Beleza e Estética

A proteína precursora da saúde e do rejuvenescimento

O colágeno tem vital importância no cuidado e manutenção da saúde, dos órgãos, dos tecidos, da pele e na redução de peso

a-proteina-precursora-da-saude-e-do-rejuvenescimento+nutriscience
Representando cerca de 25% de toda  a proteína existente no organismo humano e tendo uma função primordialmente estrutural, ou seja, proporcionando sustentação às células e mantendo-as unidas, o colágeno está presente em todas as células, tecidos, ossos e órgãos dos seres humanos e de todo o  reino animal. Essa proteína proporciona firmeza, flexibilidade e resistência à pele, músculos, tendões, ligamentos, veias, vasos e artérias, atuando na transmissão da luz na córnea, distribuição de fluidos, circulação linfática, estrutura óssea, entre outros.
No tecido cardiovascular, o colágeno forma uma rede através das artérias dando a elas maior elasticidade. Outra função importante do colágeno é a sua atuação na agregação, aderência e ativação das plaquetas. Também  participam da primeira etapa da formação do coágulo, cumprindo importante papel na coagulação sanguínea.
Por isso, segundo o médico, pesquisador e professor Arnoldo Velloso, de Brasília, é tão importante buscar uma suplementação proteica para reposição do colágeno. Conforme o médico, a partir de 25 anos de idade o organismo passa a diminuir a produção do colágeno. Até 40 anos, a perda ainda pode ser considerada pequena, mas seus efeitos já podem ser sentidos, com a presença de rugas e linhas de expressão, além de acúmulo de gordura e perda muscular. “O problema se agrava perto dos 50 anos, pois nessa faixa etária acontece a menopausa (mulheres) e andropausa (homens), percebendo-se a perda não só na pele, mas também nas articulações”, reconhece Dr. Arnoldo, destacando que as dores e falta de flexibilidade são as consequências mais comuns.
Reposição proteica
Arnoldo Velloso Costa explica que nesse período o corpo passa a produzir em média 1/3 do colágeno de que necessita. Com o decréscimo da substância, os músculos ficam flácidos, os ossos ficam com menos densidade e as articulações perdem elasticidade e força. “Até os cabelos perdem o brilho e a vitalidade natural pela diminuição da espessura do fio capilar”, ressalta. Alguns órgãos podem ter seu funcionamento comprometido, a pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, aparecendo as estrias e aumento as gorduras.
“Devido ao processo natural de diminuição do colágeno, que não atende à demanda do corpo, se faz necessária  uma suplementação adequada”, enfatiza o naturopata e diretor da Max Line, Pure Essence e Nutriscience, Marcos Beraldo. A equipe técnica da Nutriscience desenvolveu um produto que vem se destacando na reposição dessa proteína: o Proteincolla, um colágeno com atividade precursora, cuja fórmula contém colágeno hidrolissaturado líquido. “O produto age na associação dos aminoácidos naturais do colágeno e auxilia o organismo na produção de mais de 20 tipos de colágeno existentes no corpo humano, conjugados com vitaminas, minerais e micronutrientes, servindo como fonte de cálcio, magnésio, manganês, selênio e vitaminas B6, B12, C e D”, explica Beraldo.
O médico Arnoldo Velloso faz um alerta à população leiga sobre o uso indiscriminado de produtos oferecidos pela mídia, que prometem verdadeiros milagres na reposição de colágeno e outras proteínas, pois muitos desses produtos não são realmente assimiláveis organicamente, ou seja, de forma efetiva e eficaz. “Muitas vezes estamos ingerindo proteínas prontas, que não serão metabolizadas, pois só quando suas moléculas e partículas são quebradas é que iremos absorvê-las”,destaca o especialista.
Higienismo de Berbeth
Sem dúvida um dos grandes destaques do colágeno está em cooperar com a redução de peso. A proteína ativa e ajuda a melhorar o organismo, facilitando, assim, o processo digestório, a utilização da energia e a  absorção dos nutrientes, contribuindo para utilizar as gorduras como fonte de energia sem deixar flacidez, além de ajudar em resultados estéticos mais rápidos e animadores. “Mas é claro que sozinho nenhum produto faz milagre”, comenta o naturopata, destacando que é preciso um conjunto de ações para contribuir com essa perda. “Uma readequação alimentar é sempre bem indicada, assim como a prática frequente de uma atividade física”, completa.
De acordo com Beraldo, a assimilação da proteína colágena irá melhorar a disposição e a energia, ajudando a reduzir a fadiga, a ansiedade e a compulsão pela comida, pois as proteínas possuem a função de ajudar no processo de saciedade. Isso quer dizer que a pessoa passa a eliminar peso sem abrir mão do que lhe dá prazer, apenas investindo nos alimentos realmente necessários e saudáveis, ao mesmo tempo em que diminui a quantidade de guloseimas no dia-a-dia. O profissional ainda reforça todo esse estímulo com uma dieta revolucionária, desenvolvida e criada pela Nutriscience: a dieta ou programa Higienismo de Berbeth.
É uma dieta ultrametabólica, reguladora (com a presença de alimentos reguladores) e proteica, também chamada “dieta da castanha”, baseada em produtos naturais e saudáveis, como as castanhas de macadâmia, nozes, pera e nabo.
A dieta/programa Higienismo de Berbeth foi amplamente estudada, testada e aperfeiçoada. É baseada no higienismo, difundido pelo povo grego e aplicado nos Estados Unidos por profissionais de saúde desde 1830, que tem como objetivo a desintoxicação do organismo e melhora da saúde global. Seu resultado é rápido, sendo indicado para todas as idades, sem qualquer contraindicação. “A dieta é eficaz tanto para uso preventivo e desintoxicação quanto para a redução de peso”, informa Beraldo.

