Bem Estar

Alongue-se: saúde, força e beleza estão ao seu alcance

Uma postura correta e músculos saudáveis fazem muito bem para sua saúde

alongue-se-saude-forca-e-beleza-estao-ao-seu-alcance ideal-studio

O corpo humano é uma máquina perfeita, onde tudo funciona em sintonia. São 100 trilhões de células, 640 músculos, 200 ossos, um coração que realiza cerca de 2,5 bilhões de batimentos ao longo da vida e um cérebro capaz de realizar bilhões de conexões diferentes. Assim como as máquinas, que com o uso se desgastam, enfraquecem, perdem consideravelmente sua eficiência e precisam de manutenção, com o corpo humano ocorre o mesmo. É preciso aprimorar suas funções e os exercícios físicos ajudam a manter a flexibilidade dos músculos, a estimular a circulação sanguínea, melhorar a capacidade respiratória e a aumentar a resistência muscular. Na verdade, eles asseguram um ajuste de harmonia entre todas as partes móveis do corpo. Posturas inadequadas, estresse diário e a falta do hábito de alongar-se, fazem com que as pessoas tenham as estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga dos afazeres do dia a dia. O resultado da vida sedentária são músculos tensos ou encurtados, que limitam a amplitude normal de movimentos, contribuem para a má postura, prejudicam a circulação sanguínea e causam desconfortos e dores.

Modismos relacionados à saúde e aos exercícios físicos costumam ter vida curta, surgem e são abandonados rapidamente. No entanto, alguns dos métodos de exercícios sobrevivem ao teste do tempo e conquistam adeptos leais. O Pilates, sistema desenvolvido por Joseph Pilates (1880-1967), vem ganhando terreno desde a década de 80. A técnica, criada com o objetivo de reabilitar soldados feridos na guerra, vem mudando a realidade de quem convive com dores e, simplesmente, não pode nem pensar na rotina de uma academia de musculação.

A empresária Margarida Maria Solheid da Costa, proprietária do Ideal Studio Pilates, sofreu anos com as dores causadas por um problema de artrose na lombar, até aderir à prática do Pilates. “O Pilates salvou minha vida”, relata a empresária, que vivia sentindo dores, tomava remédios diariamente, até que aderiu ao método. “Em pouco tempo senti a diferença. As dores nas costas desapareceram, nunca mais tomei remédio para esse mal e ainda conquistei uma musculatura mais definida. Fora o bem-estar e outros inúmeros benefícios”, completa.

Após uma cirurgia na coluna, a pianista e professora de música Maria Beatriz Carvalho Schnell, de 53 anos, que mora em Fellbach, na Alemanha, está experimentando o método na Ideal Studio Pilates durante suas férias em Curitiba. “Eu procurei o Pilates por recomendação de minha irmã, que tem problemas na coluna e começou a praticar a técnica quando as dores iniciaram. Ela está ótima e livrou-se de uma cirurgia”. Foi na Alemanha que recomendaram o método à Maria Beatriz, como tratamento preventivo. “Aproveitei minhas férias no Brasil para conhecer a técnica no Ideal Studio e adorei. Quando voltar para a Alemanha vou me tornar adepta do Pilates”, aposta.

A Dra. Ana Carolina Andrade Hoffmann, fisioterapeuta do Ideal Studio Pilates, explica que o método é uma técnica de exercício não aeróbico, suave, que busca trabalhar a força, a tonificação e o alongamento de dentro para fora do corpo, tornando-o forte e flexível. “A filosofia da técnica de Pilates se baseia na afirmação de que a mente constrói o corpo através de exercícios controlados, coordenados, ergonômicos, sem exaustão, levando à correção dos desequilíbrios musculares. Tudo isso tendo como base de apoio o fortalecimento abdominal para controle do equilíbrio”.

