Bem Estar

A felicidade ao seu alcance Coaching Positivo

Ferramentas do coaching positivo, que está embasado na psicologia positiva, permitem que as pessoas conquistem seus objetivos potencializando felicidade, qualidades, forças e talentos

a-felicidade-ao-seu-alcance-coaching-positivo+save-coaching

A administradora Tamires Gobbi, de 26 anos, buscava obter maior autoconhecimento para aprender a lidar com as frustrações da profissão e, principalmente, restabelecer o seu foco profissional. “O que acontecia comigo, e imagino que aconteça com vários profissionais no início de carreira, é que eu tinha o desejo de abraçar o mundo, uma ansiedade de conquistar tudo o que sonhava… Mas, entre desejar e colher o resultado, existe uma longa jornada”, salienta a jovem, que precisava de estímulos para definir metas para sua carreira. Isto é, de uma assessoria que a auxiliasse a potencializar suas qualidades e talentos, minimizando dificuldades que a impediam de vencer obstáculos. Porém, como conseguir isso?

A resposta é simples: por meio de um processo de desenvolvimento comportamental em ações, que tem por finalidade desenvolver e aprimorar as habilidades de cada um para atingir metas e desejos. “Trata-se do coaching positivo (ou Positive Coaching), uma ferramenta de desenvolvimento que busca o fortalecimento dos valores e qualidades positivas do indivíduo para que ele atinja os objetivos desejados”, explica o psicólogo Cleverson Gonçalves, certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, responsável pela formação e qualificação de coaches desde 1999, incluindo a área de relacionamentos, negócios, saúde, entre outras, seja de ordem individual ou corporativa.

Desde a avaliação da situação atual do coachee (cliente) e da situação desejada, até a adequação dos objetivos em sintonia com seus valores mais intrínsecos e verdadeiros, o coach (treinador) vai identificando de que forma poderão ser utilizadas as virtudes e os potenciais individuais para alavancar resultados. “Planejamos ações que vislumbram a felicidade, a eficácia e a satisfação, avaliando atribuições, responsabilidades e delegações, modificando conceitos para facilitar o aprendizado e revisando as prioridades do cliente”, acrescenta o psicólogo. Com isso, a máxima de que é necessário ter sucesso para ser feliz inverte-se: a felicidade torna-se o combustível para a obtenção de sucesso na vida.

“Resultados valiosos”

Para a administradora Tamires, estabelecer uma “missão”, escrevê-la e assimilá-la foi um processo de construção aos poucos, com o uso de ferramentas (testes, autoavaliação, reflexão) durante e depois das sessões de coaching. “A partir desta ‘missão’ é mais fácil seguir a carreira extremamente focada, com os olhos voltados para o resultado desejado”, acrescenta a coachee, que faz uso da técnica há quatro meses. “Durante as sessões, tenho abertura para levar temas pontuais, como relacionamento profissional, que por vezes me deixou angustiada, e falamos de diversas situações, as quais analisamos e trabalhamos mentalmente para  desligar meu ‘modo automático’ e, assim, melhorar na experiência seguinte”, revela. “Os resultados são valiosos! Noto que consigo controlar melhor minhas emoções para cada pequeno passo de evolução que reflete no meu dia, estou mais motivada e confiante para correr rumo aos meus objetivos”, comemora.

De acordo com Cleverson, o coaching positivo atua principalmente no fortalecimento de emoções positivas e no desenvolvimento de relacionamentos positivos, seja na área pessoal, afetiva, familiar ou profissional, sempre através da motivação para o aumento de conquistas e realizações. Foi o que obteve a personal trainer Pamela Pereira, de 23 anos, que nos relacionamentos apresentava uma certa dificuldade de comunicação e era mal compreendida. “Faço coaching há nove meses e os resultados estão sendo muito importantes, principalmente para o meu desempenho profissional. Hoje, estou mais comunicativa, me sinto mais à vontade para conversar com as pessoas, estou mais tolerante, passo mais credibilidade no que faço. Enfim, estou mais feliz comigo mesma”, salienta.

Equilíbrio financeiro com o coaching

Os efeitos da psicologia positiva vão além dos relacionamentos pessoais e profissionais. O professor universitário Danilo Ramos, de 35 anos, buscou o coaching também para obter uma forma mais equilibrada de lidar com dinheiro. “Faço coaching há quatro meses e o que me levou a isso foi a dificuldade que tenho em lidar com o meu lado financeiro. A melhora vem acontecendo aos poucos, sessão a sessão. É um processo gradativo, em que a realização das tarefas semanais, o passo a passo seguido de reflexões e emprego das estratégias corretas são fundamentais. O coaching me deixou mais tranquilo, menos ansioso e me fez ver que toda situação difícil, se enfrentada com determinação e instrução, pode levar a resultados muito bons”, revela.

De acordo com o professor universitário, a técnica apresentou melhoras em sua autoestima, bem-estar e qualidade de vida. “Quando aprendi a lidar com dinheiro, taxas, escolher as alternativas corretas, tive a impressão que minha vida pode estar mais sob o meu controle, e sentir isso é muito gratificante. A gente não deve ficar refém do dinheiro, ao contrário, temos que aprender a lidar com ele de maneira mais adequada e menos estressante”, finaliza.

Cleverson explica que o número de sessões e a duração dependem do alvo que se quer atingir. “É preciso que exista um avanço entre uma sessão e a outra, só assim conseguimos obter relatos de ampla melhora”, explica o coach.

+ Saiba mais