Medicina

Dor na Lombar. E agora?

Entenda quando a dor na coluna pode ser uma estenose lombar e quais os tratamentos indicados

Exclusivo Portal

A coluna é a maior estrutura de sustentação do corpo, as vértebras são mantidas em suas posições por numerosos ligamentos elásticos e fibrosos que se prendem em diversos pontos de cada uma delas. Os músculos colaboram na sua sustentação, proteção e permitem movimentos para frente, para os lados e para trás. Porém, a falta de músculos firmes, fortes e alongados trazem vários prejuízos à saúde, desgastes e lesões, como hérnias de disco, hipertrofias nas articulações, dor ciática entre outras dores crônicas e até mesmo a estenose vertebral.

O que é estenose?

A estenose é o estreitamento do canal vertebral mais comumente localizada nas regiões da cervical e da lombar devido a sua maior mobilidade. As estruturas da coluna sofrem desgastes naturais, que somados a pequenos traumas ocorridos ao longo da vida, falta de fortalecimento e alongamento adequados, eleva o risco e o grau de sua ocorrência. No entanto, sua origem pode ser congênita ou adquirida.

Origem e Sintomas da Estenose

Degeneração é a palavra que melhor traduz esses desgastes promovidos pelo envelhecimento natural, mas são agravados quando se tornam progressivos e levam a compressão de nervos do canal central da coluna, comprometendo as raízes nervosas como da medula, ocasionando sintomas neurológicos, diminuição de força nos membros superiores e/ou inferiores, dores elevadas e até dificuldade em controlar o sistema urinário e evacuatório. “As queixas mais comuns são de dores que irradiam da coluna para outras regiões do corpo como, cabeça que provoca cefaleias, dormências e formigamentos nos membros inferiores e superiores, o que pode em muitos casos impossibilitar a realização das atividades comuns do dia a dia, seja no trabalho, em casa, em uma caminhada ou uma noite bem dormida”, revela Dr. Rodrigo Boechat cirurgião ortopedista e um dos responsáveis pela Clínica de Fraturas Hauer em Curitiba.

Entendendo a Estenose Lombar

A região lombar é a responsável por suportar todo o peso do tronco, dos membros superiores, do pescoço e da cabeça quando estamos na posição sentada ou em pé, sendo assim a que mais sofre desgastes ao longo da vida. Uma vez que o quadro seja agravado pela estenose lombar, o mais importante é recorrer ao um especialista para o diagnóstico correto, com exame físico, anamnese e relatos da vida do paciente. Para a confirmação, os ortopedistas solicitam exames de imagens, tomografia e ressonância magnética da região lombar da coluna.

Como tratar a Estenose Lombar

A primeira medida sempre está ligada a medicação. “Precisamos tratar a dor e a inflamação, para assim poder encaminhar o paciente para a fisioterapia que auxiliará na analgesia e maior alivio da compressão. Corrigir a postura é fundamental, mas dependendo da idade do paciente e o grau da patologia outras ações podem ser estabelecidas, até mesmo uma cirurgia”, destaca Dr. Rodrigo Boechat. O especialista revela que combater o sobrepeso, fortalecer a musculatura lombar e abdominal bem como restaurar a mobilidade são essenciais, mas tudo isso depende do estado geral de saúde em que o paciente se encontra.

Manter hábitos saudáveis, procurar fortalecer sua musculatura com orientação profissional, são os primeiros passos para a prevenção. Procure um médico especialista e saiba como está a saúde de sua coluna.

+ Saiba mais