Para os especialistas, os adeptos do Pilates adquirem autocontrole, músculos firmes, fortes e alongados, melhor condicionamento físico, equilíbrio emocional, postura correta, articulações mais saudáveis, melhor capacidade respiratória e maior tolerância ao estresse. “Todos os movimentos do Pilates devem ser realizados com completa concentração. O praticante do método deve buscar sempre a posição correta do corpo e prestar atenção às sensações que são registradas. Esse controle ajuda a prevenir lesões e reforça a eficiência dos exercícios, garantindo que nenhum músculo seja excluído ou ignorado”, diz a Dra. Ana Carolina.

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Os resultados dos exercícios são individuais. A fisioterapeuta Ana Paula Linhares, de 34 anos, há quatro anos trocou exercícios agitados de academia pelo Pilates. “A principio, aderi à técnica por causa de dores nas costas e problemas de postura e percebi que alcancei resultados que não havia obtido com outros tipos de exercícios. Minha estrutura muscular melhorou muito”, afirma.

O Pilates é adaptado para cada fase da gravidez: inicial, intermediária e final, além do período de pós-parto. Sua prática, durante toda a gravidez, deve ser acompanhada por profissionais especializados. Isso faz com que a mulher tenha um retorno muito mais rápido às atividades cotidianas, e a recuperação no pós-parto é muito mais rápida. “No pós-parto, o foco é na estabilidade da musculatura postural, no períneo e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos, buscando a recuperação do assoalho pélvico”, explica Ana Carolina, especialista da área de gestantes.

Esses movimentos ajudam a melhorar a circulação, principalmente, nas pernas, diminuem a retenção de líquidos e reduzem a tensão na parte superior das costas e nos ombros, ocasionada pelo aumento das mamas. “A técnica também ajuda a respirar com mais eficiência, induzindo ao relaxamento e reduzindo, de forma eficaz os níveis de cortisol, hormônio do estresse”, completa a especialista.

Quem já praticava Pilates antes da gestação pode retornar à atividade após a liberação do obstetra. É fundamental consultar o médico para identificar possíveis contraindicações, como hipertensão, diabetes, cardiopatias ou problemas relacionados à gestação.

O treinamento em plataforma vibratória não é tão novo quanto parece. Esta tecnologia tem sido usada por mais de 47 anos. O mundo conheceu sua eficácia quando os russos começaram a ganhar a maioria das medalhas de ouro nos jogos Olímpicos de 1960. A técnica consiste em transmitir vibrações mecânicas para todo o corpo. O resultado é o fortalecimento dos músculos, melhor fluxo sanguíneo, redução de celulite, estimulação do sistema hormonal, prevenção do processo de degeneração óssea (osteoporose) e contribuição no processo da neuroplasticidade do sistema nervoso.

“Com vibrações do aparelho entre trinta a sessenta contrações por segundo é possível trabalhar até cem por cento das fibras musculares. Pode, sem problema, ser utilizado como complemento de outras atividades, pois o sistema baseia-se em repetir estímulos sobre os músculos, tendões e ligamentos, os quais geram respostas imediatas, sem sobrecargas”, explica a fisioterapeuta da Ideal Studio, Dra. Marcilene Polettini. “Esse percentual é muito superior aos exercíciospadrão que utilizam em média cinquenta por cento desse valor”, afirma.

O treinamento pode ser dividido em três etapas: alongamento, fortalecimento e relaxamento. Trabalha com a adoção de diferentes posturas e acessórios, como bola, halteres e caneleiras, dependendo do perfil e objetivo da pessoa.

Benefícios do Pilates:

  • Aumento da resistência física e mental;
  • Alongamento e maior controle corporal;
  • Correção postural;
  • Aumento do tônus e força muscular;
  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Maior mobilidade das articulações;
  • Fortalecimento da musculatura pélvica;
  • Aumento da concentração;
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • Facilitação da drenagem linfática e eliminação de toxinas;
  • Trabalho de respiração;
  • Promoção de relaxamento.
+ Saiba mais