudar o paciente. “É a união da técnica com a ciência. São cursos teórico-práticos e com isso o profissional já sai capacitado para utilizar o que está aprendendo”.

Ele pontua que a saúde está ligada ao emocional, ao estado psicológico e até ao ambiente em que se convive. Por isso a importância de levar esses pontos em consideração ao tratar doenças. “Elas não vêm separadas, o médico ou profissional da saúde precisa ver o homem como um todo”, reforça.

+ Saiba mais