Warning: file_get_contents(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/revcorpore/public_html/wp-content/themes/corpore/single.php on line 23

Warning: file_get_contents(http://graph.facebook.com/?ids=http://revistacorpore.com.br/revista/a-evolucao-dos-exames-odontologicos/): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/revcorpore/public_html/wp-content/themes/corpore/single.php on line 23
Odontologia

A evolução dos exames odontológicos

a-evolucao-dos-exames-odontologicos rdo-radiologia-e-documentacao-odontologica

Há muito tempo a odontologia conta com recursos de imagens radiológicas para ampliar a visão dos dentistas. Hoje, com o avanço dessas tecnologias, os exames radiológicos tornaram-se vitais para o diagnóstico e tratamento de diversos problemas bucais. Curitiba já possui o que há de mais moderno na área, centros de imagem especializados que buscam garantir os melhores resultados para profissionais e seus pacientes.

Um desses centros é a RDO – Radiologia e Documentação Odontológica, que atua há seis anos na cidade e trouxe a última geração em equipamentos para tomografia computadorizada e radiologia odontológica digital. “A tomografia ‘Cone Beam’ é um exemplo dessa evolução: permite medir precisamente a dimensão óssea para colocação de implantes e, assim, evita as chances do paciente ter transtornos futuros; os profissionais podem fazer planejamentos mais efetivos e alcançar maiores níveis de qualidade”, declara a cirurgiã-dentista Dra. Liliane Guerino Valduga Cruz, responsável pela RDO de Curitiba.

O cirurgião-dentista e especialista em radiologia Dr. Giuseppe Valduga Cruz, que possui 25 anos de experiência na área, sendo mestre e professor de radiologia e um dos fundadores da RDO, enfatiza que ter uma visão com imagens precisas, como a do Cone Beam, aliada à experiência e ao conhecimento em diagnóstico,  é essencial para os dentistas poderem executar seus tratamentos.

Dr. Flares Baratto Filho, especialista em endodontia e professor coordenador da Universidade Positivo, confirma que poder contar com essa tecnologia é importante tanto para os profissionais como para os pacientes, pois os tratamentos são mais precisos, efetivos e oferecem menos riscos. “Os profissionais cada vez mais optam por exames de imagem, por isso precisam contar com bons centros de Radiologia Odontológica”, diz.

Quando fraturou um dente, a empresária Cristiane Maria Capalbo da Silva, 35 anos, foi correndo para o dentista, que solicitou a ela dois exames antes de tomar uma atitude precipitada. “Fui muito bem atendida e os exames com laudos foram diretos para o dentista. Não precisei ter que voltar para retirar, o que facilitou a minha vida”, destaca a empresária.

Segundo Dr. Giuseppe, comodidade, excelência em atendimento e precisão nos laudos devem ser sempre a base do trabalho de um centro de radiologia especializado. “Não basta só investir em exames radiológicos com tecnologia superior, é preciso investir na qualidade do trabalho executado pela equipe, para que se atinjam os melhores níveis de resultados que o dentista e pacientes procuram”, garante. O especialista destaca que um dos grandes diferenciais do serviço de radiologia é que os laudos são elaborados com foco no diagnóstico e nas necessidades do paciente e profissional dentista. Os dentistas recebem atendimento personalizado para discussão de casos, fator que agrega muito para o diagnóstico final. Os resultados dos exames são 100% digitais e enviados aos profissionais cadastrados. Também é possível solicitar a versão impressa, entregue para o dentista.

 

Informação em qualquer lugar

O Implantpad, aplicativo para iPad, é uma nova opção que dá liberdade ao profissional da implantodontia para consultar as tomografias e realizar planejamentos. Permite também fazer observações, desenhos, anotações e compartilhar com sua equipe clínica. Já foram feitos milhares de downloads do aplicativo em mais de 25 países, principalmente no Brasil, Estados Unidos, Canadá e países europeus. “Ele facilita e elimina o uso de papel para planejar. É um complemento e também uma tendência”, explica o Dr. Giuseppe, desenvolvedor do programa. O “Implant for iPad” está na Apple Store.

+ Saiba mais