Benefícios do programa Higienismo de Berbeth

• Coopera na redução de peso
• Ajuda a melhorar a disposição física
• Indicado como preventivo para os problemas de artrites e artroses
• Ajuda a retardar o envelhecimento
• Colabora na formação de massa muscular magra
• Ajuda a melhorar a circulação periférica
• Ajuda a prevenir  reumatismos degenerativos
• Preventivo da osteoporose, por ser fonte de nutrientes para a manutenção e reconstituição da matriz óssea
• Coopera no período da menopausa, por ajudar a prevenir a perda de cálcio e tecido muscular
• Coopera na nutrição proteica, inclusive em períodos de carência
• Coopera para o bem-estar geral
Uma vitória
A jovem Marita Cincurá, de 41 anos, que já chegou a pesar 108 quilos, sentia que o excesso de peso prejudicava sua vida e pressionava a sua consciência. “Eu me sentia tão mal que nem queria mais me olhar no espelho”, declara. Ela já havia tentado vários regimes  e diversas dietas, mas nenhuma resolveu definitivamente o seu problema. “Umas davam certo no início, mas logo vinha o efeito sanfona, que me frustrava e só fazia meu peso aumentar ainda mais”, comenta.
Há dois anos ela resolveu mudar. Primeiro passou a tomar o colágeno da Max Line/Pure Essence, se animou com os benefícios e passou a adotar uma dieta balanceada com o auxílio de outros produtos da linha, que ajudaram no equilíbrio do organismo, e na perda de peso com saúde.
Sua vida mudou. Hoje ela pesa 70 quilos e percebe a diferença no seu dia-a-dia. “Me considero outra pessoa, estou feliz por atingir o meu objetivo”, exalta. Por ter experimentado várias dietas, Marita garante que o programa de redução de peso Higienismo de Berbeth, aliado a uma orientação nutricional voltada para a desintoxicação e o colágeno precursor, trouxe, com certeza, uma mudança radical na sua vida.
Beraldo reforça que o mais importante é conquistar equilíbrio e o bem-estar físico, mental e social, buscando sempre estar em dia com a saúde. “Não se pode esquecer do equilíbrio do metabolismo, porém, sem abrir mão do que dá prazer”, finaliza.
+ Saiba mais