Bem Estar

Alongando horizontes

Novo conceito prioriza flexibilidade muscular de atletas, adultos e crianças, potencializando resultados

alongando-horizontes+alongare

Quando alongamos um músculo, estamos aumentando a movimentação da articulação que está sendo comandada por ele. Portanto, estamos melhorando sua flexibilidade No entanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a falta do hábito de alongar-se, as pessoas podem ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga sofridos no dia a dia. Resultado: músculos tensos ou encurtados, que limitam a amplitude normal de movimentos, má postura, circulação sanguínea prejudicada, desconfortos e dores.

Tanto as pessoas que levam uma vida sedentária como as que praticam atividade física regular e intensa, como os atletas, podem apresentar encurtamento das fibras musculares pela falta de alongamento ou exercicios mal executados. A consequência direta desse encurtamento é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares, como dores lombares e siáticas, tendinites principalmente no joelho, que levam os principais problemas de postura. Felizmente, com a prática regular de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões, prevenindo o desenvolvimento de lesões.

 

Alta performance

O analista de sistemas Rogério Dallegrave Gomes, de 43 anos, pratica pilates para alcançar o rendimento desejado no triatlon e no paraquedismo. “Os exercícios e alongamentos do pilates me fornecem mais energia nas competições, pois melhoram a respiração, fortalecem os músculos evitando contusões e ainda ajudam na concentração”, avalia o atleta, que está se preparando para participar do próximo Ironman. De acordo com Rogério, o ambiente tranquilo e o atendimento personalizado são fundamentais. “Aproveito 100% aquela uma hora de treino, que no meu caso é pesado, o que me proporciona uma recuperção física mais rápida para me sentir revigorado e aproveitar o resto do meu dia da melhor forma possível”, completa.

Esta é a preocupação da Alongare, um novo centro de saúde corporal com treinamentos personalizados e terapias alternativas que se preocupa em proporcionar formas de atingir o bem estar fisico seja para enfrentar as atividades normais de rotina, ou para melhorar o desempenho dos que exercitam regularmente e praticam esportes. Em uma estrutura moderna, receptiva e totalmente climatizada, os alunos podem praticar pilates (para adultos e crianças) num estúdio-aquário, realizar treinamento personalizado  em equipamentos de última geração, além de aulas de alongamento e ginástica localizada funcional.

“Somos um novo conceito, um espaço para desenvolver atividades físicas em que cada aluno tem atenção especial, de acordo com as suas necessidades e anseios. Mesmo nas práticas coletivas atendemos grupos pequenos para garantir o total aproveitamento”, acentua Solange Martinez Massa, idealizadora do espaço, que oferece também técnicas de relaxamento e bem-estar.

 

Alinhando

Alongar-se significa adquirir uma performance corporal eficiente. Por isso, sempre que for identificada uma tensão muscular, certamente algum tipo de alongamento pode ser empregado. “ Este é o diferencial do pilates, pois durante toda a atividade alonga-se ao mesmo tempo em que fortalece, obtendo flexibilidade, resistência e força muscular protegendo e conquistando um melhor desempenho”, acentua a fisioterapeuta Lídia Maria Macedo, instrutora habilitada em pilates.

“O pilates melhorou muito a minha postura, concentração e as dores que sentia depois de ter uma lesão (duas protusões) na coluna vertebral”, conta a administradora Shirley F. do Nascimento, 31 anos. “Já praticava corrida e krav magá (defesa pessoal) e agora, depois de um tempo me recuperando, sinto a flexibilidade de movimentos que o pilates proporciona, além de melhorar a respiração para a corrida, fornecer força para a estabilização da coluna em posição ereta e também para a definição do abdômen”, acentua.

A forma correta de executar os alongamentos potencializa os resultados e evita lesões. Na Alongare, além do pilates em equipamentos, os alunos podem optar pela modalidade no solo, ou ainda pelo alongamento estético interativo (AEI). “Esse método utiliza extensores elásticos preparados para fornecer a força necessária ao desenvolvimento corporal, e o pilates de solo é uma aula voltada para o fortalecimento de toda a musculatura que envolve a coluna, com o objetivo de alinhar todo o corpo”, explica a especialista. Outra atividade com finalidade semelhante é a ginástica localizada funcional. “São exercícios que priorizam todo o segmento muscular para o treino da força de resistência, combatendo o estresse e melhorando a postura”, acrescenta.

A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente à TV ou ao computador, e mesmo a quantidade excessiva de atividades, são fatores que contribuem para que as crianças adquiram maus hábitos e percam a postura e a saúde para o resto da vida. Na tentativa de reverter esse quadro, que a Alongare incluiu na sua programação o pilates para crianças.

Este método dinâmico permite a cada criança perceber seu corpo, respeitando sempre suas possibilidades. Para promover o desenvolvimento global dos pequenos alunos, há uma grande variedade de exercícios, realizados em aparelhos específicos ou no solo, com tipos diferentes de materiais, como bolas, rolos e faixas. Tudo isso num ambiente lúdico e seguro, que desafia, desperta e estimula as crianças.

“Meu filho de nove anos era uma criança com pouquíssima flexibilidade, tão duro como um adulto, pois tinha encurtamento muscular. Depois que começou a praticar pilates, melhorou a postura, está mais flexível e melhorou tanto na concentração que a professora me perguntou quais as causas de tanto progresso no comportamento e no rendimento escolar”, conta a assistente social Fernanda Elodia Rossa, que também se exercita numa plataforma vibratória – equipamento inovador da Alongare que fornece mais flexibilidade, força muscular e auxilia na perda de peso.

“O Gabriel está tão entusiasmado com o pilates que sempre me lembra da atividade um dia antes da aula”, diz a mãe. O menino, que pratica basquete, melhorou também no esporte, pela flexibilidade de movimentos adquirida com o método. “Mas ele só insiste e faz questão de não faltar à aula de pilates”, revela a mãe.  O Pilates é indicado para crianças a partir dos 5 anos, entre outros benefícios do pilates para crianças estão: a melhora do equilíbrio, do tônus muscular, consciência postural, coordenação motora, concentração e disciplina, aquisição de novas habilidades motoras e aperfeiçoamento das já adquiridas.

 

Diferenciais para Servicos Personalidados

A Alongare oferece para o Personal Trainner e seus alunos, uma extrutura repleta de beneficios. Área bem localizada como estacionamento próprio, ambiente amplo, planejado, climatizado, agradável, com paisagismo e equipamentos novos de ultima geração. Conforto como o de uma academia em casa.

 

Venha experimentar!

+ Saiba mais