Podoposturologia

Lesões no esporte

Esportistas profissionais e amadores podem se recuperar usando palmilhas especiais

Exclusivo Portal lesoes-esportivas+dr-victor-marcassa_

As lesões soam como um ruído aos ouvidos dos profissionais do esporte. Um levantamento do jornal Estado do Paraná afirma que do total das lesões esportivas, aproximadamente 35% são lesões musculares e quase sempre em jogadores de futebol. Mas engana-se quem pensa que elas aparecem apenas nos Centros de Treinamento ou aos jogadores profissionais. As contusões são temidas também aos chamados “esportistas de fins de semana” – que praticam alguma atividade física esporádica, simples ou mais completa.

No entanto, a falta de alongamento ou de preparo físico adequado dos apaixonados pelo esporte levam a machucar os músculos. Eles podem ser lesados tanto por trauma direto, pelo impacto e indireto, pela sobrecarga. E consequentemente o afastamento para recuperação é inevitável.
As contusões em esportistas amadores e profissionais não diferem muito, no entanto, o tratamento deve ocorrer logo após o corrido, para evitar danos futuros. O educador físico e sócio da Trainer Assessoria Esportiva, Fábio Moralles Alonso – também conhecido como Tchê, sabe a importância de manter um corpo saudável e longe das lesões. Segundo ele, “o corpo dos atletas está exposto a maior stress de treino e consequentemente ocorrem algumas lesões com maior frequência”.

O pé é  base de nosso corpo e qualquer alteração nele gera uma sequência de alterações em articulações que podem gerar dores e lesões. A podoposturologia proporciona a análise dos pontos de pressão e através das palmilhas gera o tratamento que aumenta a harmonia entre a pressão destes pontos e com isso deixando todo o corpo em equilíbrio.

Especialista na área, Dr. Victor Marcassa Neto é fisioterapeuta e especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva e possui formação em podoposturologia. Ele explica a técnica que consiste na reeducação postural através do uso de palmilhas. “As palmilhas podem ser usadas por todos, crianças, idosos e atletas, em qualquer tipo de calçado (inclusive tênis de corrida, sandálias e sapatos de salto). O tratamento tem um custo acessível e seu resultado é rápido e seguro.”

Tchê já fez o tratamento e recomenda aos colegas e clientes envolvidos com o esporte. “Tenho má formação de S1 o equilíbrio muscular de lombar e geral do corpo é essencial para evitar crises de dor que me deixam imóvel. Tenho clientes na Trainer Assessoria que já utilizaram palmilha com a orientação do Dr. Victor Marcassa e obtiveram ótimos resultados”, finaliza.

Principais lesões em atletas amadores e profissionais

  • Síndrome da Banda Íliotibial – dores na faixa de tecido na lateral externa da coxa até o joelho;
  • Tendinite patelar – dores no joelho causada pelo excesso de repetições;
  • Canelite – dor na parte interior das pernas;
  • Fratura por stress – fissuras microscópicas dos ossos causadas por uma soma de quantidade de impacto.
+ Saiba mais

Artigos Relacionados