Bem Estar

A busca pelo natural

Quanto mais se estuda sobre saúde, mais se descobre que a manutenção dela depende da prevenção e de hábitos saudáveis de vida

a-busca-pelo-natural+oasis

A desintoxicação, o equilíbrio nutricional e a regeneração constituem a base da moderna medicina natural.  O princípio dessa ciência está em investir no reestabelecimento funcional do organismo, empregando os elementos da natureza – água, terra, sol e ar – somados a uma mudança alimentar para tratar doenças físicas e emocionais. Conhecida como Naturopatia, ou medicina integrativa, ela vem ocupando lugar de destaque na área da medicina devido aos resultados positivos no tratamento de uma série de problemas de saúde, especialmente crônicos, como: anemia, artrite e outros tipos de reumatismo, alergias, TPM, menopausa, depressão (a doença do século XXI), hipertensão, diabetes, entre outras.

Segundo o naturopata e nutricionista Prof. Elias de Souza, co-fundador da clínica Oásis Paranaense, primeira instituição criada no Brasil com o propósito de atuar na área da Medicina Natural, a amplitude e abrangência do tratamento para ativar todo o organismo, é o sucesso desta ciência. “Ela não trata somente os sintomas da doença, mas sim, a sua causa. Desintoxicamos, nutrimos, desestressamos e revitalizamos a saúde. O tratamento é sistêmico, assim conseguimos tratar o que provocou o desequilíbrio, a disfunção física e emocional das pessoas”, destaca Prof. Elias, que faz questão de reforçar: “o corpo se auto-cura. se regenera. Nós só precisamos propiciar isso”.

Livre da doença, da dor e do medicamento

Em 1996, com fortes dores abdominais, depois de percorrer vários profissionais e fazer inúmeros exames sem resposta para o problema de saúde que a acometia, a funcionária pública federal aposentada, Angélica Maria Pessoa Silva, de 73, chegou até a clínica tentando encontrar mais uma resposta.  “Fui avaliada por uma equipe que detectou uma grande inflamação no meu intestino”, conta Angélica, lembrando que tomava remédios para dor três vezes ao dia.

Para sua surpresa, já no segundo dia de tratamento na clínica, ela percebeu que as dores foram diminuindo. “Com oito dias eu não sentia mais nada. E 15 dias depois do tratamento eu já estava fazendo um cruzeiro, sem precisar tomar nenhum medicamento.”

De lá para cá, Angélica nunca mais parou de frequentar a clínica, e conta que presenciou muitas curas. “Vi até pacientes com doenças que causam atrofia muscular terem uma melhora de 80% do seu quadro. Eu trouxe também a minha tia, que sofria muito com atrite reumatoide e artrose. Hoje ela não precisa tomar nem remédios para dor.”

Os resultados animadores levaram Angélica até a estudar mais sobre os tratamentos naturais. “Eu fiz vários cursos do Innap (Instituto Nacional de Naturopatia Aplicada) e gosto de ler muito, pois o assunto fascina”, diz ela, que hoje vai à clínica para prevenção. A aposentada também ressalta que parou, inclusive, de sofrer com os efeitos da menopausa. “Minha memória também melhorou muito.”

 

Alívio do estresse

O casal Silvia Cristina Rodrigues dos Santos do Amaral, de 44 anos, e Airton Reis do Amaral, de 48, teve a primeira experiência com esse tipo de tratamento no segundo semestre deste ano. Ela precisava se livrar do estresse causado pela correria e pela pressão sofrida para atingir metas na área comercial. Ele, porque não conseguia se livrar dos descongestionantes nasais e de um problema crônico do intestino. “Estamos aqui há nove dias, já tivemos resultados ótimos. Estou bem mais tranquila. É a primeira experiência com tratamentos naturais, embora já estivéssemos cuidando bastante da alimentação há alguns anos”, diz Silvia, ressaltando uma das recomendações da clínica: comer 60% dos alimentos crus. Ela acrescenta que “muitas pessoas têm mudado bastante a alimentação, para a orgânica, integral e natural, até mesmo para evitar doenças, principalmente, o câncer”.

Durante o tratamento, além de mudar completamente a alimentação, Silvia recebeu massagens, banhos especiais, passou por sessões de fisioterapia, hidroterapia, tomou chás e fez exercícios. Agora vai dar continuidade aos hábitos mais saudáveis em casa e fazer todos os dias 30 minutos de caminhada.

Anote aí

Os alimentos crus ajudam a fortalecer o organismo de todas as maneiras, pois contêm enzimas, elementos vivos básicos, vitaminas e antioxidantes que se combinam de forma natural, dissolvendo e eliminando as toxinas.  Esquentar, secar, armazenar, fermentar e conservar, reduz e, em muitos casos, destrói o valor nutritivo dos alimentos.

A má alimentação é considerada uma das causas mais comuns e mais graves das doenças físicas e psicológicas de degeneração constitucional do organismo.

Adeus ao descongestionante nasal e ao intestino preguiçoso

Airton, que é professor, sofria com um problema crônico de rinite. “Sempre precisei de descongestionante nasal e tentei diversos tipos de tratamento. Melhorava por um curto período de tempo e depois começava tudo de novo, alergia, secreção. Agora faz nove dias que não preciso usar o descongestionante. Faço inalação quente com ervas, sauna e compressas”, diz aliviado.

Outro problema que atrapalhava Airton desde a infância, é o chamado intestino preguiçoso. “Com a desintoxicação, lavagem intestinal, compressas de carvão, chás e cápsulas de Ginseng, já estou com o intestino regularizado”, comemora. O Ginseng é a erva mais estudada no mundo para o aumento da performance física. Ela é conhecida pelas suas capacidades, como estimulador imunológico e mental, para proteger o coração e aliviar o estresse. Durante o tratamento, Airton também fez aplicação de argila nas costas e no abdome.

Como funciona o tratamento

O nutricionista, terapeuta e professor Elias explica que o tratamento na Clínica Oásis é personalizado e as terapias por sua vez são empregadas de acordo com os problemas apresentados pelo paciente, que pode optar pelo tratamento em casa, na clínica ou por internação. Ele é avaliado por um médico clínico, que, em casos especiais, pode solicitar exames complementares. Também é acompanhado, permanentemente, por uma equipe de enfermeiros, médicos e terapeutas.

 

A clínica trabalha com cinco terapias integradas:

Trofoterapia Tratamento feito por meio de alimentação orgânica, integral e balanceada, respeitando o princípio da combinação de alimentos
Fitoterapia Especialidade médica que utiliza plantas medicinais para a recuperação da saúde
Hidroterapia Técnica que utiliza a água em diversas temperaturas no tratamento e na prevenção das doenças
Geoterapia Este tratamento usufrui os frutos da terra, entre eles a argila e o carvão, como ferramenta reequilibrante
Colonterapia Técnica que permite uma limpeza completa do cólon, com água purificada e ozonizada. É cômoda, limpa, indolor e sem efeitos nocivos. Um recurso eficaz na limpeza e reabilitação dos intestinos

 

+ Saiba mais