Bem Estar

A força do pilates

A promessa de resultados rápidos e duradouros, além de músculos firmes e alongados, conquista novos adeptos a cada dia

a-forca-do-pilates+studio-quality

De uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos fortes e alongados, ótima postura, melhor capacidade de respiração, alívio das dores e maior tolerância ao estresse. Ufa! Não é à toa que o método criado no século passado por Joseph Pilates conquiste novos adeptos a cada dia.

O Studio Quality, em Londrina, aplica o pilates há cinco anos, uma ginástica livre de impacto, que respeita a individualidade e que pode ser realizada tanto nos aparelhos inventados pelo seu criador – estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro – como nos movimentos feitos no chão, onde os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante.

A fisioterapeuta Cristiana Valença descreve que os exercícios são completos para fortalecer o corpo, melhorar a postura, o alongamento e ainda trabalham a respiração correta para oxigenar o sangue. “É uma atividade física com orientação. Os exercícios são aplicados conforme a necessidade do aluno e os aparelhos servem tanto para posicionar os iniciantes, quanto para desafiar os experientes”, detalha.

Quem confirma os benefícios dos exercícios dirigidos é a dona de casa Gabriela Grejo. Aos 29 anos ela teve uma forte crise de dores que a levou ao ortopedista e ao diagnóstico de início de hérnia de disco. “O médico pediu que eu fizesse fisioterapia e depois praticasse pilates. Comecei em fevereiro e hoje não sinto mais nenhuma dor”, afirma satisfeita. No caso de Gabriela, os remédios saíram de cena para dar espaço aos exercícios de pilates. “Faço duas vezes por semana e sinto meu corpo mais fortalecido. Hoje, faço não só para evitar a hérnia de disco, mas também como uma atividade física. O meu remédio é o pilates”, brinca.

Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos, braços, ombros, entre outras. “É possível praticar o pilates em qualquer idade, da criança ao idoso”, diz a fisioterapeuta.

Abdome – o centro da força

A base do método é o centro de força, composto principalmente pelos músculos do abdome, região lombar, quadris e glúteos. O centro de força permanece contraído, dando sustentação para a movimentação solta e fluída das pernas e braços. “O objetivo da técnica não é a hipertrofia muscular, como na musculação, mas o fortalecimento do corpo, que fica definido e alongado. Um corpo malhado sem musculação”, explica Cristina.

Para que as aulas sejam completas, os fisioterapeutas da Quality combinam exercícios de solo, prática com a bola e aparelhos. Se o aluno precisa ou quer perder peso, Cristiana orienta que o ideal é unir o pilates a uma atividade aeróbica, como caminhada, andar de bicicleta ou correr.

Há três anos, a bancária aposentada Célia Sumie andava cansada, com dores e tinha um pequeno problema de postura. Foi quando resolveu que era hora de fazer algo em benefício do próprio corpo e começou a praticar pilates. Hoje sorri com a evolução do corpo e da mente. “Não tenho mais dores e estou bem mais disposta.  Antes eu vivia cansada e agora, depois da aula de pilates, chego em casa e ainda subo três andares de escada”, relata.

Os benefícios foram tantos que ela convocou o marido a aderir à prática, e hoje desfrutam juntos de uma vida com mais qualidade. “Aprendi a fazer exercícios com a respiração correta, meu corpo está mais fortalecido, perdi barriga e até a celulite sumiu. Resultado da dedicação aos exercícios de solo, bola e aparelhos, sempre orientados por um fisioterapeuta”, comemora Célia.

Antes disso, Célia lembra que tentava caminhar regularmente, mas nem sempre com sucesso. Chegou a fazer musculação, porém não se adaptou. “Eu era muito sedentária. Tenho uma esteira em casa e ela funcionava mais como cabide de roupas. Hoje por exemplo, ligo a televisão e subo na esteira para fazer exercícios”, diverte-se. Com o corpo em forma e a postura em dia, Célia estimula amigos e familiares a praticar o pilates.

O fisioterapeuta José dos Santos Lima afirma que as pessoas só têm a ganhar com os exercícios. “A atividade é uma fonte para o bem-estar diário, além de promover condicionamento físico, aliviar o estresse, entre tantos outros benefícios”, conclui.

+ Saiba mais