Medicina

Vencendo o câncer de salto alto!

Ela é pura superação, a empresária Rosangela Rosa mostra a fórmula de força, confiança e otimismo, importantes ingredientes na sua luta contra a doença

Exclusivo Portal super+acao+rosangela-rosa_

Considerada hoje a doença que mais mata no Brasil e no mundo, estima-se que até 70% dos casos de câncer possam ser evitados impedindo-se a exposição a fatores de risco ambientais, ou ainda muitos casos tem maior chance de cura quando detectados precocemente. Porém, quando o diagnóstico é descoberto, o avanço da ciência na medicina, confiança e otimismo são os mais importantes ingredientes na luta contra a doença.

É por isso que contamos agora a história de superação de mais uma guerreira, com nome de flor, Rosangela Rosa, se destacou na luta contra a doença não pela sua fragilidade, mas por sua força e otimismo. Natural do interior do Paraná, Rô como é conhecida, já passou por grandes dificuldades em sua vida. “Aos 26 anos me separei com dois filhos pequenos. Minha história de superação já começou a partir daí”, comenta Rosangela ao relembrar a barra que passou.

Há pouco mais de dois anos, Rosangela sentiu muitas dores na perna esquerda, porém como estava com a saúde em dia, não hesitou em consultar um profissional, que logo solicitou uma ressonância magnética. No entanto, a inesperada notícia veio após o resultado dos exames: foi detectado um câncer ósseo também conhecido como “tumor de tíbia”. A tíbia é o osso longo na parte inferior da perna, entre o joelho e o tornozelo.

A notícia que Rô escutou veio direto como mais um motivo de otimismo, garra e superação. O diagnóstico precoce foi decisivo no tratamento de Rosangela, tornando-se um motivo ainda maior na crença de sua cura. Com 49 anos de idade, ela iniciou seu tratamento oncológico cerca de menos de dois meses do e realizou uma cirurgia para a implantação da prótese de titânio na tíbia esquerda. “Se você ficar pensando negativo é claro que não dará certo. É preciso acreditar que as coisas serão boas e que Deus está no controle, pois deu a sabedoria necessária aos médicos”, afirma.

Seria necessário fazer enxerto ósseo: um processo cirúrgico que consiste em retirar um fragmento de osso de uma determinada localização para colocar no local que se pretende reparar. A empresária não viu outra saída a não ser contar com uma parte do seu próprio corpo: o osso da bacia. “Estava tomando uma atitude que vai além da estética para preservar a minha saúde, o meu bem-estar. Aliás, este é um conselho que dou para todas as pessoas em todas as circunstâncias da vida: é preciso ter o discernimento para separar o certo do errado e o essencial daquilo que não faz diferença”.

 

Entrando na igreja – de salto alto!

Toda mulher sabe da importância e da beleza em usar um belo par de sapatos. Quem conhece a Rô não a vê andar por aí ou trabalhar sem salto alto. Porém, a recuperação pós-cirurgia exigiram da empresária dois meses sem colocar os pés no chão. As sessões de fisioterapias eram siárias, mas ela não arrumava desculpas que atrapalhassem sua evolução no tratamento. “Meu carro é automático e quando não tinha companhia, eu mesma seguia o caminho sem arrumar desculpas”, recorda.

Mas esse esforço tinha um objetivo além da batalha contra o câncer: exatamente três meses depois da cirurgia, o casamento de seu filho Henrique estava marcado. E foi exatamente ali, no topo da imensa escada da Igreja que ela se viu em sua batalha vencida, arrancando as lágrimas e a admiração de todos os convidados. “Posso dizer depois de tudo o que passei que eu entrei na igreja acompanhando o meu filho no dia do seu casamento. Essa foi uma de minhas maiores alegrias na vida!”, relembra emocionada.

Atualmente com 51 anos, Rosangela faz acompanhamento oncológico semestral para controle médico, mas quando olha para sua história, só vê bons frutos. “Superação. Essa é a palavra que me define. Novamente se preciso fosse, faria tudo com fé em Deus e de salto alto!”, finaliza alegremente.

 

E você tem uma linda história pra contar, mande encaminha ou sugira a de outras pessoas. Supere-se!

Artigos Relacionados